Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Bolsas de estudo para fazer o ensino médio no exterior

Bolsas de estudo para fazer o ensino médio no exterior

Olá,

Estudantes brasileiros com idades entre 15 e 18 anos podem concorrer a vagas de estudos fora do País. A iniciativa é da associação United World Colleges (UWC) e as inscrições vão até 31 de agosto de 2017.

Entenda o programa

A iniciativa do UWC Brasil permite que estudantes brasileiros realizem o ensino médio em outros países. Os UWC são colégios internacionais situados em várias partes do mundo, os quais apresentam como missão promover a paz e o entendimento entre os povos através da educação.

Sobre as inscrições

As inscrições para participar do Processo Seletivo 2018-2020 do programa do UWC podem ser feitas pelo site por estudantes que estejam cursando o primeiro ou segundo ano do Ensino Médio. Além disso, o candidato não pode ter chego à fase de convívio em programas anteriores do UWC e ter sido aprovado no seu ano escolar entre o início e as etapas finais do processo.

O valor das inscrições é 70 reais até dia 22 de julho. Após essa data, passa a ser cem reais, seguindo com esse valor até o dia 31 de agosto. Os interessados em participar do processo seletivo, porém que não tenham condições de pagar o valor da inscrição, podem solicitar isenção de pagamento até 22 de julho.

São critérios para solicitação de isenção de taxa: família possuir cadastro do CadÚnico; ou o candidato estudar em escola pública ou particular com bolsa integral e família ter renda mensal média de até um salário-mínimo e meio; ou o candidato estudar em escola pública ou particular com bolsa integral e família ter renda mensal média por membro de até meio salário-mínimo.

Como funciona o processo seletivo

O processo seletivo do programa é constituído por três etapas:

  • Etapa 1 – de 8 de junho a 7 de outubro: pagamento de inscrição, preenchimento de formulário com apresentação pessoal e realização de provas objetivas Português, Matemática, Lógica e Conhecimentos Gerais, como também uma redação.
  • Etapa 2 – de 6 de dezembro a 21 de janeiro: convocatória e participação de entrevista feita por ex-alunos das instituições.
  • Etapa 3 – de 23 a 25 de fevereiro: convivência durante três dias junto aos os demais candidatos, com aplicação de diversas dinâmicas de grupo que permitirão avaliar a atuação de cada um.

A alocação das vagas está prevista para abril, enquanto a divulgação do resultado está prevista para junho de 2018. O cronograma completo, com os detalhes de cada etapa, você encontra aqui! 

A associação UWC considera ideal o candidato com um perfil que se assemelhe ao da organização, direcionado ao impacto social. Características como liderança e responsabilidade e o alto desempenho escolar também ganham relevância nos processos seletivos.

Conheça a UWC

A UWC está presente na América, Europa, África e Ásia, nos seguintes países: Alemanha, Armênia, Bósnia & Herzegovina, Canadá, China, Cingapura, Costa Rica, Estados Unidos, Holanda, Hong Kong, Itália, Japão, Noruega, País de Gales, Suazilândia, Tailândia e Índia. São 17 colégios associados presentes nos quatro continentes.

A associação não tem fins lucrativos e abre processos seletivos para estudantes do mundo todo anualmente. A intenção é unir estudantes das mais diversas culturas, os quais possam aprender juntos, discutindo meios de promover a paz mundial. Cada colégio associado ao UWC tem alunos e professores de mais de cem nacionalidades.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo