Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Artigo científico: guia prático com tudo que você precisa saber

Artigo científico: guia prático com tudo que você precisa saber

Olá, leitor!

O artigo científico é muito importante, já que a maioria dos estudantes terá que escrever pelo menos um ao longo de sua vida acadêmica. É comum chegar neste momento crucial e não saber por onde começar nem o que o artigo significa e quais os impactos dele na jornada de estudos.  O ensino básico, na maioria das vezes, não prepara para a carreira acadêmica, o que deixa o aluno despreparado para a universidade.

O trabalho científico exige muita dedicação, mas sabendo exatamente os passos que devem ser seguidos, fica mais fácil escrever um artigo de qualidade. Como sabemos que produzir um texto científico não é fácil, selecionamos algumas dicas que podem ajudá-lo(a) a cumprir esta etapa tão importante para a sua formação e para a pesquisa no Brasil.

O que é um artigo científico?

Antes de tudo, é importante que você compreenda bem o que é um artigo científico.  No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT,  dita como os artigos devem ser produzidos. Segundo a instituição,  o artigo científico pode ser definido como uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados.

O artigo pode ser realizado em qualquer área do conhecimento. Na maioria das universidades, a elaboração desse tipo de trabalho é uma exigência para a conclusão dos cursos e uma das partes mais importantes do trajeto acadêmico do aluno.  O artigo também pode ser considerado um dos pilares do avanço científico do país, já que é por meio destas pesquisas que ocorrem progressos na ciência.

Entenda quais são os princípios básicos de um artigo

Para ser considerado um artigo científico, o texto precisa seguir alguns parâmetros. O principal deles é ser submetido à aprovação de uma banca composta por outros cientistas da área, que irão verificar as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica dos resultados obtidos. O artigo deve ter de 5 a 50 páginas, apresentando uma introdução, a metodologia utilizada na pesquisa e as conclusões.

 A ABNT é a instituição que determina como textos acadêmicos devem ser realizados. Portanto, é fundamental que o estudante conheça bem essas normas na hora de colocá-las em prática. Você precisa lembrar também que seu artigo trará informações que poderão ser utilizadas por outros pesquisadores. Logo, as fontes devem estar corretas e serem verídicas e confiáveis.

Com empenho e com uma boa orientação, você tem tudo para realizar um trabalho de qualidade. Fazer um artigo científico é mais simples do que você imagina!

Como escrever artigo científico

Fonte: Reprodução

Dicas para fazer um bom artigo científico

O começo costuma ser a parte mais difícil. Nesse momento, toda ajuda é bem-vinda. Portanto, seguir alguns passos e dicas pode tornar seu caminho menos árduo.  

Leia artigos acadêmicos

A primeira coisa para escrever um bom artigo é ler outros artigos. Os textos servirão não só como fontes de pesquisa, mas também ajudarão a compreender melhor a linguagem cientifica como um todo. Este tipo de publicação tem suas particularidades e você precisa conhecê-las para realizar um trabalho de qualidade. 

Também é importante escolher as fontes e os teóricos que você utilizará antes de começar a escrever. Faça um fichamento e separe as principais citações sobre o assunto. Assim, o trabalho ficará mais fácil.

Entenda as partes de um artigo científico

Um dos principais erros dos pesquisadores iniciantes é confundir as partes do artigo. Muitos ficam em dúvida e acabam inserindo itens a mais na introdução e detalhes desnecessários no resumo. Segundo a ABNT, o texto deve ter a seguinte estrutura:

Titulo:o mais informativo e conciso possível.

Identificação dos autores: coloca-se, além do nome completo, a qualificação de cada autor, a instituição responsável  e um e-mail para contato.

Resumo: tem um número limitado de palavras, logo, deve ser claro e objetivo. O resumo contém os principais dados e conclusões do trabalho.

Introdução: traz o tema, os objetivos e as motivações do artigo.

Corpo do artigo: também segue uma estrutura básica. Precisa conter os antecedentes e a descrição do problema analisado, além de evidenciar a aplicabilidade e originalidade da pesquisa. Devem ser apresentados os objetivos, a metodologia utilizada e as conclusões.

Tenha uma linguagem clara e objetiva

A linguagem do artigo acadêmico tem suas peculiaridades. Na hora de escrever, seja claro e não tente rebuscar ou dificultar as palavras. As frases devem estar na ordem direta (sujeito-verbo-objeto) e serem curtas e simples. Apesar disso, os parágrafos podem ter um tamanho maior do que aquele usado em outros tipos de texto.

Cuidado com objetivos e palavras-chave

Os objetivos e as palavras-chave são os motes da sua pesquisa. Se você não selecionar esses itens com muito cuidado, o artigo dificilmente sairá como planejado. Os objetivos e as palavras-chave também ajudarão a escolher as fontes e a definir o enfoque do seu trabalho. 

Conheça bem a ABNT

Saiba quais são e verifique constantemente as regras da ABNT. Isso será fundamental para escrever e revisar seu texto. 

Não há motivo para se desesperar na hora de elaborar um artigo científico. O importante é manter a calma e seguir essas dicas!

Bons estudos e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo