Você está aqui:Home » Livros Grátis » Literatura Nacional » Baixe grátis o livro: O Cortiço – Aluísio de Azevedo

Baixe grátis o livro: O Cortiço – Aluísio de Azevedo

Olá leitores!

Para entender um pouco da história que vivemos hoje, é necessário lançar um olhar sobre o passado, e a dica de hoje do Canal do Ensino vai para um clássico da literatura brasileira, O Cortiço, que o site da Domínio Público oferece de forma gratuito.

O clássico foi escrito por Aluísio de Azevedo, um dos expoentes do Naturalismo, e pioneiro em retratar o cotidiano da classe trabalhadora em diferentes profissões. Foi escrito em 1980, período de transição do fim da escravidão para a nova realidade empregatícia dos recém-libertos.

A história se desenrola em dois ambientes: o cortiço do João Romão, que revela as mazelas sociais, e o sobrado do Barão Miranda, representante da elite brasileira. É uma síntese da sociedade de época que muito bem representa os dias atuais.

A obra faz parte da escola naturalista, que considera o homem produto do meio social em que está inserido, e Aluísio de Azevedo compara o cortiço a um organismo vivo, que sofre alterações consequentes dessa inserção.

Um dos personagens mais citados é João Romão, porém o próprio cortiço é considerado protagonista, pois no decorrer da narrativa fica claro que toda a história gira em torno dele.

Aguçada a curiosidade, o melhor de tudo é deleitar-se com essa obra e assim tirar suas próprias conclusões sobre esse clássico!

Boa leitura!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo