Você está aqui:Home » Vídeo Aula » História » Aula ao vivo e gratuita de história do Brasil para o Enem

Aula ao vivo e gratuita de história do Brasil para o Enem

Professor de história fala sobre um dos temas e habilidades mais cobrados no exame

Olá, leitores!

Uma das habilidades cobradas no Enem em Ciências Humanas é a H13: “Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processo de disputa pelo poder”. Para trabalhar está habilidade, o QG do Enem realiza uma aula ao vivo e gratuita de História sobre a construção do estado brasileiro no Segundo Reinado, a partir da instabilidade do Primeiro Reinado e Regência – tema com grande chance de ser cobrado no exame. Na aula, o professor Dalton Cunha de História ensina não só fatos históricos sobre o assunto, mas também como ele é cobrado dentro da habilidade 13.

A aula acontece no dia 04 de julho, das 19h às 20h.

Esta aula faz parte do curso Top Temas ENEM, do QG do Enem. O curso é focado nos temas e habilidades mais cobrados na prova. Em cada aula o professor aborda teoria e pratica; além de mostrar como a habilidade é cobrada.

Aproveite para conhecer um pouco mais sobre a construção do estado brasileiro a partir do Segundo Reinado:

O Segundo Reinado representa a fase da história do Brasil em que D. Pedro II ficou no poder. Tendo início no dia 23 de julho de 1840, o mandato de Pedro de Alcântara só aconteceu devido a uma mudança na constituição que permitiu com que ele assumisse o cargo de imperador do Brasil com 14 anos de idade. O governo de D. Pedro II durou 49 anos e foi marcado por muitas mudanças sociais, políticas e econômicas no país.

Política no Segundo Reinado

A política do segundo reinado foi marcada pela disputa entre o partido Liberal Conservador. De um lado, o Partido Liberal protegia os interesses dos indivíduos que formavam a classe média da sociedade urbana e comercial. Do outro, o Partido Conservador pregava a conservação do poder político nas mãos dos grandes donos de escravos campestres. Neste período, ambos os partidos revezaram o poder.dom-pedro-segundo

D. Pedro II

Ciclo do Café

Na segunda metade do século XIX, o café se tornou o principal produto de exportação brasileiro, além de ter sido muito consumido no mercado interno. Boa parte do lucro com o café foi investido na indústria, principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o que favoreceu o processo de industrialização do Brasil.

Imigração

O surgimento da indústria cafeeira trouxe também para o país um grande movimento migratório de europeus, italianos em sua maioria, que chegaram para aumentar a mão de obra nos cafezais de São Paulo e substituir a mão de obra escrava que, devido a pressões da Inglaterra, começava a entrar em crise.

 Questão Abolicionista

O Segundo Reinado também foi marcado por um grande movimento que propiciou o surgimento de leis abolicionistas e o fim do período de escravidão no Brasil. As principais leis foram:

  • Lei Eusébio de Queiróz (1850): extinguiu oficialmente o tráfico de escravos no Brasil;
  • Lei do Ventre Livre (1871): tornou livre os filhos de escravos nascidos após a promulgação da lei;
  • Lei dos Sexagenários (1885): dava liberdade aos escravos ao completarem 65 anos de idade;
  • Lei Áurea (1888): assinada pela Princesa Isabel, aboliu a escravidão no Brasil.

bandeira-brasil-segundo-reinadoBandeira do Brasil durante o Segundo Reinado

Crise do Império

A crise do Segundo Reinado começa a se fazer presente a partir da década de 1880, ocasionada pelos seguintes motivos:

  • Descontentamento nas lideranças da Igreja Católica devido a interferência de D. Pedro II em doutrinas religiosas;
  • Críticas e descontentamento do Exército Militar do Brasil devido a algumas medidas impostas pela monarquia;
  • Exigências da classe média brasileira que demandavam maior participação e liberdade nos assuntos políticos do país;
  • Falta de apoio dos grandes fazendeiros rurais, principalmente cafeicultores do oeste paulista, que desejam obter maior poder político, já que possuíam grande poder econômico.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo