Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Vestibular e Enem » Assuntos mais comuns de sociologia em vestibulares

Assuntos mais comuns de sociologia em vestibulares

Questões sobre sociologia ou estudos sociais sempre estão presentes nas provas dos principais vestibulares do país. Portanto, estudar mais sobre sociologia pode evitar surpresas na prova

Olá, leitores!

Os vestibulares estão chegando e, com eles, as dúvidas mais frequentes em relação ao conteúdo que deve se prestar maior atenção. Além das matérias padrões como português e matemática, os vestibulares também prestam bastante atenção em outros valores.

Sociologia é um tema muito dinâmico, sempre com grandes variações temáticas e aspectos sociais. A presença de aspectos dessa matéria passou a estar cada vez mais frequente nas questões das provas. Mesmo quando essas questões não se tratam da matéria sociologia em si, se analisar todo o contexto, pode ter a certeza de que a encontrará na questão.

A sociologia engloba as área de atualidades, por exemplo. As questões das principais provas sempre estão ligadas à atualidade e problemas sociológicos. Portanto, esteja ciente de que a sociologia sempre estará presente nas provas dos vestibulares.

A sociologia pode estar ligada em diversos aspectos de uma prova de vestibular, às vezes em questões de matemática e português pode-se achar essa matéria. Até mesmo na redação a sociologia pode estar presente.

Portanto, separamos uma série de dicas sobre possíveis temas de sociologia que podem cair nos vestibulares:

  • Estabelecer um vínculo com a atualidade. Sempre esteja antenado no que anda acontecendo pelo mundo, indícios fortes de que algum assunto muito pertinente ocorrendo no mundo poderá estar presente na prova.
  • Exige-se o conhecimento, mesmo que mínimo, de alguns dos aspectos dos autores mais tradicionais. Por exemplo: Platão. Autores famosos dos estudos sociológicos sempre caem nos vestibulares.
  • A capacidade de analisar conceitos de política, ética e moralidade, estado ou natureza. O contrato social e o estado de sociedade.
  • Estar a par de movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, “Diretas Já” de 1984 e “Caras Pintadas” em 1992 e 2013). Sendo necessário nesse tópico saber diferenciar os aspectos de cada agrupamento dos movimentos, tendo possibilidade de relações entre os movimentos ocorridos no país e a Primavera Árabe. Enfim, as possibilidades nesse quesito são diversas.
  • Na Ação Social de Max Weber, seu foco é enxergar dentro da linguagem de Weber os ares sobre a sociedade, a influência das relações sociais que consistem na possibilidade de um desencadeamento político ou econômico. A dica sobre Weber é estar esperto nas situações para serem relacionadas com ação racional relativa aos fins, ação racional relativa aos valores, ação afetiva e a ação tradicional.
  • Em “As novas relações de trabalho” você necessitará compreender sobre o que está acontecendo na sociedade. Conseguir ser capaz de estabelecer relações sobre a flexibilidade encontrada nas leis trabalhistas dentro dos conceitos a respeito da globalização.
  • Já no tema de “Política, ética e moralidade”, como mencionado acima, você necessitará estar a par de Sócrates, Platão e Aristóteles. Tentando conciliar os seus pensamentos com a ética e a política. Nesta parte, você deve ter atenção, pois Maquiavel dizia que “nem sempre o governante deve ser ético”.
  • Na parte de “Estado de natureza, contrato social e estado de sociedade” você deverá prestar atenção no raciocínio de Rosseau, Hobbes e Locke. Neste tópico, você deverá definir as relações entre os estados de natureza. Neste estudo sobre os três é presente a ideia de que as leis são o senhor de um Estado.
  • Sobre os “Conceitos de Jürgen Habermas”, o vestibulando deve se aplicar em distinguir a esfera pública da privada junto da atuação do indivíduo. As relações de Poder Estado-Política. Entender e compreender a questão da necessidade de viver em sociedade.
  • Durante seus estudos sobre os “Conceitos de Émile Durkheim” você deverá ter pleno domínio sobre conceitos como os Fatos Sociais e a Solidariedade mecânica e orgânica, onde é necessário fazer a compreensão dos problemas sociais sendo veemente interessante entender eles como não como coisas, mas sim como fatos.
  • Um tema muito interessante para seus estudos é sobre a “Relação da fé e da razão”. Neste tópico de São Tomas de Aquino, que propõe uma relação harmoniosa entre o corpo e alma, a fé e a razão, o Estado e a Igreja. Seu foco neste aspecto é demonstrar e ordenar os mistérios revelados pela fé. A dica é perceber a sacada harmônica presente destes aspectos.
  • Sobre os “Conceitos de Karl Marx”, entender sobre sua escrita em relação a alienação dos indivíduos em massa. Compreender sobre os conceitos de materialismo histórico e sobre as lutas das classes.
  • Entender o “Papel social da educação/pobreza e desenvolvimento”. As questões sobre a qualidade de ensino público, desenvolvimento da economia e as fraquezas encontradas nelas. O vestibulando deve ter em mente que neste tópico há de se tomar uma cautela nesse tema. Estar sempre se informando e tentando adequar este pensamento junto ao de Marx e Weber.
  • Escola de Frankfurt e a indústria cultural, definido com um dos temas mais importantes para seus estudos, principalmente quando seu foco é o Enem, podendo aparecer questões sobre as relações com a sociedade contemporânea (midiatização, meios de comunicação e alienação). No vídeo abaixo, você poderá conferir uma videoaula a respeito desse assunto.

Espero que todos estes tópicos sobre sociologia possam ajudá-los nos estudos. Boa sorte e até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo