Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Artes e Entretenimento » Berklee oferece curso online gratuito de violão para iniciantes

Berklee oferece curso online gratuito de violão para iniciantes

Olá, leitor!

A Berklee College of Music, universidade americana especializada em música, em parceria com o site Coursera, oferece um curso online gratuito de violão para iniciantes. As aulas são voltadas para quem deseja aprender o básico rapidamente e abordam teoria da música, características do violão e técnicas para tocar o instrumento.

Os conteúdos são totalmente online e transmitidos por meio de vídeos. As falas estão em inglês, mas é possível configurar legendas em português. O curso conta 23 horas de duração e a plataforma recomenda que sejam cumpridas de 6 a 8 horas por semana. Contudo, isso é apenas uma sugestão; sinta-se livre para prosseguir no seu ritmo.

Conteúdo programático

Berklee oferece curso online gratuito de violão

Fonte: Reprodução

As aulas foram divididas em 5 fases, que envolvem os seguintes temas:

  1. Boas-vindas ao curso de introdução ao violão

Esta primeira etapa funciona como uma apresentação do curso, na qual você conhecerá seus tutores, seus colegas, os recursos de ensino utilizados e o processo de certificação.

  1. O básico sobre violões elétricos/acústicos

Aqui, você descobrirá como escolher o violão ideal, quais são os acessórios essenciais para todo músico e aprenderá sobre cada parte do instrumento.

  1. Começando: habilidades fundamentais para violão

Essa fase ensina a afinar o instrumento e estimula o aluno a começar a tocar.

  1. As notas musicais e a notação básica

Nessa etapa, você aprenderá o básico de teoria da música, para que possa ter mais clareza na hora de interagir com o violão.

  1. Escalas: construção e dedilhado

A última fase do curso aborda, de forma leve e até divertida, escalas musicais, isto é, sequências ordenadas de notas.

Sobre o Coursera

Este conteúdo está disponível no Coursera, site que oferece aulas online criadas por universidades internacionais. Para obter os certificados dos cursos realizados, é preciso se cadastrar e comprar um dos planos pagos.

O site possui um programa de auxílio financeiro, destinado a alunos que não podem pagar a taxa (para solicitá-lo, clique aqui). Entretanto, com exceção de algumas provas e atividades, a maioria dos conteúdos pode ser acessada livremente, sem necessidade de se inscrever.

Sobre a Berklee College of Music

A Berklee College of Music foi fundada em 1945 por Lawrence Berk, um engenheiro que tinha o desejo de formar profissionais da música. A universidade conta com instalações em Boston, Massachusetts (ambas nos Estados Unidos) e em Valência, na Espanha, além de ter um programa de cursos online. Entre os ex-alunos notáveis estão o músico John Mayer, que recebeu o Grammy (premiação importante no setor da música) 11 vezes, e produtor  musical Quincy Jones, que ganhou esse prêmio 28 vezes.

E então? Gostou do curso de violão da Berklee College of Music? Clique aqui e se inscreva!

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo