Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Bacharelado: tudo o que você precisa saber

Bacharelado: tudo o que você precisa saber

Olá, Leitor!

Há 3 tipos de curso de nível superior no Brasil, bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Estes cursos oferecem diplomas de nível superior, e os profissionais formados em tais graduações, podem atuar em inúmeras funções que exigem tal grau de escolaridade, prestar concursos públicos e até fazer uma pós-graduação.

Mas você entende bem quais são as diferenças entre bacharelado e licenciatura? Em que situações um bacharel pode dar aula? Quais profissões exigem o diploma de bacharel?

Para esclarecer estas dúvidas e para que você faça a escolha do melhor curso de graduação, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre os cursos de bacharelado.

Entenda o que é um curso de bacharelado

bacharel-tudo

São cursos de graduação (ensino superior) que são oferecidos por faculdades, universidades, centros universitários, institutos federais de educação, etc. Os cursos de bacharelado, podem ser feitos tanto na modalidade presencial quanto à distancia, dependendo da área e instituição escolhida.

Os cursos de bacharelado podem apenas serem feitos, após a conclusão do ensino médio. O estudante pode ingressar num curso de bacharelado via vestibular tradicional, vestibular agendado, Programa Universidade para Todos (ProUni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou mesmo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A formação num curso de bacharelado dá ao profissional, habilitação para atuar em diversas atividades de uma determinada área do conhecimento, em atividades de pesquisas e até de ensino, veja detalhes sobre isso mais abaixo.

Os cursos em bacharelado têm duração mínima de 4 anos e podem chegar até a 6 anos. Os estudantes que concluem deste tipo de curso são chamados de bacharéis.

Pós graduação

Após a formação em um curso de bacharelado, pode-se optar por seguir estudando e aperfeiçoando a carreira através de uma pós-graduação.

O bacharel pode optar por uma pós graduação Lato sensu, com média de 360 horas de especialização, e também pelos cursos de aperfeiçoamento como os MBA.

O recém formado em um curso de bacharelado, que possui o perfil para a realização de pesquisas, pode optar por fazer uma pós-graduação Stricto sensu, iniciando pelo mestrado e seguindo para o curso de doutorado. Quem escolhe esta opção, precisa estar ciente sobre seus objetivos de carreira, visto que estas pós-graduações exigem bastante dedicação em relação ao tempo (2 anos para Mestrado e 4 anos para Doutorado), aprofundamento do conhecimento, pesquisa e argumentação para a criação de teses e monografias.

Profissões que exigem o diploma de bacharelado

O diploma de bacharelado é obrigatório para exercer algumas profissões, ou seja, sem a formação de bacharel você não consegue se formar para estas profissões. E além do diploma, estas profissões exigem o registro no Conselho de Classe ou Categoria daquela atividade após a formação, para que o profissional atue no mercado de trabalho.

Confira algumas das profissões regulamentadas, que exigem o diploma de bacharel e também o registro profissional em algum conselho de classe:

  • Administrador de Empresas
  • Advogado
  • Arquiteto
  • Bibliotecário
  • Contador
  • Dentista
  • Educador Físico
  • Economista
  • Enfermeiro
  • Engenheiro
  • Farmacêutico
  • Fisioterapeuta
  • Geógrafo
  • Médico
  • Químico
  • Sociólogo
  • Psicólogo
  • Veterinário

Entenda as diferenças entre bacharelado e licenciatura

Para escolher entre um curso de bacharelado ou um curso de licenciatura, é importante entender as diferenças.

O bacharel é formado para atuar de forma mais ampla no mercado, desde serviços em indústrias, agronegócios, comercio, gestão etc. Já os estudantes que optam por um curso de licenciatura, têm interesse em atuar como professor e dar aula para o Ensino Fundamental, Médio ou Universidades.

Muitos se questionam se o bacharelado pode dar aula, e a resposta é não, isso porque os cursos de bacharelado não habilitam o profissional a lecionar.

Para atuar como docente, isto é, lecionar, o bacharel precisa de um curso de complementação pedagógica, fazendo pelo menos 7 meses de licenciatura. Outra forma é que o bacharel tenha cursado, pelo menos um semestre de licenciatura durante o curso de graduação.

Mesmo depois de encerrado o bacharelado, o profissional pode reingressar na faculdade de licenciatura, pedir dispensa das matérias já estudadas e cursar apenas as disciplinas ligadas à formação de docente.

E para lecionar como professor em faculdades, é necessário que profissional tenha no mínimo, curso de Pós-graduação (especialização) na área que pretende dar aulas.

Há outras formações para quem pretende atuar como professor:

  • Licenciatura: os cursos de licenciatura, que são cursos superiores de graduação, habilitam o profissional a atuar como professor na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio.
  • Normal Superior: é um curso superior de graduação que, forma professores aptos a lecionar na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental.
  • Magistério: não é considerado um curso superior, mas sim de nível médio. Este curso habilita o professor a lecionar apenas na Educação Infantil.
  • Pedagogia: é um curso superior de graduação, e habilita professores para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (até o 5º ano), os profissionais também podem atuar na gestão do sistema escolar.

Entenda as diferenças entre bacharelado e tecnólogo

Ambos os cursos de bacharelado e tecnólogo são cursos de graduação, isto é, cursos de ensino superior.

Há diferenças entre a abrangência do curso e quanto a sua duração. Os cursos de tecnólogos são mais específicos, e possuem disciplinas mais práticas e de menor duração ( 2 a 3 anos para se formar).  Já os cursos de bacharelado tem duração maior, podendo chegar até 6 anos dependendo da área, e são mais generalistas, oferecendo uma formação mais ampla para o estudante.

Você pode esclarecer dúvidas sobre os cursos de tecnologia, e onde os tecnólogos podem atuar, e mais detalhes deste tipo de graduação lendo o artigo, Tecnólogo é ensino superior: tudo o que você precisa saber. Acesse o artigo clicando no link aqui.

Se você está em dúvida sobre qual tipo de graduação escolher, saiba que não existe uma graduação melhor ou pior que a outra. Cada curso de graduação é direcionado a um perfil de estudante, e depende do que se busca para a carreira e futuro profissional.

Para escolher a melhor área de atuação para iniciar sua carreira profissional, você pode fazer um teste vocacional, que irá apontar direções sobre a profissão que está mais alinhada ao seu perfil. Confira estes 25 testes vocacionais grátis para fazer online, que separamos aqui no Canal do Ensino, para te auxiliar nessa fase tão importante da sua vida.

Até logo.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo