Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » AVAMEC oferece curso gratuito para professores da educação infantil

AVAMEC oferece curso gratuito para professores da educação infantil

Olá, leitor(a)!  

Uma das frases mais conhecidas de Sócrates, filósofo grego muito relevante para a história, diz: “só sei que nada sei”. Com isso, e conforme a maioria das interpretações feitas acerca dessa afirmação, o filósofo indica que quanto mais sabemos, mais conscientes ficamos de que ainda há muito para ser aprendido e que, portanto, é preciso um compromisso constante com a busca pelo conhecimento. 

Nesse sentido, e assegurando essa responsabilidade com o saber, o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), disponibiliza um curso on-line e gratuito de educação continuada para profissionais da educação infantil, desde a creche até os anos iniciais do ensino fundamental.  

A formação tem como objetivo auxiliar na prática de um ensino criativo e fundamentado em teorias pedagógicas. Dividida em 6 módulos, ela possui carga horária de 200 horas e emissão de certificado após a conclusão. 

AVAMEC oferece curso gratuito para professores da educação infantil

Fonte: Reprodução

Conteúdo do curso

Aprender é estar em movimento, é uma ação que precisa ser constantemente colocada em prática para enriquecer cada vez mais nosso senso crítico e expandir nossa criatividade. Mais ainda quando estamos tratando das pessoas responsáveis por fazer o conhecimento circular: professores(as).  

Por isso, é preciso que esses(as) profissionais tenham a possibilidade de ver e rever estudos e práticas pertinentes ao contexto pedagógico. Coincidindo com esses valores, a plataforma AVAMEC está oferecendo a Formação Para Profissionais da Educação Infantil. Nela, os(as) educadores(as) serão preparados(as) para oferecer uma aprendizagem criativa, que contribua para a individuação das crianças, ou seja, para o processo de criação e identificação da subjetividade/singularidade delas. 

Pautado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o curso vai abordar diversos conteúdos e trazer materiais com sugestões de ensino estruturadas a partir de relevantes estudos teóricos. A ideia é fazer com que todos(as) os(as) profissionais da educação básica inicial (pública e privada), que auxiliam na formação de crianças de 0 até 6 anos, ampliem seus conhecimentos e recursos pedagógicos 

O conteúdo está dividido em 6 módulos, além da apresentação e avaliação final, e tem carga horária de 200 horas. Ademais, ele é autoinstrucional, ou seja, não há instrutores durante a formação e o(a) cursista pode seguir o próprio ritmo de estudo. Entretanto, é estipulado o prazo mínimo de 30 dias e o máximo de 160 dias para conclusão. Vejamos: 

  • Conhecer-se e expressar; 
  • Conviver; 
  • Participar e explorar; 
  • Brincar; 
  • Comunidade escolar e família: mãos entrelaçadas; 
  • Transição da educação infantil para o ensino fundamental: caminhos possíveis. 

Inscrição e certificado

Para realizar a inscrição no curso, é preciso ter cadastro no Ambiente Virtual. Caso você já tenha, basta acessar aqui, clicar em “Inscrever” e inserir os dados solicitados. Se você não possui cadastro, mas já tem uma conta gov.br, é possível entrar com ela, basta clicar em “Entrar com GOV.BR”, preencher o CPF e clicar em “Continuar”.  

Se você não possui cadastro nem conta gov.br, clique em “Cadastre-se” e preencha os dados solicitados. Em todos os casos, após conseguir acessar a conta, você deve escolher uma das turmas sugeridas — que exibem o número máximo de vagas e quantas delas ainda estão disponíveis  e finalizar a inscrição clicando em “Inscrever”.  

O certificado de conclusão do curso é emitido após a finalização de todos os módulos e atividades propostas pela formação. Ainda, é exigido um aproveitamento mínimo equivalente a 6 pontos. Cumpridos esses critérios, para ter acesso ao documento, basta clicar em “Certificado”, botão disponível no menu do curso.  

AVAMEC e SEB

O Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação é uma plataforma criada para auxiliar na difusão de conteúdos educacionais, possibilitando a elaboração e o gerenciamento de diversos cursos e projetos voltados para a formação de profissionais do ensino e estudantes. Até o momento, o AVAMEC conta com mais de 20 instituições parceiras e cerca de 160 cursos em oferecimento. Para saber mais, acesse aqui 

A Secretaria de Educação Básica, por sua vez, é responsável pela concepção e implementação de políticas voltadas para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Para que isso seja possível, e amparada em documentos como as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a SEB auxilia no desenvolvimento de diversas ações, programas e projetos alinhados aos seus objetivos. Consulte a lista completa neste link 

Compartilhe o texto com a sua rede de amizades e ajude mais pessoas a ter acesso a esse conteúdo!  

No Canal do Ensino, leia também:  

Boa aula e até breve! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo