Você está aqui:Home » Enem » Aula ao vivo, gratuita, interdisciplinar e online sobre “A Primeira Guerra e o Cinema”

Aula ao vivo, gratuita, interdisciplinar e online sobre “A Primeira Guerra e o Cinema”

Olá,

Quando pensamos na 1ª Guerra Mundial, dificilmente conseguimos nos distanciar da visão romanceada que o cinema nos mostra. Não há nada de errado nisso, visto que é uma época que não vivemos, é comum procurarmos referências contemporâneas para tentarmos entrar um pouco na realidade da época. Muitos são os filmes que a abordam este conflito, alguns mais fieis, outros mais romanceados, mas todos nos ajudam a entender um pouco o cenário de uma guerra entre nos anos 1914 e 1918.

Para entender melhor a comunicação entre as obras cinematográficas e o fato histórico, no dia 11 de julho, terça-feira, o QG do Enem fará uma aula ao vivo, online e gratuita sobre a relação entre os dois assuntos. Para facilitar o entendimento, a aula será interdisciplinar, com os professores Leonardo Bahiense (História) e Orlando Stiebler (Atualidades). A aula acontece das 20 às 21 horas.

Para entrar no clima da aulas, separamos alguns filmes que retratam a Primeira Guerra Mundial:

  1. Glória Feita de Sangue (1957)

Durante a Primeira Guerra Mundial, o general francês, Mireau, decide por um ataque suicida, porém, nem todos seus soldados participam dele. Assim, ele decide que sua artilharia deve atacar as próprias trincheiras com os soldados que não conseguiram participar. Entretanto, suas ordens não são cumpridas e o general não quer dar o braço a torcer.

  1. Cavalo de Guerra (2011)

Ted Narracot compra em um leilão um cavalo inadequado para arar suas terras. Seu filho se apaixona pelo cavalo e o chama de Joey. A primeira guerra mundial começa e Joey é levado para o campo de batalha, sem seu dono que ainda não havia idade para se alistar. Joey passa anos na guerra, passando por situações de perigo e diversos donos, mas o final guardava algo para ele.

  1. O Barão Vermelho (2008)

Mandred von Richthofen segue rume à guerra como piloto. Torna-se celebridade entre os pilotos de guerra que são obcecados por tecnologia e decoram seus próprios aviões. Manfred faz seu avião ser temido e venerado, até que o protagonista entende o que uma guerra é de fato.

  1. O Último Batalhão (2001)

Baseado em uma história real, o advogado Charles White é promovido major de exército e, por azar, cai em uma armadilha com seus soldados. O último batalhão foi surpreendido e rodeado pelo exército alemão na foresta de Argonne. O filme mostra a luta do batalhão tentando sobreviver em território inimigo.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo