Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Bolsa de Estudo Filantrópica

Bolsa de Estudo Filantrópica

Oi Estudantes!

As universidades comunitárias ou confessionais são aquelas que atendem a orientação confessional e ideologia específica. A lei obriga que essas instituições ofereçam bolsas filantrópicas que são bolsas de estudo para alunos carentes.

Essas instituições de ensino superior sem fins lucrativos por serem voltadas a ações educacionais destinam parte de seus lucros para atividades de educação e assistência social, como bolsas de estudo, atendimento gratuito em hospitais, auxílio jurídico, entre outras.

As regras para a concessão das bolsas de estudo variam de uma universidade para outra:

Universidade Presbiteriana Mackenzie

O setor responsável pela concessão de bolsas no Mackenzie é o Departamento de Responsabilidade Social que oferece um programa de bolsa de estudo aos alunos carentes auxiliando-os a custearem seus estudos enquanto estiverem matriculados na instituição.  Essas bolsas podem cobrir de 25% a 100% da mensalidade e, por não se tratar de empréstimo o aluno não precisa devolver o valor do benefício à faculdade.

A seleção dos bolsistas atende a critérios socioeconômicos e é feita através de uma triagem que envolve análise de documentos, entrevista e, possivelmente, uma visita da assistente social da instituição à casa do aluno.

Para mais informações sobre o Programa de bolsas de estudos da Universidade Mackenzie, acesse a página do Departamento de Responsabilidade Social.

PUC – Rio

A PUC- Rio concede as bolsas de estudo aos alunos que tenham dificuldade financeira comprovada. A instituição, por meio da Vice- Reitoria, oferece a Bolsa Desempenho Vestibular para os alunos que ficaram melhores colocados no processo seletivo, que é feito através do vestibular e do Enem. Também concede a Bolsa Prêmio que dá 50% de isenção nos quatro últimos meses do semestre ao aluno com mais de 24 créditos e que tenha obtido pelo menos 18 créditos no período anterior.

A universidade também fornece bolsas de estudos em convênio com órgãos governamentais, benefícios sociais e financiamentos junto a órgãos do governo, como o FIES e o ProUni.

Para se informar sobre os programas de bolsa oferecidos pela PUC-Rio acesse a página de Bolsas e Financiamentos.

Confira também tudo sobre: Bolsa de estudo do governo

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo