Você está aqui:Home » Livros Grátis » Literatura Nacional » Baixe grátis o livro O Cortiço – Aluísio de Azevedo

Baixe grátis o livro O Cortiço – Aluísio de Azevedo

Olá, leitores!

Para compreendermos o presente, precisamos olhar o passado. A dica de hoje é sobre um clássico da literatura brasileira: O Cortiço, o qual o site Domínio Público disponibiliza o material de forma gratuita.

A obra é de autoria de Aluísio de Azevedo, um dos expoentes do Naturalismo e pioneiro em retratar o cotidiano da classe trabalhadora em diferentes profissões. Foi escrito em 1980, período de transição do fim da escravidão.

A história se desenrola em dois ambientes: o cortiço do João Romão, que revela as mazelas sociais, e o sobrado do Barão Miranda, representante da elite brasileira. Embora seja uma síntese da sociedade daquela época, as características ainda são encontradas nos dias atuais.

A obra faz parte da escola naturalista, que considera o homem produto do meio social em que está inserido. Aluísio de Azevedo compara o cortiço a um organismo vivo, que sofre alterações consequentes dessa inserção.

Um dos personagens mais citados é João Romão. Contudo, o próprio cortiço é considerado protagonista, pois no decorrer da narrativa fica claro que toda a história gira em torno dele.

Aguçada a curiosidade, o melhor de tudo é deleitar-se com essa obra e assim tirar suas próprias conclusões sobre esse clássico!

Clique aqui e baixe o livro gratuitamente.
Leia também o resumo do livro O Cortiço!

Boa leitura!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo