Você está aqui:Home » Enem » Aula ao vivo, gratuita e online sobre mecanismos de coesão textual e interpretação para o ENEM e vestibulares

Aula ao vivo, gratuita e online sobre mecanismos de coesão textual e interpretação para o ENEM e vestibulares

Olá,

No Enem e nos vestibulares, saber interpretar um texto não é só importante para a competência de Linguagem e suas Tecnologias, mas para todas as disciplinas cobradas na prova. A boa leitura pode ajudar o candidato a extrair as informações necessárias e importantes em todas as áreas do conhecimento, e, consequentemente, colaborar para um bom desempenho em todas as disciplinas do Enem.

Para facilitar a vida dos vestibulandos, o QG do Enem montou um curso dos temas e habilidades mais cobradas no ENEM.  No curso Top Temas, o QG trabalha a parte teórica e prática sobre os temas mais recorrentes no ENEM, mostrando inclusive como a habilidade é cobrada no exame.  Para que todos possam provar um pouquinho do curso e entender melhor, no dia 06 de julho, quarta-feira, às 19 horas, realizaremos uma aula online e gratuita de Linguagens.

A professora Lucia Deborah tratará sobre a habilidade 18: “Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos”. Para tanto, o assunto abordado será: Mecanismos de coesão textual e a interpretação no Enem.

Confira abaixo 5 dicas para uma boa interpretação de texto:

Leia com atenção

A leitura cuidadosa é essencial para entender a ideia que o texto quer passar. Para não perder tempo lendo e relendo várias vezes um mesmo texto, é importante atentar-se ao tipo de texto, procurar os elementos principais que demarcam a ideia central e tentar entender o objetivo daquilo que está sendo lido.

O enunciado também requer interpretação

Interpretar os textos é importante, mas uma boa interpretação do enunciado também pode fazer bastante diferença. Muitas questões do Enem podem ser indutivas ao erro, pois apresentam mais de uma alternativa que parecem corretas. Por isto, é crucial procurar entender o que, de fato, a questão está pedindo. Você pode circular ou grifar palavras chaves que te ajudem a entender o comando da questão, por exemplo.

Mantenha-se atualizado

Além da redação, muitas questões do Enem também podem exigir um conhecimento de mundo prévio para interpretá-las. Saber o que acontece no mundo é imprescindível para quem quer atingir uma boa nota, por isso é importante ficar ligado no nosso curso de Atualidades (confira aqui) e ler revistas e jornais para se manter informado. Além disso, muitos dos textos que caem na prova do Enem são retirados destes meios de publicação.

Procure a relação entre os textos

Se alguma questão te exigir a leitura de dois ou mais textos, primeiramente, procure o que existe em comum entre eles. Quando aparece esse tipo de questão no Enem, geralmente, é cobrada a compreensão da relação existente entre as ideias. Marque os elementos em comum que você identificar em ambos os textos, ligar pontos também pode ajudar a ter uma boa interpretação.

Tenha intenção na leitura 

Muitas vezes não é necessário ler o texto por completo para responder determinados tipos de questões. Por isso, antes de focar sua atenção no texto em si, procure no enunciado da questão o que exatamente ela quer que você identifique no material, desta forma, você poderá fazer uma leitura mais intencionada e focada naquilo que deseja achar. Essa dica pode, muitas vezes, ser útil para poupar tempo na prova do Enem.

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo