Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Aprendizagem comunitária: vantagens e desvantagens

Aprendizagem comunitária: vantagens e desvantagens

Olá, leitores!

A aprendizagem comunitária não é comum para a maioria dos brasileiros, mas uma pequena parcela faz o uso desse estilo de educação. Ela é responsável por disseminar algumas culturas que são esquecidas ao longo de tempo pelas escolas tradicionais, como, por exemplo, a cultura indígena. Os povos indígenas têm seus próprios processos educativos, eles fazem parte desse pequeno grupo que ainda utiliza a aprendizagem comunitária.

Não adianta falar que, a escola tradicional lembra e fala do índio, comemorar o dia do índio não é uma forma de valorizar a sua cultura e ensiná-la. Na aprendizagem comunitária, os índios, por exemplo, aprendem não só o essencial da escola, mas também entra em contato com as atividades tradicionais, o modo como trabalham os recursos naturais, os rituais, a produção de artesanato e outros conhecimentos. Veja algumas vantagens e desvantagens de fazer parte da aprendizagem comunitária.

Dissemina a cultura – Vantagem

Essa é a primeira vantagem que podemos citar, ela é uma das mais importantes, isso porque a aprendizagem comunitária faz com que a cultura permaneça viva na comunidade. Se os índios começarem a estudar junto com todas as outras crianças, a cultura será perdida com o tempo, eles vão aprender outros costumes.

Não perde a cultura da língua – Vantagem

Nas escolas tradicionais o aluno aprende no máximo o português e inglês, não existe o estudo de uma outra língua, muito menos uma língua pouco usada. Por isso, existe uma vantagem no aprendizado comunitário, no qual as crianças e adolescentes não perdem a cultura da língua materna. A língua indígena pode não ser necessária para encontrar um bom emprego, mas é importante para que a cultura do povo não se perca.

Pouco contato com outras culturas – Desvantagem

Da mesma forma que o aprendizado comunitário ajuda a manter viva uma cultura, ele também pode fazer com que outras culturas não sejam valorizadas, os índios que estudam em escolas desse tipo, não tem contato nenhum com outras crianças, eles podem até conhecer um pouco da cultura dos brasileiros em geral, mas não tem contato com eles. Isso é ruim para essas crianças e adolescentes.

criancas-diferentes

Tem apoio de órgãos governamentais – Vantagem

A educação comunitária tem o apoio de vários órgãos, ela é vista com muita importância e também é monitorada pelo MEC. Isso quer dizer que, o conteúdo ensinado ali é de qualidade. A Funai também apoia e fomenta os processos educativos comunitários, principalmente os quem são voltados à sustentabilidade socioambiental.

Contato com outras culturas indígenas – Vantagem

Estamos falando da cultura indígena, mas muitas outras culturas podem fazer a aprendizagem comunitária, como por exemplo, os ciganos. Mais uma vantagem desse estilo de aprendizagem é que os alunos podem obter conhecimento de outras culturas parecida com a deles. É possível fazer intercâmbio de conhecimentos e experiências entre aldeias e povos indígenas, essa é uma forma interessante de ajudar os alunos e integrá-los ainda mais nessa cultura tão interessante.

Aprendizado defasado – Desvantagem

Mesmo com o MEC monitorando a aprendizagem comunitária, a forma de obter conhecimento pode ser precária e os professores nem sempre são qualificados, por isso o aprendizado dessas crianças fica defasado. A qualidade de ensino não pode ser comparada como uma boa escola na cidade, por isso esse aluno pode ser prejudicado quando quiser entrar em uma boa faculdade federal. O aprendizado que ele tem, pode ser insuficiente.

Acesso aos livros e outros conteúdos – Desvantagem

Os alunos desse tipo de estudo também tem desvantagens com o material escolar que utilizam, pois muitas vezes o ele é precário, antigo e com problemas. Além disso, é muito mais difícil ter acesso a outras informações como na internet. Muitos alunos vão aprender com livros antigos e muita coisa pode mudar com o tempo, a ciência muda, as ideias mudam e o que foi verdade ontem, hoje pode não ser mais.

Em tudo existe vantagens e desvantagens, é necessário saber balancear para não correr o risco de ter mais contras do que prós. A aprendizagem comunitária é muito importante e precisa ser valorizada, mas é importante também minimizar as desvantagem que ela traz.

O que você acha da aprendizagem comunitária, tem alguma opinião sobre esse assunto? Nós queremos saber, por isso, não deixe de comentar.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo