Você está aqui:Home » Enem » Aula grátis ao vivo de Interpretação de Texto para o Enem

Aula grátis ao vivo de Interpretação de Texto para o Enem

Olá vestibulandos!

O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada para várias universidades de todo Brasil. Uma boa Interpretação de Textos (verbais e não-verbais), imagens, enunciados e comandos pode fazer toda a diferença na sua nota do Enem!

Com isso em mente, o QG do Enem convida você para assistir à aula gratuita de Interpretação com a professora Lucia Deborah. A aula, que é ao vivo, acontece no dia 07 de julho às 20h.

Temas da aula de interpretação de texto

  • Notícias e reportagens: fatos e considerações.
  • Os recursos comumente usados.
  • Distinção entre notícia e reportagem.
  • As vozes do texto.
  • A marcação ideológica.

Importação da Interpretação para o Enem

Todas as questões do Enem são baseadas em textos. Há algum tempo atrás, eles eram mais longos, mas hoje são um pouco mais compactos – nem por isso, ficou mais fácil para o estudante. Atenta, a banca do Inep hoje compõe as questões de uma forma tal, que a leitura dos textos se torna indispensável. O estudante se vê, com isso, diante do desafio de ler uma grande quantidade de textos para resolver uma grande quantidade de questões, tudo isso num tempo restrito.

Nesse cenário, ganha importância a interpretação. O candidato que navega com tranquilidade pelos textos alcança melhores resultados. Não se trata, aqui, exclusivamente dos textos verbais, construídos com palavras em frases, já tradicionais. É importante saber lidar com charges, tirinhas, obras de artes plásticas, tabelas, gráficos, símbolos cotidianos. É fundamental ampliar o conceito de texto e a capacidade de ler essas diferentes manifestações, com suas linguagens e códigos característicos.

O mundo cotidiano é cheio de signos de todos os tipos – cabe ao cidadão de hoje saber lê-los. Partindo dessa percepção, os exames vêm procurando, cada vez mais, aferir a competência leitora dos candidatos a cursos no ensino superior. Por isso, é preciso ler além da superfície, é preciso estar capacitado a relacionar signos, conteúdos, tudo de forma rápida, para resolver as questões propostas.

Um trabalho focado na interpretação de texto tem grande valor na preparação do candidato, pois permite a ele não apenas compreender, mas relacionar, inferir, perceber implícitos. No Enem, isso é importante em todas as provas, de todas as áreas. Quem lê melhor e interpreta melhor acerta mais e alcança os melhores resultados.

Pensando nisso, o QG do Enem, empresa de cursos online para o Enem em parceria com a Professora Lucia Deborah, especialista em Português e Interpretação, oferecem o curso de Interpretação para o Enem.

O curso é gravado em 2015, para você ficar totalmente atualizado e contextualizado para a prova. São 20 horas de aulas, e dessas, 5 encontros são ao vivo toda primeira terça feira do mês às 20 horas.

Você também pode fazer o Curso Intensivo para o Enem

Bom estudo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo