Você está aqui:Home » Livros Grátis » Educação e Pedagogia » Baixe livros gratuitos sobre TDAH

Baixe livros gratuitos sobre TDAH

Olá, leitores!

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um alteração psicológica que acomete principalmente crianças e tem como sintomas os comportamentos de hiperatividade, desatenção, dificuldades de concentração por médio ou longo período e também alterações nos ciclos de sono e vigília. Há três tipos de classificação desse transtorno, de acordo com a intensidade de cada sintoma.

Por que estudar TDAH?

Esse é um diagnóstico difícil, que pode ser confundido com muitas outras doenças ou até mesmo com questões ligadas à cultura e educação. Geralmente ele é percebido no período escolar da criança, porém, mesmo assim, os sintomas precisam ocorrem em vários ambientes distintos e não somente no período escolar.

Pela sua dificuldade de diagnóstico, é importante que os profissionais ligados a esses ambientes frequentados por crianças estudem a respeito, para terem condições de identificar caso esteja diante de uma criança que apresente esse transtorno e, assim, conseguirem desenvolver maneiras especiais de lidar com essas crianças de forma a minimizar os possíveis prejuízos no seu desenvolvimento geral.

Para quem é recomendado aprender sobre TDAH?

Por ser um transtorno diagnosticado principalmente durante os primeiros anos do período escolar da criança, o entendimento do TDAH deve ser direcionado principalmente às pessoas que convivem com essas crianças: professores e coordenadores de escola, pais e familiares, professores em clubes, igrejas e outros grupos frequentados por crianças, etc. A esses grupos, o estudo do TDAH é de suma importância e tal conhecimento pode ser o diferencial para descobrir o transtorno logo cedo e tratá-lo corretamente.

Como adaptar o ambiente para crianças com TDAH

desenho-criancas-felizes

A adaptação para o cuidado de crianças com TDAH não deve ser apenas no ambiente físico, como também na forma de tratamento.

Na organização do ambiente, é interessante que este não tenha muitos estímulos distrativos para a criança, de modo a dificultar ainda mais a concentração dela. Assim como a disposição dos móveis (carteiras, mesas escolares, armários) deve acontecer de forma a simplificar a movimentação, sem grandes desvios.

Com relação ao tratamento, os professores devem estar sempre estimulando a atenção da criança, utilizando de métodos de aprendizagem ativa, como trabalhos em dupla, por exemplo, em que a criança está sempre interagindo com coisas novas, de modo que ela não perca a concentração e interrompa a aprendizagem numa atividade longa demais. Para isso, é interessante utilizar-se de dispositivos que ajudam a memória, como datas, tabelas, lembretes e post-its. Utilizar marcação dinâmica de texto, com comentários, marcadores coloridos e palavras sublinhadas.

Livros sobre TDAH para baixar

Mentes Inquietas (Ana Beatriz Barbosa Silva) – Livro escrito pela psiquiatra trata dos aspectos biológicos, psicológicos, sociais, familiares, dentre outros do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Escrito de uma forma clara e simples, é um best-seller – um dos livros mais famosos sobre o assunto no Brasil, que vale muito a pena conferi-lo.

João e o pé de TDAH: Um transtorno relacionado aos meninos? – Esse livro foi escrito através de uma pesquisa clínica, um relato de experiência de um menino com TDAH. A discussão dessa pesquisa passa através da grande propagação desse transtorno de aprendizagem na contemporaneidade e sua relação com as exigências culturais. Além do mais, discute de forma analítica os tratamentos e a evolução clínica dessa criança, possibilitando que ela desenvolvesse melhor a criatividade e a afetividade.

Cartilhas sobre TDAH – No portal TDAH.org você encontra diversos materiais informativos, como cartilhas e manuais que ensinam sobre o TDAH nos diversos âmbitos da doença. Você pode compreender melhor sua relação com questões jurídicas, científicas e da educação.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo