Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Baixe grátis planilhas de estudo para Concursos Públicos

Baixe grátis planilhas de estudo para Concursos Públicos

Olá concurseiros!

Você quer prestar concurso público mas não consegue arranjar tempo suficiente pra estudar? É trabalho, família, lazer… o que fazer para conciliar isso tudo com os estudos? O jeito é se organizar. Por isso colocamos aqui algumas dicas de planilhas de estudo gratuitas para você dar um jeito nessa bagunça

A famosa falta de tempo é um dos maiores problemas que o candidato enfrenta no dia a dia de estudos para concursos públicos. As maiores queixas são daqueles que precisam conciliar uma dura rotina de estudos com o trabalho, e ainda precisam dar atenção à família. Muitos possuem filhos que exigem dos pais mais do que qualquer banca examinadora de concursos públicos. Por outro lado, há aqueles que são privilegiados, já que possuem condições de se dedicar integralmente aos estudos.

Em todos os casos, porém, a necessidade de organizar as atividades diárias é a mesma. Quem tem pouco tempo disponível, precisa aproveitá-lo ao máximo. Quem tem muito tempo disponível, não pode desperdiçá-lo pensando que pode deixar para depois.

Para ajudar o candidato, o Blog QPC (Quero Passar em Concursos) elaborou duas planilhas de estudo que devem ser impressas e preenchidas pelo candidato. É só baixar gratuitamente. O objetivo dessas planilhas é ajudar a organizar a rotina para conseguir o maior número possível de horas diárias de estudo. Acredite, com organização e disciplina todos podem sim estudar algumas horas por dia.

Olha só as dicas:

Planilha de estudo – Organização da rotina

Objetivo da planilha: encontrar horas disponíveis para o estudo.

Instruções de preenchimento:

– O horário entre 00:00 e 06:00 da manhã é o mínimo que deve ser reservado para o sono. Durma menos do que 6 horas por dia e o estudo não irá render nada no dia seguinte.

– É importante praticar atividade física diariamente. Ao menos 30 minutos por dia. É a hora em que o candidato vai respirar, aliviar o estresse, tensão e ansiedade. Além disso, exercício físico traz mais disposição e condicionamento para aguentar a rotina pesada.

– A recomendação é que o domingo seja livre ou apenas para a resolução de exercícios.

– Imprima a planilha e a preencha manualmente.

Liste na planilha todas as atividades diárias de forma detalhada, como: Acordar, higiene pessoal, alimentação, atividade física, deslocamento, trabalho, e lazer.

– Após a listagem, verifique quais atividades podem ser cortadas ou terem o tempo reduzido.

– Preencha as horas restantes como horas de estudo.

– Modelo de planilha: apenas a título de sugestão, você pode dar uma olhada num modelo de planilha preenchido, tendo como base uma pessoa que trabalha 8 horas por dia e 44 horas semanais.

Planilha de Estudo – Organização do estudo

Objetivo da planilha: organizar a rotina diária de estudo e controlar a disciplina.

Instruções de preenchimento:

– Imprima a planilha e a preencha manualmente com caneta azul.

– A planilha é mensal. Anote o mês correspondente no topo da planilha. Todo mês uma nova planilha deve ser impressa e grampeada à do mês anterior.

– Liste todas as matérias exigidas pelo edital do concurso por ordem de peso.

– A recomendação é de estudar duas matérias por dia.

– As matérias devem ser estudadas na sequência da lista de matérias elaborada anteriormente.

– Cada tempo de estudo deve ter 1 hora e 40 minutos. Após, faça um intervalo de 20 minutos e continue com a próxima matéria.

– Nos tempos picados que sobrarem (30 minutos ou 1 hora), repita as matérias de maior peso e as que tem mais dificuldade.

– Preferencialmente no sábado e domingo, faça exercícios.

– O tempo que sobrar do horário de almoço, faça exercícios.

– O preenchimento da planilha de estudos deve ser diário. Na segunda-feira, por exemplo, preencha o horário de início e do final de cada tempo e a matéria que irá estudar. Siga a sequência nos dias seguintes.

– Caso deixe de estudar algum horário ou algum dia, marque o espaço referente com um X vermelho. Assim, ao final do mês você terá uma visão geral de como está sua disciplina nos estudos. Você verá que é doloroso ver tantas marcações vermelhas no quadro no final do mês e vai começar a se cobrar para deixar a planilha toda azul. No dia ou horário seguinte, estude a matéria faltante. Não deixe matérias para trás nem deixe para estudá-la na semana seguinte.

– Horário cumprido = caneta azul. Horário descumprido = X de caneta vermelha.

– Siga a sequência da lista para não ficar muito tempo sem estudar uma matéria.

– Modelo de planilha: veja um modelo dessa planilha de estudos preenchida.

Com essas planilhas gratuitas, você vai se organizar melhor e consequentemente ter mais disciplina nos seus estudos. Não custa nada tentar!

>> DESCUBRA como jovem de apenas 22 anos, conseguiu ser aprovado e NOMEADO em 10 Concursos Federais.

Boa sorte e bons estudos!

comentários (4)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo