Você está aqui:Home » Dicas » Intercâmbio » Bolsas de Doutorado e Pós Doutorado entre Brasil e Suécia

Bolsas de Doutorado e Pós Doutorado entre Brasil e Suécia

Olá leitores do Canal do Ensino!

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Swedish Foundation for International Cooperation in Research and Higher Education (STINT) receberão inscrições até 31/10/2014 para seleção de projetos conjuntos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, visando o intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e da Suécia e a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.

A seleção das propostas brasileiras consistirá em quatro fases: análise documental, análise de mérito, priorização das propostas previamente aprovadas e decisão conjunta entre a CAPES e a STINT, para resultado final.

Serão concedidas bolsas de estudo nas modalidades de doutorado sanduíche, com duração de 4 (quatro) a 12 (doze) meses, e pós-doutorado, com duração de 3 (três) a 12 (doze) meses.

Se a pergunta é: o que é doutorado sanduíche, calma, aqui esta resposta e não há nenhuma relação com refeição: é um programa de bolsa de estudo no qual o estudante tem a chance de fazer parte (de alguns meses a um ano) do seu curso de doutorado em outra instituição brasileira ou internacional.

Serão concedidas, anualmente, até 2 (duas) bolsas para missões de estudo por projeto, e os benefícios concedidos são: o custeio de seguro-saúde, mensalidade, auxílio deslocamento e auxílio instalação. Também há concessão para missões de trabalho, que são viagens de curta duração (máximo 20 dias).

Todas as informações necessárias para inscrição no programa estão disponíveis no edital nº 58/2014-2015. Os selecionados iniciarão as atividades em março de 2015.

Aos futuros doutores fica a dica para essa chance de enriquecimento da pesquisa acadêmica e expansão de horizontes teóricos.

Para maiores informações acesse o site do CAPES.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo