Você está aqui:Home » Livros Grátis » Ciências Exatas » Baixe grátis livros sobre educação financeira

Baixe grátis livros sobre educação financeira

Olá leitores do Canal do Ensino!

Sabe lidar com dinheiro? Como investir, como guardar, como gastar…? Orçamento, dívida, parcelas, consumo, economia. A maioria não gosta muito de encarar isso tudo, mas é super importante. Todos deveriam ter pelo menos uma noção, afinal, um dos grandes objetivos ao começar a carreira profissional é justamente esse: o dinheiro.

E uma forma fácil de entender sobre educação financeira é ler sobre o assunto. Por isso, trazemos aqui um site em que você pode baixar de graça vários livros com dicas sobre o tema e como podemos aprender a lidar com dinheiro desde a escola.

O site faz parte do Programa Educação Financeira nas Escolas e tem sugestões para professores de como ensinar esse assunto em sala de aula, com propostas pedagógicas, situações didáticas e dicas de implementação. Conheça.

O programa

Coordenado pela AEF-Brasil, o Programa Educação Financeira nas Escolas é uma ação que faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF instituída pelo Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente.

A AEF-Brasil (Associação de Educação Financeira do Brasil) é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 2011, que tem como missão promover o desenvolvimento social e econômico por meio do fomento da Educação Financeira no Brasil.

A Educação Financeira possibilita que os indivíduos e as sociedades melhorem sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros. Com informação e orientação podemos nos tornar mais conscientes das oportunidades e riscos para fazer escolhas assertivas e sustentáveis em relação à administração de nossos recursos para o nosso próprio bem-estar e de toda a sociedade.

Acredita-se que o tema educação financeira possa contribuir com a construção das competências necessárias para que os estudantes enfrentem os desafios sociais e econômicos da sociedade, e também para o exercício da cidadania.

Com isso, foram produzidos os materiais didáticos voltados ao Ensino Médio, que contaram com a consultoria de educadoras da Linha Mestra e Didak Consultoria, sob a coordenação do Instituto Unibanco.

O site

A plataforma virtual aberta Programa Educação Financeira nas Escolas, apresenta os materiais elaborados e disponibiliza todo seu conteúdo para download gratuito, possibilitando que o educador escolha baixar os e-Books – do aluno e do professor – na íntegra ou por temas, conforme sua necessidade.

Os conhecimentos adquiridos com este material podem ainda favorecer a transmissão do aprendizado pelos jovens a seus familiares, além de ajudá-los a conquistar sonhos individuais e coletivos e a protagonizar suas trajetórias de vida.

Livros

Os e-Books gratuitos podem ser baixados em todo tipo de dispositivo ou podem ser lidos online. Esses são os livros dos alunos:

Livro 1 – Você Aqui e Agora

Economia financeira em casa e na vida social é o foco deste livro, que se divide em três grandes seções: Vida Familiar Cotidiana, Vida Social e Bens Pessoais. Em cada uma delas, renda, despesas, receita e orçamento são abordados em sete situações didáticas que trazem personagens e casos para reflexão que aproximam das discussões presentes no dia a dia do público estudante.

Livro 2 – Você, Seu Futuro: Fazendo Acontecer!

O futuro deve ser planejado. É importante ter planos e objetivos. Neste livro, sonhos e vida real são tratados envolvendo o assunto “trabalho” e “empreendedorismo”: como estudante, o que é importante saber sobre o mercado e as possibilidades que, muitas vezes, estão bem além do mercado de trabalho? Projetos maiores, como a compra de uma casa própria, também têm espaço.

Livro 3 – Você, Eu, Nós no Mundo!

Saber como a crise econômica que aconteceu nos Estados Unidos pode afetar a economia brasileira é importante neste mundo globalizado em que vivemos. Olhar ao redor e observar a dinâmica do mundo faz com que o cidadão também tenha mais conhecimento para acompanhar e entender as políticas e os investimentos do governo do próprio país, podendo assim ser mais crítico e atuante. É sobre esses pontos que o livro 3 vai abordar com suas seções “Bens Públicos”, ‘Economia do País” e “Economia do Mundo”.

Estão também disponíveis livros específicos para os professores.

Alunos e professores, aproveitem para entenderem melhor sobre esse tema que não dá para fugir: o dinheiro.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo