Você está aqui:Home » Livros Grátis » Literatura Estrangeira » Arquivo pessoal de García Márquez será disponibilizado na internet

Arquivo pessoal de García Márquez será disponibilizado na internet

Olá, leitores do Canal do Ensino!

Você conhece Gabriel García Márquez? Se a resposta foi negativa, saiba que deveria conhecer – e muito.

O escritor colombiano é considerado um dos autores mais importantes do século XX tendo, inclusive, recebido o prêmio Nobel de Literatura em 1982, pela relevância de sua obra. Para quem já conhece e para quem quer conhecer, saiba que o arquivo pessoal do artista será disponibilizado de graça na internet.

García Márquez faleceu em 2014 aos 87 anos de idade e tem entre seus livros mais famosos Cem Anos de Solidão e o Amor nos Tempos do Cólera (já adaptado para as telas do cinema).

Arquivo de García Márquez na internet

A Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos, irá digitalizar todo o arquivo pessoal do escritor para, em seguida, disponibilizá-lo gratuitamente ao público. Os trabalhos devem começar em junho deste ano e terão duração total de 18 meses.

O projeto “Compartilhando Gabo com o mundo” – Gabo era o apelido de García Márquez – teve início quando a universidade comprou da família do escritor parte de seu acervo pessoal, por U$ 2,2 milhões, em novembro de 2014. Ao todo, serão digitalizadas 24 mil páginas de manuscritos, fotografias, anotações, entre outros materiais.

O projeto só se tornou viável graças a uma doação da Council on Library and Information Resources, uma organização sem fins lucrativos focada em pesquisa e educação.

Atualmente, uma pequena parte do arquivo já está disponível para consulta no site do Harry Ransom Center, biblioteca e centro de pesquisa da Universidade do Texas.

Livros de Gabriel García Márquez

Estes são os dois livros mais famosos do escritor colombiano dentro de sua vasta e genial obra. Conheça:

Cem Anos de Solidão

Em Cem Anos de Solidão, Gabriel García Marquez narra a história da família Buendía, uma estirpe de solitários que habitam a mítica aldeia de Macondo. A narrativa desenvolve-se em torno de todos os membros dessa família, com a particularidade de que todas as gerações foram acompanhadas por Úrsula, uma personagem centenária e uma matriarca conhecida.

Amor nos Tempos do Cólera

Ainda muito jovem, o telegrafista, violinista e poeta Gabriel Elígio Garciá se apaixonou por Luiza Márquez, mas o romance enfrentou a oposição do pai da moça, coronel Nicolas, que tentou impedir o casamento enviando a filha ao interior numa viagem de um ano. Para manter seu amor, Gabriel montou, com a ajuda de amigos telegrafistas, uma rede de comunicação que alcançava Luiza onde ela estivesse. Essa é a história real dos pais de Gabriel García Márquez e foi ponto de partida de ‘O amor nos tempos do cólera’, que acompanha a paixão do telegrafista, violinista e poeta Florentino Ariza por Fermina Daza.

Conheça os livros de Gabriel García Márquez. Literatura imprescindível.

Boa leitura!

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo