Você está aqui:Home » Livros Grátis » Literatura Infanto-juvenil » Aprenda literatura brincando

Aprenda literatura brincando

Olá, leitores!

A literatura é o meio pelo qual os artistas comunicam seus talentos através de sua escrita, além de informar fatos históricos a partir de poesias, prosas, crônicas, contos, romances, ficção, enfim, uma série de escritos artístico cujo o conjunto integra a literatura. Para aprender literatura de uma forma divertida, na verdade, não existem muitos segredos, mas a percepção do conteúdo literário é o fator mais importante na evolução das habilidade com a literatura.

Aprender literatura brincando não é uma tarefa muito difícil, basta se ficar atento às nossas dicas para ver que, aprender literatura pode ter um método simplificado. Veja a seguir algumas dicas para seu aprendizado em literatura:

  • Aprender Brincando é uma página da internet de literatura infantil, nela é possível aprender sobre literatura para educação infantil. A metodologia utiliza contação de histórias para instigar a curiosidade das crianças em sentido da literatura.
  • O LeYa Educação, traz muita interatividade em uma página muito criativa. Esta página oferece vários livros que podem ser lidos online.
  • O Projeto Literatura dispõe de um curso preparatório para otimizar os talentos dos educadores. O objetivo deste projeto é motivar a leitura ao público infantil. A metodologia busca provocar emoções e sensações através da literatura. É uma maneira interessante de aprender brincando.
  • Planeta Educação traz dicas de leituras e atividades interativas com literatura. Esta brincadeira pode ser feita com pessoas de qualquer idade. É só usar um pouco de criatividade para tornar um encontro casual em troca de cultura literária.
  • Adotar alternativas literárias em locais comuns das instituições de ensino e ambiente de trabalho. Ou levar consigo sempre um livro, o livro que lemos no ônibus ou avião.mulher-lendo-ao-ar-livre

A Literatura é a escrita da arte e possui uma grande variação de linguagem. Detêm conceitos teóricos e práticos que consolidam a arte literária. Uma boa leitura significa muito mais do que passar o olhar pelas letras, mas sim entender o sentimento que aquele conjunto de letras tem a dizer e como o diz. É importante, sempre que for possível, incentivar a literatura, principalmente as crianças, pois é um exercício óbvio das inteligências.

Compartilhemos este trecho de Paulo Freire, um dos líderes intelectuais que transcende sua sabedoria através da literatura. Para iniciar o incentivo as suas ideias literárias:

Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.
Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção.
Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos.

Permita-se aproveitar o elixir literário como antídoto contra o tédio e a monotonia. A leitura é um caminho para a mudança.

Você tem um livro que leu e te marcou em algum momento da vida e quer compartilhar? Deixe nos comentários a indicação dos livros que mais te emocionaram e ajude-nos a disseminar essa ideia nas redes sociais.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo