Você está aqui:Home » Dicas » Eventos e Palestras » Aprendizado Personalizado é para a minha escola?

Aprendizado Personalizado é para a minha escola?

Olá Leitores,

Participe de bate-papo online sobre aprendizagem adaptativa.

Montado em parceria pela Geekie e pela revista Gestão Escolar, evento vai abordar uso de tecnologia para personalizar ensino; além de discutir conceitos, participantes vão falar de experiências do ponto de vista de escolas públicas e privadas. Para participar, acesse aqui.

A aprendizagem personalizada é uma das tendências mais consistentes da educação do século 21. Permitir a cada aluno aprender no seu próprio ritmo, no formato mais atraente para ele, com supervisão direta do professor representa na verdade o resgate do modelo histórico da transmissão de conhecimento – a relação mestre-aprendiz é muito mais antiga na linha do tempo da educação do que a interação educador-classe. O problema é que esse modelo não era aplicável em larga escala. Isso agora mudou, graças à revolução digital, com ferramentas que servem como aliadas para o professor desenvolver uma relação mais próxima com o aluno.

As novas possibilidades abertas pela tecnologia para reviver as origens da educação são o tema do bate-papo online “Aprendizado personalizado é para a minha escola?”, que será realizado na terça-feira – 23/junho, às 14 horas. Resultado de uma parceria entre a Geekie e a revista Gestão Escolar, da Fundação Victor Civita, o evento vai reunir educadores envolvidos em projetos pioneiros de adoção do ensino personalizado. Você pode se inscrever neste link. Caso não possa acompanhar o evento ao vivo, cadastre-se para receber a gravação.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os participantes do debate – a mediadora será a jornalista Iana Chan, que escreve sobre tecnologia no site da revista Nova Escola, outra publicação da Fundação Victor Civita.

Claudio Sassaki – co-fundador e CEO da Geekie, Claudio é um dos responsáveis por trazer para o Brasil o conceito de aprendizagem personalizada com uso da tecnologia. Ganhador de prêmios como Educador Inventor, da ONG Cidade Escola Aprendiz, e Empreendedor Social do Ano, da Fundação Schwab (organizadora do Fórum Econômico Mundial), Claudio vai falar no bate-papo sobre o conceito de ensino personalizado e sua vertente adaptativa, que usa inteligência artificial para identificar em tempo real as necessidades do estudante.

Robson Montes – educador há mais de 25 anos, hoje é diretor pedagógico do Colégio Nacional, um dos mais conceituados do Triângulo Mineiro. Robson vai falar dos desafios da introdução das tecnologias de personalização no dia a dia da escola e do seu papel de aliadas do professor tanto no mapeamento das deficiências do aluno quanto na indicação de conteúdos para saná-las. Um trabalho que passa por convencer o professor a trabalhar com novas ferramentas de diagnóstico e transmissão de conteúdo e, no caso do aluno, a desenvolver autonomia nos estudos. O Nacional é líder nacional entre as escolas usuárias do Geekie Lab, plataforma online de aprendizagem adaptativa desenvolvida pela Geekie. A escola mineira tem um porcentual de engajamento dos estudantes na plataforma que fica na casa dos 90%.

Cleide Torres – educadora há mais de 30 anos, Cleide dirige a Escola Estadual Jardim Riviera, em Santo André, na Grande São Paulo. A escola é um exemplo bem-sucedido no modelo de Tempo Integral, graças ao qual 130 mil alunos da rede pública paulista hoje estudam em jornadas diárias de 7 horas ou mais. Cleide vai falar da experiência de adoção de novas tecnologias da perspectiva da escola pública. Nesse sentido, a Jardim Riviera também é uma experiência de sucesso. Foi a escola com maior porcentual de engajamento dos alunos, de 82%, no Geekie+, parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que deu acesso ao Geekie Lab aos mais de 415 mil estudantes do 3.º ano do ensino médio da rede pública, como parte da preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Você é nosso convidado, então, para o bate-papo online de terça-feira. Participe, levante questões para os convidados e divulgue a iniciativa na sua escola.

Até lá!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo