Você está aqui:Home » Enem » Assuntos mais cobrados na prova de Geografia do Enem

Assuntos mais cobrados na prova de Geografia do Enem

Olá estudantes!

Com o Enem 2014 cada vez mais perto (provas acontecem em 8 e 9 de novembro), o estudante não pode se desesperar. A gente sabe que é difícil saber tudo o que foi aprendido no ensino médio. Por isso, uma sugestão é focar em temas específicos. Para facilitar sua vida, o site Universia Brasil fez um raio-x com os assuntos mais cobrados na prova de geografia nos últimos 3 anos.

Não que você deva estudar só esses assuntos, mas é um complemento para montar o seu próprio plano de estudos e, assim, otimizar sua leitura e aproveitar melhor o tempo reservado para essa atividade.

O Enem possui por característica principal a interdisciplinaridade. Com a geografia não é diferente, a matéria é encontrada dentro da área do conhecimento definida por “Ciências Humanas”, que também engloba história, sociologia e filosofia.



De acordo com o professor de geografia do Anglo Vestibulares, Alexandre Rosa, a prova de geografia preza por um lado social, pela percepção de como a população está se posicionando, como está a educação, a saúde. Então é uma prova bem politizada.

Devido à já citada interdisciplinaridade da prova, quem for fazer o exame pode esperar por questões sobre a interferência humana em ecossistemas, como o desmatamento na Floresta Amazônica, ou dinâmicas populacionais, tal qual a migração de haitianos e africanos em cidades do interior gaúcho (tema atual e lembrado com frequência por professores).

Assim como em outras provas do Enem, você deverá ser capaz de juntar tudo o que foi aprendido na sua vida escolar e trazer para a sua realidade, uma vez que o exame sempre traz questões contextualizadas em assuntos do cotidiano.

Dito isso, agora dê uma olhada no que caiu na prova de geografia do Enem nos últimos 3 anos:

– 6 questões sobre Solo.

– 4 conhecimentos sobre Movimentos Migratórios no Brasil.

– 3 perguntas sobre Problemas Ambientais. Temas abordados: poluição do ar, poluição do solo, aquecimento global, efeito estufa e chuva ácida.

– 3 questões sobre Taxa de Natalidade e Mortalidade.

– 3 questões sobre Densidade Demográfica.

– 3 questões sobre Análise de Gráficos.

– 3 questões sobre Pirâmide Etária.

– 2 perguntas sobre Reforma Agrária.

– 2 questões sobre Energias Renováveis.

– 2 questões sobre Economia Mundial.

– 2 questões sobre Economia Brasileira.

– 1 questão sobre Expansão da Indústria Brasileira.

– 1 questão sobre Lixo.

– 1 questão sobre Clima.

– 1 questão sobre a briga entre Israel x Palestina.

– 1 questão sobre Crescimento Demográfico.

– 1 questão sobre Distribuição de Terra.

– 1 questão sobre Reformas Territoriais.

– 1 questão sobre Rede de Transporte Brasileira.

– 1 questão sobre Elementos da Paisagem.

Falando em geografia no Enem, você deve estar a par dos acontecimentos atuais relacionados não só a geografia em si, mas também temas ligados a história, biologia, sociologia e filosofia, já que a maioria das perguntas vem contextualizadas. Para se dar bem, você deve ler bastante e se atualizar!

Parece repetitivo, mas essa dica é a chave da questão! Na hora da prova fique atento para os enunciados e mantenha a calma. Torcemos por você!

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo