Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Bolsas de estudo para mestrado em Zootecnia no Ceará

Bolsas de estudo para mestrado em Zootecnia no Ceará

Olá estudantes!

Dica para quem gosta da área de biológicas, veterinária e afins.

Em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) no Ceará, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária) está oferecendo 16 bolsas de estudo para cursos de mestrado em Zootecnia. Os interessados que tenham se graduado em áreas como, Agronomia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Zootecnia podem se inscrever no programa até dia 10 de novembro.

Ao todo, serão disponibilizadas 10 vagas para pesquisa de produção e nutrição animal, 3 vagas para forragicultura e pastagens e outras 3 para pesquisadores que queiram se dedicar a projetos de reprodução e melhoramento genético animal. Os estudantes terão à disposição toda a estrutura da universidade, além de também manter contato com professores da Embrapa.

Inscrições

Para se inscrever no programa de mestrado em Zootecnia, os candidatos deverão ir até a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UVA, que estará aberta de segunda à sexta, das 8h às 12h e de 14h às 17h.

O prédio fica na Avenida da Universidade, 850 – Campus da Betânia 62.040-370, Sobral (CE). Candidatos de outros estados poderão enviar suas inscrições para o mesmo endereço pelos correios.

Processo Seletivo

Já o processo seletivo ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro e os candidatos deverão fazer uma prova escrita para demonstração de conhecimentos sobre a linha de pesquisa pretendida, teste de compreensão de textos em inglês e entrevista. Também serão avaliados o histórico escolar do estudante e seu currículo.

Quem não puder comparecer ao campus, poderá fazer as provas nas seguintes universidades:

  • Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

O que é Zootecnia? O que faz um Zootecnista?

É a busca de maior produtividade e rentabilidade na criação de animais e no desenvolvimento de produtos como carne, ovos, leite e seus derivados. Por meio de planejamento agropecuário, pesquisas nas áreas de seleção e melhoramento genético e técnicas de nutrição e reprodução, o zootecnista atua em toda a cadeia produtiva animal. Coordena a criação de rebanhos bovinos, ovinos, suínos e aves e busca seu aprimoramento genético. Pesquisa nutrientes, acompanha a fabricação e controla a qualidade de rações, vitaminas e produtos de saúde e de higiene para os animais. Trabalha também nas indústrias alimentícias, na produção de alimentos de origem animal, como laticínios, frios e embutidos.

Diferença entre Zootecnia e Medicina Veterinária

Os cursos apresentam certa sobreposição de matérias, e, eventualmente, as informações de ambos vão se cruzar. No entanto, o zootecnista tem conhecimentos focados na área de nutrição e alimentação, melhoramento genético e administração, buscando maior produtividade e rentabilidade na criação de animais. Já o médico veterinário é um profissional concentrado na saúde dos animais, sendo responsável pela assistência clínica e cirúrgica e pelo controle da fabricação de produtos de origem animal.

Mercado de Trabalho para o Zootecnista

A qualidade da carne e outros produtos de origem animal é fundamental para manter as exportações brasileiras em bom patamar. E essa qualidade precisa ser garantida ao longo de toda a cadeia produtiva. “As empresas buscam cada vez mais um profissional que conheça os aspectos técnicos da pecuária e que tenha, também, uma visão administrativa. Essa é a definição de zootecnista”, diz a professora Sarita Bonagurio Gallo, do Departamento de Zootecnia da USP, em Pirassununga.

O profissional pode trabalhar em empresas agropecuárias, cooperativas rurais e de crédito, indústrias de nutrição animal, laticínios, frigoríficos, empresas de pesquisa, universidades e zoológicos. A maior demanda está na área de nutrição e produção animal. A criação de suínos, gado de corte e leite, além de frangos de corte e postura são as que mais empregam. Os principais centros de atuação ainda são o Sudeste e Centro- Oeste. No entanto, o crescimento da pecuária no Norte e Nordeste tem exigido cada vez mais o trabalho desse profissional. Na Região Sul, os principais empregadores estão nas empresas de suinocultura e avicultura.

Salário inicial: R$ 4.068,00 por 6 horas diárias (fonte: Sindicato Paulista dos Zootecnistas).

Até a próxima!

comentários (2)

  • Santiago Macuvele

    Tou acursar a eng Zootecnica em Mocambique, ja tou para defender, tou apedir bolsa de estudo para are de Zootecnia, se for pocivel podem me dar resposta no Email, obrigado…

    Responder
    • Redação

      Olá Santiago, tudo bem?
      Fazemos apenas a divulgação e não realizamos cursos. Sugerimos que você entre em contato diretamente com quem administra e realiza o curso que você quer para obter estas informações.
      Abraços.

      Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo