Você está aqui:Home » Enem » Biologia: temas que mais caem no Enem e nos vestibulares

Biologia: temas que mais caem no Enem e nos vestibulares

Olá, leitores!

Para quem quer prestar os grandes vestibulares, precisa focar nos processos de obtenção de energia, estrutura da célula eucariótica e as leis da hereditariedade. A Unicamp, por exemplo, foca bastante em evolução, já a USP na estrutura de células e o Enem em ecologia. Dentre os temas mais cobrados de Biologia no Enem e vestibulares estão:

Origem da vida e evolução

Recorrente nos grandes vestibulares, discutem a teoria de Lamkar e Darwin, com os mecanismos de formação das espécies e estudo de caso das seleções naturais.

Citologia

Vem aparecendo frequentemente nos últimos vestibulares, exigindo conhecimento das técnicas, como por exemplo, do DNA recombinante, a clonagem, terapia gênica e transgênicos, além das questões éticas no uso das novas tecnologias.

Mas geralmente é cobrado o básico, então é necessário compreender os assuntos de mecanismos de replicação, transcrição, tradução do DNA, ácidos nucleicos, síntese de proteínas e o controle do metabolismo celular.

Obtenção de energia

Os estudos no processo da fotossíntese, fermentação e respiração celular. Foque nas substâncias envolvidas em cada processo, as etapas e o saldo energético.

Célula eucariótica

As funções básicas e a estrutura das organelas citoplasmáticas, a membrana plasmática e os processos de transporte de substâncias.

Divisão celular

Costuma estar presente nos grandes vestibulares de forma detalhada, mas no Enem é cobrada uma visão geral principalmente nos processos de mitose e meiose, além do impacto na sobrevivência e manutenção da espécie.

Genética

Tenha o domínio da primeira e segunda leis de Mendel para os mais variados tipos de questões sobre herança genética. Foque também na definição de genótipos e fenótipos, os cálculos de probabilidade e a interpretação de heredogramas que podem aparecer na prova.

Parasitoses

Estude as principais doenças provocadas por vírus, bactérias, protozoários e vermes presentes no Brasil. Estude cada doença com o agente causador, forma de transmissão, profilaxia o e potencial patológico.

Fisiologia animal e vegetal

Indispensável nas questões sobre funcionamento dos sistemas do corpo humano, de outros animais e plantas. No último, foque no papel dos hormônios vegetais e o funcionamento da raiz, caule e folha.

Fluxo de energia e ciclos da matéria

As questões sempre vão ter caráter atual, trazendo assuntos como: sustentabilidade, desmatamento, poluição, uso da água, geração de energia, destino do lixo, aquecimento global. Costumam aparecer mais de uma vez na mesma prova, então foque nos produtores, consumidores, autotróficos, heterotróficos, decompositores e teias alimentares.

Populações e comunidades

Estude a dinâmica entre elas, quais são as determinantes populacionais, a competição, predatismo, parasitismo e alimentação.

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo