Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » As 4 fases do processo de leitura

As 4 fases do processo de leitura

Olá,

Ler é muito mais do que sair decifrando as letras no papel (ou na tela) e seguir formando palavras, frases, parágrafos, textos. Ler implica entender o texto que está diante de nossos olhos. E, para que haja esse entendimento de forma satisfatória, passamos por algumas etapas.

Abordaremos neste texto as fases pelas quais passamos durante o processo de leitura. Você sabe quais são?

Primeiramente, vejamos o que é leitura:

Leitura

Processo de leitura

Fonte: Reprodução

Quando falamos em leitura nos referimos ao ato de ler e também à apreensão do conteúdo de um texto escrito.

Perceba que ler não significa apenas decodificar as letras que compõem o texto, pois o processo de leitura para ser completo exige que se apreenda o conteúdo do texto, ou seja, é necessário captar, assimilar, compreender a mensagem do texto.

As 4 fases do processo de leitura

O processo de leitura é dividido em 4 fases: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. Confira como e quando ocorre cada uma dessas fases:

  • Decodificação

Decodificar é ser capaz de entender os símbolos escritos, relacionando-os a seus devidos significados. Contudo, essa é ainda a fase primária da leitura, o importante é que o leitor conheça o código usado e consulte no dicionário os vocábulos desconhecidos.

  • Compreensão

Após a decodificação, fase em que se identifica o código, o leitor passa pela fase de compreensão, na qual ele deve ser capaz de identificar o sentido do texto, sua estrutura, gênero e em que contexto está inserido. Aqui o leitor deve conseguir entender o que o autor do texto que dizer, além de ser capaz de resumir em poucas palavras ou frases a ideia central do texto, ou que tipo de mensagem o texto transmite. Vale ressaltar que nessa fase o leitor irá apreender aquilo que está explícito no texto, não sendo capaz de ir além daquilo que está claro.

  • Interpretação

A interpretação, embora muito confundida com a compreensão, trata-se de uma fase mais profunda, na qual além da compreensão é necessário que o leitor seja capaz de interagir com o texto. Além disso, é nessa fase que se apreende as informações que estão implícitas. Essa fase exige do leitor uma atitude mais crítica diante do texto. E para que sejamos capazes de interpretar bem um texto é preciso que consigamos nos posicionar diante do texto, concordando ou não com ele, e sabendo argumentar por que concordamos ou não.

Para que fique clara a diferença entre compreender e interpretar, você tem que ter em mente que na compreensão você apreende as ideias explícitas, enquanto que na interpretação você apreenderá também as ideias implícitas. Ou seja, na compreensão é possível marcar no texto aquilo que se quer dizer sobre ele. Agora, na interpretação nem sempre é possível que se marque no texto o que se quer dizer sobre ele, exigindo que o interpretemos e o expliquemos com nossas palavras, por se tratar de algo que muitas vezes está implícito.

  • Retenção

A última fase da leitura é a retenção. É importante você não confundir reter com memorizar.

A fase de retenção exige que o leitor, após a leitura ou leituras do texto, seja capaz de reter as informações, conhecimentos ou ensinamentos apresentados. Essa retenção, porém, é ativa. Portanto o leitor deve ser capaz de assimilar o novo conteúdo apreendido a conhecimentos prévios. Outro fator importante é a aplicação daquilo que se reteve em outros contextos. Portanto, a retenção é a fase em que se assimila, relaciona, compara e aplica o conteúdo do texto lido.

Conclusão

Você viu neste texto quais são as quatro fases do processo de leitura. Lembre-se que a leitura é algo que se aperfeiçoa na prática; portanto, sempre que puder, leia!

Um grande abraço, e até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo