Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » Arte e tecnologia: quais são as tendências desse meio

Arte e tecnologia: quais são as tendências desse meio

Olá, leitores!

A arte e a tecnologia parecem de fundir no mundo contemporâneo. A arte é modificada pela tecnologia, assim como a tecnologia se faz a partir da arte e cria novas formas de se fazê-la.

Essa fusão se faz valer positivamente em vários meios, em espacial na educação. Os diálogos estabelecidos pela arte e a tecnologia faz nascer novas tendências de interatividade humana, de abordagem e afeto de si com o outro e, junto com elas, as chamadas tecnologias educacionais: de ensino e de aprendizagem. Novas formas de educar.

A história da tecnologia envolvida com a arte

As principais características da tecnologia são a mobilidade, a multifuncionalidade, convergência e integração e a arte, como forma de expressão e comunicação humana, sempre esteve envolvida com a tecnologia em seu desenvolvimento.

Quando realizamos um estudo histórico da arte, percebemos que, na medida em que novas tecnologias eram desenvolvidas, como por exemplo, os textos artísticos que se vem a partir do desenvolvimento da escrita, dentre outros, a arte se apropriava e se recriava a partir das potências de produção e interação oferecidas pela tecnologia.

O alcance de compreensão de mundo e comunicação de massa oferecidos pelas tecnologias, permitiu a expansão do olhar e do fazer artístico, assim como de sua implicação na humanidade. A arte, como comunicação, é moldada pela tecnologia.

Como envolver arte e tecnologia?

homem-e-tecnologia

Podemos, portanto, pensar as possibilidades de criação e contato artístico a partir e/ou mediada pelas tecnologias. Por exemplo, pela internet, podemos visitar detalhadamente os acervos dos maiores museus do mundo, conhecer obras de artistas em lugares remotos e tornar isso possível a grandes massas. Com o desenvolvimento da cibertecnologia, hoje temos infinitos meios de produção artística digital, como é o caso das mídias e design digital.

O desenvolvimento das tecnologias sociais está interligado às tecnologias na educação, fornecendo, assim, material para novas criações e compreensões de mundo. As tecnologias sociais promovem uma nova interatividade no ensino e descentraliza a visão de educador/educando.

Por isso, o uso da arte e da tecnologia nas escolas permite uma nova abordagem da pluralidade humana, numa desespecificação das práticas artísticas, influenciadas pelo amplo alcance e interatividade promovido pelas tecnologias.

Quais são as tecnologias esperadas nesse ramo

No ramo da educação, as tecnologias de informação e interação social são as mais esperadas e utilizadas. Podemos fornecer aos nossos alunos informações que, sem essas tecnologias, seriam inviáveis e praticamente impossíveis; possibilitamos uma democratização e acesso aos livros em bibliotecas digitais, possibilitamos uma maior interação entre os educadores com os estudantes que ultrapassa as limitações geográficas.

A internet é a grande aliada da educação na comunicação artística e técnica. Ela possibilita desenvolver novas formas de expressão e reelaboração de mundo, assim como novas abordagens pedagógicas.

Como usar a arte e tecnologia nas escolas?

Nas escolas, a tecnologia pode ser uma ferramenta de produção e acesso à arte. Ferramenta de produção por permitir com que os olhares criativos sejam expressos por novas formas, alcançando novas pessoas.

Como ferramenta de acesso, a tecnologia permite com que a arte ultrapasse as barreiras de localização geográfica e sejam reproduzidas virtualmente, isto é, a tecnologia pode ser uma ferramenta de aproximar a arte às pessoas.

Tradicionalmente, a única forma de expressão de um estudante nas escolas é atrás da carteira, e essa é uma condição que desfavorece o potencial criador humano. Nesse caso, os poderes de comunicação, acesso e interatividade que a arte e a tecnologia permitem, colocam o fazer pedagógico em um outro plano, o de questionar o seu papel em meio as tendências e possibilidades contemporâneas e solicita uma reinvenção, de modo a utilizar a facilidade tecnológica e a criatividade artística a favor das melhorias educacionais.

Qual sua opinião?

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo