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Benefícios didáticos para o cérebro jogando xadrez

Olá leitores,

É interessante observar que o cérebro é como um músculo. Este músculo sendo utilizado se desenvolve e fortalece, caso contrário é notável que se atrofia. Parece que a grande questão de tempos atuais é a visão quase sempre parcial que possuímos das coisas ao redor. E o jogo de xadrez apresenta benefícios didáticos interessantes aos alunos.

E isto geralmente acontece porque a especialização é valorizada. Desde logo as pessoas são condicionadas a procurar na especialização uma resposta para todos os conflitos. Porém, ao contrário do que se imagina, isso termina por limitar de modo dramático a visão do mundo, já que as pessoas passam a enxergar tudo como fragmentos.

E deveria representar a formação de alunos no interior de uma filosofia integral um dos grandes desafios para o educador. A visão geral do caso, onde também se considera o adversário ou conflito possibilita que se realize uma melhor avaliação da pauta evidente, com ampliação do espectro das conseqüências, as opções mais associadas com a solução possível da questão.

O jogador de xadrez possui em sua frente os problemas, casos que se apresentam, de uma forma inicial, como de resposta difícil ao cérebro. Porém, ao levantar os olhos, consegue vislumbrar mais a frente, ter uma visão de panorama do problema.

E haverá possibilidade de prever se as soluções que pensa terão o efeito que se deseja. Também terá em sua frente, as possíveis conseqüências para cada trajetória que selecionar.

E para aprender de modo adequado, a atenção disciplinada é com certeza a qualidade mais importante. A proposta do Jogo de Xadrez é despertar inicialmente, entre os praticantes, este estado fundamental de vigília.

A visão fica renovada. A forma de pensar é ampliada e o jogador terá a seu favor 2 fatores essenciais em solucionar qualquer problema da vida. Um é a lógica que o ensinará na sistematização e organização de uma questão, anteriormente à resolução da mesma.

A próxima é a versatilidade ou flexibilidade, atributo da mente aberta, de agilidade, com disposição sempre para experimentar novas possibilidades, opções, para resolver uma questão.

A mente com vigor, ativa, repleta de músculos sinápticos bem desenvolvidos, é o benefício logo dos que mentalmente articulam vários caminhos e possibilidades para alcançar um objetivo.

Nesta prática, é importante enfatizar, que o jogo mesmo que seja uma competição, não necessita se transformar em disputa. A atividade tem função de instrução para os 2 jogadores, e neste contexto, não há aquele que perde e outro que vence em termos didáticos, porém somente 2 aprendizes que estão se qualificando na tarefa de tomada de decisões.

Até mais!

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