Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Aumente seu rendimento com o método AQL3R de estudos

Aumente seu rendimento com o método AQL3R de estudos

Olá leitores do Canal do Ensino!

A universidade Texas A&M University, localizada nos Estados Unidos, disponibiliza para seus alunos estratégias de estudo que podem ajudá-los aprimorar seu rendimento. Entre essas técnicas está a AQL3R. O método consiste em ações práticas: analisar, questionar, ler, recitar, reescrever e revisar. Durante o período de estudos é importante que os alunos saibam o plano de aulas para se prepararem com antecedência e separem os textos de apoio.

A leitura desse material segue o método AQL3R, conforme você confere a seguir:

1. Analisar

Faça uma análise breve do capítulo de leitura indicado pelo professor prestando atenção nas divisões, títulos, tabelas e figuras. Leia o sumário do capítulo que irá fornecer uma visão geral do conteúdo da leitura e como você pode organizar seus estudos.

2. Questionar

Transforme cada título ou tema de um capítulo em uma pergunta que você deverá responder no final daleitura. A partir disso você pode formular possíveis perguntas para a prova.

3. Ler

Leia o capítulo, seção por seção, elaborando as mesmas questões para que tente responder tanto durante, quanto depois dos estudos. Uma leitura eficiente consiste em fazer anotações, marcar itens importantes, procurar por materiais de apoio que ajudem na interpretação, como dicionários.

4. Recitar

Responda as questões que formulou durante o processo de leitura e recite os principais conceitos em vozalta. Escreva as referências e itens importantes para que possa revisá-los posteriormente. Você pode gravar esses conceitos em seu celular ou gravador comum e ouvi-los como se fosse um podcast.

5. Reescrever

Depois de responder as perguntas e recitá-las, você deverá reescrever o texto com suas próprias palavras e metodologias, de forma que o processo de interpretação seja completo. O formato irá depender de como você entende melhor: o texto pode ser escrito em forma de lista e tópicos ou em parágrafos tradicionais.

6. Revise

Para concluir o método é necessário revisar o conteúdo elaborado em uma periodicidade definida. Releia o material no mínimo uma vez por semana. Antes dos testes, essa revisão deve ser mais intensa e aprofundada.

Tente você também!

Fonte: Universia Brasil

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo