Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Atividades de leitura infantil para utilizar em casa e na escola

Atividades de leitura infantil para utilizar em casa e na escola

Olá,

A leitura é o alicerce para construir um futuro melhor e para aumentar o desenvolvimento pessoal e profissional da criança no futuro. Hoje, mais do que nunca, a leitura deve ser incentivada, já que a tecnologia está aos poucos substituindo as atividades de leitura.

Hoje é muito simples fazer uma rápida pesquisa na internet e encontrar tudo o que precisa. A leitura estimula a criatividade, favorece o aprendizado, aprimora o vocabulário, desenvolve a interpretação textual e dinamiza o raciocínio.

Mas não basta somente o professor ensinar a importância da leitura em sala de aula. Os pais também podem desenvolver atividades de leitura em casa para estimular a criatividade, imaginação e criar o hábito de leitura nas crianças.

Hoje falaremos mais sobre como incentivar as crianças a ter o hábito de leitura e você conhecerá quais as melhores atividades de leitura para aplicar em casa ou na escola. Confira!

7 Dicas para incentivar a leitura nas crianças

leitura-infantil

1 – Comece desde cedo

É importante mostrar à criança como os livros podem ajudá-la a desenvolver a imaginação e criatividade. As crianças devem ter contato desde cedo com os livros. Os bebês precisam tocar, visualizar as cores e sentir as texturas.

Várias editoras estão investindo em livros para bebês, que contêm efeitos sonoros, alto relevo, com bonecos, com fantoches coloridos e muitos outros elementos atrativos para as crianças.

2 – Dê o exemplo

É muito mais fácil uma criança começar a se interessar por leitura quando os pais também se interessam. Os pais precisam dar exemplos, e as crianças os seguem.

Os pais precisam começar a incentivar as crianças, contando histórias, lendo para a criança e explicando a história.  Desta forma, a criança perceberá o interesse dos pais pela leitura e ficará mais fácil desenvolver este hábito.

3 – Atração pelas gravuras

Para iniciar o hábito da leitura, é importante que você ofereça às crianças menores, livros que contenham mais gravuras do que escrita. Isso vai aumentar o interesse delas por livros e aos poucos pode ir aumentando a quantidade de escrita.

4 – Conte histórias

Os pais precisam reviver aquele hábito antigo de contar histórias para as crianças na hora de dormir. Isso aumenta incrivelmente seu desenvolvimento criativo, além de aumentar também a curiosidade da criança por histórias.

Ler em voz alta para a criança, também ajuda a criança compreender melhor as histórias, aprender novos vocabulários e aumentar a compreensão de fonética. É mais uma forma de os pais participarem desta fase tão importante de alfabetização.

5 – Biblioteca

Tem uma biblioteca próxima a sua casa? Então leve seu filho com frequência e deixe-o escolher os livros que mais lhe chamam a atenção. Não há idade para visitar a biblioteca, portanto, quanto antes a criança tiver este contato mais fácil para desenvolver o hábito da leitura.

6 – Apresente vários gêneros literários

Após a criança já estar familiarizada com os livros e estar começando a desenvolver o hábito da leitura, é importante que os pais ou os professores apresentem vários gêneros literários. Assim, a criança poderá se identificar melhor com seu estilo e aumentar ainda mais o interesse pela leitura.

7 – Tenha um dicionário infantil

A partir do momento em que a criança tem um contato maior com o vocabulário, sempre existirá dúvidas, e você precisa estar preparado para saná-las. Os dicionários infantis trazem muitas figuras e cores que remetem aos significados, facilitando muito a compreensão da criança.

Desta maneira, sempre que a criança tiver alguma dúvida sobre significados, é importante ensiná-la a procurar sozinha ou fazer isso juntos.

8 Atividades de leitura importantes para as crianças

1 – Leitura em conjunto

Seja na escola ou em casa, os pais podem sentar-se em uma mesa e cada um ler uma parte do livro. Na escola, os professores podem fazer uma dinâmica muito interessante, reunindo todos os alunos e desenvolvendo a leitura em conjunto. Essa prática irá desenvolver rapidamente o raciocínio e a habilidade com as palavras.

2 – Culinária

A culinária é uma maneira bem divertida de praticar a leitura e mostrar para a criança a importância da leitura. Em casa mesmo, os pais podem se reunir para fazer um prato favorito da criança e deixá-la praticar a leitura. É uma das atividades de leitura mais apreciadas pelas crianças.

3 – Troca de livros com amigos

Estimular a curiosidade pela diversidade de temas e gêneros é importante para desenvolver a leitura nas crianças. E uma forma prática de fazer isso é estimular a troca de livros entre amigos, colegas de escola, vizinhos, etc.

A troca de experiências é incrível e a criança pode se aventurar em um mundo de imaginação diferente.

4 – Criar a sua própria história

Que tal incentivar a criança a criar sua própria história? Dê um livro à ela, lápis coloridos, giz de cera coloridos, canetas, blocos de folhas em branco, etc. Esta atividade de leitura pode ser feita em casa mesmo ou na escola, incentivando os alunos a criarem histórias em conjunto, depois apresentar para os colegas de classe.

5 – Cartões de letras

Esta é uma das atividades de leitura mais usadas no ensino primário. Os pais podem realizar esta atividade em casa também e juntos incentivar a criatividade da criança.

Basta construir vários cartões com todas as letras do alfabeto. Em sequência, pegue um objeto e deixe que a criança forme as palavras que dão significado ao objeto. É eficaz, divertido e prático.

6 – Ilustrando a história

Esta atividade consiste em o professor ou os pais lerem uma história do interesse da criança e em seguida pedir para que a criança crie uma capa para o livro ou ilustre a parte da história que mais gostou.

Pode incentivar a criação para qualquer gênero literário e em grupo, para que a criança aprenda a soltar a criatividade com outros colegas.

Veja algumas sugestões de livros infantis:

  1. O livro que lê gente
  2. O Ele Falante
  3. Era uma vez o lobo mingau
  4. A fada do dente banguela
  5. O pinguim de mochila
  6. Bichológico

7 – Caminhada da leitura

É uma das atividades de leitura mais importantes e que fará muita diferença na vida da criança. Consiste em fazer uma longa caminhada com a criança por lugares estratégicos, que contenham cartazes, outdoors, placas, nomes de lojas, nomes das ruas, avenidas, etc.

Essa atividade mostrará à criança a grande importância de aprender a ler e desenvolver o hábito da leitura. Sempre reforce à ela essa importância para a vida, nessa atividade.

8 – Dia da parlenda

As parlendas sempre fizeram parte do desenvolvimento do aprendizado e alfabetização. São pequenos versinhos e poemas com temática infantil. São comumente recitados em brincadeiras infantis, fazendo com que as crianças associem a leitura com a diversão.

Os professores podem criar o dia da parlenda, reunindo todas as crianças e recitando os versinhos através de brincadeiras. Os pais também podem fazer isso em casa. Veja abaixo alguns tipos de parlendas para praticar com as crianças:

“Corre cotia, na casa da tia.

Corre cipó, na casa da vó.

Lencinho na mão, caiu no chão.

Moça bonita, do meu coração …

UM, Dois, Três! ”

———————-\\———————-

“Eu sou pequenino,

Do tamanho de um botão.

Carrego papai no bolso

E mamãe no coração. ”

———————-\\———————-

“Lá vai a bola, girar na roda,

Passear depressa e sem demora.

E se no fim, desta canção, você estiver

Com a bola na mão, depressa pule fora. ”

———————-\\———————-

“O macaco foi à feira

Não teve o que comprar

Comprou uma cadeira

Para o (nome da criança) se sentar

A cadeira esborrachou

Coitado do (nome da criança)

Foi parar no corredor. ”

———————-\\———————-

“Lá em cima do piano

Tem um copo de veneno

Quem bebeu morreu

O culpado não foi eu. ”

———————-\\———————-

“Dedo mindinho

Seu vizinho,

Maior de todos

Fura-bolos

E mata piolhos. ”

———————-\\———————-

“Tá com frio?

Toma banho no rio

Tá com calor?

Toma banho de regador. ”

———————-\\———————-

“A vovó Mariazinha

Fez xixi na panelinha

E falou para todo mundo

Que era caldo de galinha. ”

———————-\\———————-

“Chuva e sol

Casamento de espanhol

Sol e chuva

Casamento de viúva. ”

———————-\\———————-

“Fui à feira

Encontrei uma coruja

Pisei no rabo dela

E ela me chamou de cara suja. ”

Praticando a leitura para um futuro melhor

Ensinar leitura às crianças é um desafio muito grande para o professor e também para os pais. Desta maneira, quanto mais atrativa e divertida forem as histórias, mais interesse e curiosidade a criança terá, sendo mais fácil de adquirir o hábito da leitura quando crescer.

Os pais podem reforçar o aprendizado que a criança tem na escola e criar uma rotina de estudos em casa também. A leitura é fonte de alfabetização, através dela as crianças poderão se transformar em adultos criativos e cheios de ideias para um mundo melhor.

Esperamos ter lhe ajudado com estas dicas de atividades de leitura infantil. Pratique todas elas em casa com seus filhos ou na escola com seus alunos, e se tiver alguma dúvida, pode deixar abaixo nos comentários!

infografico-7-Dicas-para-incentivar-a-leitura-nas-criancas-min

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo