Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Arquitetura e Urbanismo: guia completo da carreira e do curso

Arquitetura e Urbanismo: guia completo da carreira e do curso

O profissional da área de Arquitetura e Urbanismo trabalha projetando, coordenando e construindo casas, prédios, edificações e espaços internos e externos, desde à planta, até às etapas finais, obedecendo regulamentos e normas técnicas.

Olá, leitor!

O curso de Arquitetura e Urbanismo possibilita ao estudante atuar em diversas áreas relacionadas à construção das mais diversas edificações, determinando quais serão os materiais a serem utilizados em cada obra, considerando o fim a qual se destina o imóvel, bem como a disposição dos objetos, a ventilação, a iluminação, a acústica e também a manutenção pós obra. É, também, trabalho do arquiteto considerar os impactos ambientais que a obra poderá causar.

O profissional desse ramo está em constante contato com seu objeto de estudo, ou seja, o processo de construção e manutenção de edificações e de espaços públicos, por isso, é preciso que se tenha gosto e interesse em resolver problemas tanto por uma abordagem lógica quanto por uma abordagem humanística, sendo assim, o interessado no curso de Arquitetura e Urbanismo, precisa gostar de aprender e se desenvolver, que são características fundamentais para os profissionais desse ramo, independentemente da área ou atividade escolhida.

Além disso, é preciso gostar de atividades que envolvam cálculos, desde os mais simples até alguns mais complexos, isso porque é necessário que se traduzam ideias para aspectos do mundo concreto, através da execução de regras matemáticas. Portanto, também é preciso ter interesse por cálculos materiais e estruturais.

Possuir atenção a detalhes também é essencial, pois diversas atividades dessa área, lidarão com espaços de uso constante, que impactarão diretamente na vida das pessoas, bem como concentração, organização e disciplina.

É de suma importância que o profissional de Arquitetura e Urbanismo busque sempre se atualizar. Novos materiais e técnicas são desenvolvidos constantemente, de acordo com necessidades e o próprio desenvolvimento da tecnologia. Por isso, é mais que necessário sempre estar a par dessas possíveis alterações, então, manter-se nos estudos é fundamental!

Sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo

arquitetura

A graduação em Arquitetura e Urbanismo é oferecida unicamente na habilitação de bacharelado, sendo que geralmente dura cinco anos. Durante a faculdade o aluno aprende sobre diversos aspectos do processo de edificação. Sendo assim, desenho arquitetônico e construção de edifícios ocupam boa parte da carga horária. Entre as matérias teóricas estão antropologia, fundamentos estéticos, matemática e história da arquitetura.

Ao final da graduação o aluno deverá realizar um estágio obrigatório, geralmente em obras de edificações ou projetos urbanos, trabalhos extracurriculares, voltados ao curso e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Mercado de Trabalho

Essa área, diferente do que muitos acreditam, não se limita apenas a trabalhar com edificação de prédios, ou seja, ser um arquiteto de obras particulares. O profissional desse ramo pode exercer diversas atividades que necessitam do uso de um conhecimento sobre edificações, dentre as seguintes opções:

  • Arquitetura Industrial – Planejando projetos que visam a instalação de indústrias, respeitando as normas técnicas e de segurança, mantendo o foco na maior funcionalidade possível.
  • Arquitetura Verde – Desenvolvendo projetos residenciais e comerciais, respeitando o meio ambiente, visando uma maior integração junto às características naturais da região afetada.
  • Edificação e Construção – Projetando, coordenando e administrando obras, definindo os materiais e controlando os prazos e custos.
  • Luminotécnica – Realizando o projeto de iluminação tanto de grandes quanto de pequenos espaços. Realizando, também, a iluminação de eventos
  • Paisagismo e Ambiente – Desenvolvendo a construção e uso de espaços abertos, como jardins, parques e praças.
  • Restauro de Edifícios – Recuperando casas e prédios antigos ou deteriorados, visando manter as características originais e propondo soluções para o melhor uso destes.
  • Urbanismo – Planejando uma região, cidade ou bairro, criando o plano diretor e de zoneamento.
  • Ensino – Trabalhando como professor em instituições de ensino públicas ou privadas.
  • Pesquisa – Trabalhando em instituições ou centros de pesquisa.

Principais opções de trabalho

As principais áreas de trabalho para o profissional de Arquitetura e Urbanismo, estão espalhadas nas atividades citadas acima, contudo, algumas profissões de destacam uma das outras devido as suas particularidades e benefícios.

Três dos trabalhos mais procurados, são:

Arquitetura Industrial

O profissional de Arquitetura e Urbanismo que opta pela carreira de arquiteto industrial, tem a possibilidade de ter um alto índice de empregabilidade. Isso porque todas as indústrias estão sempre buscando, desde a construção, maneiras de aumentar sua produtividade. Mesmo não sendo uma profissão com alto estabilidade profissional se formos comparar com as demais, trabalhar como arquiteto industrial atrai muitas pessoas devido ao alto retorno financeiro.

Além disso, é possível também se trabalhar em empresas voltadas, exclusivamente, ao setor de arquitetura industrial, não tendo vínculo com a empresa atendida.

Edificação e Construção

Optar pela carreira de edificação e construção, possibilita que o profissional de Arquitetura e Urbanismo ganhe relativamente menos do que em outras áreas, entretanto, o índice de empregabilidade é relativamente alto, pois, apesar da sazonalidade do mercado imobiliário, o setor de construção sempre mantém-se em alta, mesmo que apresente altas menores e maiores. Essa área sempre possui uma grande demanda de trabalho, portanto, é uma ótima opção também.

É possível ao profissional de Arquitetura e Urbanismo trabalhar em conjunto a engenheiros civis e outros técnicos em edificações para a realização de um projeto da forma mais eficiente possível. Além de trabalhar em empreiteiras, também é possível que se exerça a profissão junto a imobiliárias ou órgãos públicos.

Urbanismo

Optar pelo ramo do urbanismo possibilita que o profissional de Arquitetura e Urbanismo trabalhe, principalmente, em órgãos públicos ou junto desses. Essa área é comumente ligada à projetos de expansão urbana. Sejam eles funcionais, como bairros ou conjuntos habitacionais ou espaços de uso público, recreativo e cultural, como parques e praças. Cabe ao time de urbanismo definir o projeto de fornecimento de água e energia elétrica, bem como integrar o novo espaço com o restante da cidade e ao meio ambiente presente.

Muito embora exista a possibilidade de se trabalhar como um profissional autônomo, como em qualquer carreira ligada à construção civil, muitas empresas captam os profissionais de urbanismo com um contrato duradouro, pelo valor do mesmo para a companhia.

>> Confira opções de Bolsas de Estudo para curso de Arquitetura e Urbanismo

Onde um profissional de Arquitetura e Urbanismo pode atuar?

O profissional de Arquitetura e urbanismo pode atuar nos seguintes lugares:

  • Empresas de construção civil
  • Empresas de arquitetura industrial
  • Órgão públicos
  • Cursos profissionalizantes
  • Universidades
  • Centros de pesquisa
  • Empresas voltadas à mobilidade urbana
  • Empresas de consultoria em cálculo estrutural
  • Empresas de paisagismo
  • Empresas voltadas ao mercado imobiliário

Obs: Boa parte dos materiais contidos nas bibliografias estendidas do curso, nas ferramentas de trabalho e em publicações e materiais de pesquisa, encontram-se em inglês, para facilitar a propagação de conhecimento. Por isso, é fundamental ao profissional de Arquitetura e Urbanismo aprender, ou, ao menos, ter excelentes noções desse idioma.

Média Salarial

Hoje, o piso salarial de um profissional de Arquitetura e Urbanismo está, diretamente, ligado ao número de horas trabalhadas. Sendo assim, o piso nacional para um arquiteto, com jornada semanal de 40 horas, é de 8,5 salários mínimos, podendo variar bastante de caso a caso. Entretanto, a maioria dos arquitetos não realiza jornadas tão extensas, estabelecendo a média salarial em torno de 8 salários mínimos.

Ganho escalão intermediário para diversas atividades dessa área (média mensal) é de R$ 8 mil. Ganho no auge (média mensal) é acima de R$ 12 mil. O auge da carreira da maioria dessas atividades é de quinze anos, em média.

Dica extra

O profissional deve buscar constantemente a atualização e a especialização, por meio de cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação.

Onde encontrar o curso de Arquitetura e Urbanismo?

O curso de Arquitetura e urbanismo é facilmente encontrado em universidades públicas e particulares. Contudo, separamos uma lista com as principais faculdades do Brasil que disponibilizam esse tipo de curso. Confira:

AC:

– Rio Branco – Uninorte-AC

AL:

– Arapiraca – Ufal

AM:
– Manaus – Ufam

AP:

– Macapá – Unifap

BA:
– Salvador – Unijorge

– Barreiras – Instituto Federal da Bahia

CE:
– Fortaleza – Unichristus; Estácio FIC

DF:
– Taguatinga – UniCEUB

ES:
– Vila Velha – UVV

GO:
– Goiânia – Uni-Anhanguera

MA:

– Imperatriz – Universidade Ceuma

– São Luís – Universidade Ceuma

MG:
– Belo Horizonte – UMA; UniBH; PUC Minas
– Araxá – Uniaraxá
– Uberlândia – UFU

– Barbacena – Unipac

MS:

– Campo Grande – UCDB

MT:
– Barra do Bugres – Unemat

PA:

– Santarém – Ceuls/Ulbra

PB
– João Pessoa – Asper

– Cabedelo – Iesp-PB

PE:
– Recife – DeVry FBV

– Olinda – Aeso; Focca

PI:
– Teresina – Faculdade Estácio de Teresina

PR:
– Curitiba – FAE; Uniandrade; UTFPR
– Campo Mourão – Faculdade Integrado

RJ:
– Rio de Janeiro – UVA-RJ; FGS; IBMR; Estácio

– Campo dos Goytacazes – IFFluminense

– Niterói – UFF; Estácio

RN:
– Natal – UFRN; Unifacex; Uni-RN

– Mossoró – UnP

RO:

– Porto Velho – Fimca

RR:

– Boa Vista – UFRR

RS:

– Porto Alegre – IPA; Unisinos
– Ijuí – Unijuí

SC:

– Laguna – Udesc

– Lages – Uniplac; Unifacvest

– Florianópolis – UniSociesc Florianópolis; Unisul

­SE:
– Aracaju – Fanese

SP:
– São Paulo – UNIP; Uninove; Universidade Cruzeiro do Sul; Famosp; Senac-SP; Centro Universitário Estácio de São Paulo; FIAM-FAAM Centro Universitário
– Araraquara – UNIP
–Bebedouro – Imesb
– Jundiaí – UNIP

TO:

– Palmas – Ceulp/Ulbra

Veja o infográfico sobre a carreira e curso de Arquitetura e Urbanismo

infografico-arquitetura-e-urbanismo-guia-completo-da-carreira-e-do-curso-01-min

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo