Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Aprender Japonês: Guia completo para você aprender de graça

Aprender Japonês: Guia completo para você aprender de graça

Olá, leitor!

Você sonha em estudar e morar no Japão? Ou fechar contratos com companhias japonesas é o que falta para sua empresa se expandir? Saber o idioma nipônico é um diferencial que pode abrir muitas portas. Pensando nisso, montamos um guia completo para você aprender japonês sozinho e de graça. Confira!

Aprender japonês grátis

A seguir, separamos dicas, sites, aplicativos e livros que vão lhe ajudar a dominar a língua japonesa de forma rápida e eficiente.

Dicas para aprender japonês

Aprender idiomas exige prática. Para adquirir fluência em uma língua, é preciso torná-la parte do seu cotidiano. Assim, trazemos 5 sugestões para você começar a falar japonês de modo tranquilo e natural. Veja:

1. Leia notícias e mangás

Logo que você compreender os alfabetos nipônicos, leia textos nesse idioma. A dica é iniciar por mangás, que trazem uma linguagem parecida com a usada pelos nativos no cotidiano, e por notícias, que geralmente são escritas com um vocabulário simplificado.

2. Escute músicas em japonês

Acompanhando com a transcrição da letra nos alfabetos da língua, escutar músicas em japonês treina a leitura e a compreensão oral, além de deixar o aprendizado mais leve e divertido.

3. Assista a animes

Escolha um anime (animação japonesa) de que você gosta e assista com o áudio original, sem legendas, usando o que já sabe para entender a trama. Em seguida, veja novamente com legendas, para ter uma compreensão maior do episódio e assimilar palavras e estruturas gramaticais.

4. Mude o idioma do seu celular, das páginas online e das redes sociais

Como usamos muito a tecnologia, configurar o celular e as redes sociais em japonês é uma forma de inserir o idioma no dia a dia. Também existem alguns plugins, como o Rikaichan e o Rikaikun, que traduzem páginas online para a língua nipônica. Só tome cuidado, pois em alguns dispositivos, essas mudanças não podem ser desfeitas.

5. Converse com falantes nativos

Conversar com falantes nativos é um jeito de aprimorar a pronúncia, a compreensão oral e se acostumar com expressões idiomáticas. Para isso, é recomendado começar por portais especializados no estudo de línguas, como o Lang-8.

Sites para aprender a falar japonês

Com a internet, é possível aprender um idioma por conta própria. Confira abaixo 10 sites que separamos para você!

1. LINGQ.com

O LingQ possibilita o estudo de várias línguas, inclusive de japonês. O site possui textos, acompanhados por áudios, materiais sobre vocabulário e aulas com tutores online. A maioria do conteúdo é gratuita, somente a correção de textos e as aulas são pagas.

2. Aprendendojaponês.com

Esse site conta com dicionários de kanji, hiragana e katakana (alfabetos japoneses), listas de vocabulário e informações sobre gramática, além de textos relativos à história e à cultura do Japão.

3. AllJapaneseAllTheTime.com

O AllJapaneseAllTheTime é um dos mais famosos blogs sobre o idioma. O autor, Khatzumoto, não tinha nenhum conhecimento sobre a língua e adquiriu fluência total em 18 meses, documentando seu processo de aprendizado nesse site. Vale lembrar que o conteúdo está em inglês.

4. Guide to Japanese

Este site também está em inglês e traz 2 guias para quem deseja falar japonês, um para iniciantes e o outro para quem já conhece o básico da língua O Guide to Japanese ainda conta com dicas e sugestões para dominar o idioma com facilidade.

5. Remember the Kanji

Reviewing the Kanji propõe um método alternativo para o aprendizado de kanji, com o qual é possível assimilar a escrita e o significado dos símbolos de modo rápido e eficiente.

6. Livemocha.com

O Livemocha é um portal para estudar idiomas como inglês, espanhol, francês, italiano, árabe e japonês. O site conta com imagens, áudios e com os vocabulários mais usados em conversações.

7. Como aprender japonês

O objetivo desse site é ser um curso de japonês online e grátis, no qual você irá encontrar dicas sobre como falar diversas línguas e informações sobre a gramática e a escrita japonesa.

8. JapanesePod101

O JapanesePod101 trabalha principalmente a pronúncia e a compreensão oral. São disponibilizados áudios de falantes nativos e gravadores de voz, além de explicações sobre gramática, listas de palavras e dicionários.

Os conteúdos estão em inglês e há planos gratuitos e pagos. O interessante é que mesmo quem escolheu a versão gratuita recebe uma semana de acesso aos materiais premium.

9. NHK World

O NHK, um dos maiores veículos de comunicação do Japão, oferece um curso do idioma gratuito, com informações sobre gramática e vocabulário. O site traz áudios e exercícios com instruções disponíveis em 17 línguas, inclusive em português.

10. Kotobá

O Kotobá conta com podcasts, materiais preparatórios para os exames de proficiência e notícias sobre o Japão. É ideal para quem já conhece o idioma e deseja se aproximar da cultura nipônica.

Aprender japonês grátis

Fonte: Reprodução

Apps para aprender a falar japonês

A seguir, separamos 5 aplicativos para você estudar japonês em qualquer hora e lugar. Confira!

1. Obenkyo

O Okenkyo ajuda os estudantes a se familiarizarem com os alfabetos nipônicos. O aplicativo possui cartões de memorização e reconhecimento de traços, além de trazer informações sobre os vocabulários mais usados em conversações. O Obenkyo está disponível para Android.

2. Kana Cards Lite (Hiragana and Katakana)

Esse app, que apresenta versões gratuitas e pagas, trabalha principalmente 2 alfabetos do idioma : katakana e hiragana. O aplicativo contém áudios, cartões de memorização e quizzes, mas pode ser usado apenas em IOS.

3. Bussu

O Bussu permite o aprendizado de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, português, chinês, polonês, turco, russo, árabe e japonês. As lições disponibilizadas no app foram criadas por linguistas e é possível instalá-lo tanto em Android quanto em IOS.

4. Nemo japanese

O Nemo pode ser utilizado para estudar vários idiomas, inclusive japonês. O aplicativo traz áudios, gravador de voz, vocabulários comuns em conversações e revisões, para você memorizar o conteúdo com facilidade. Disponível para Android e IOS.

5. Bravolol

Esse aplicativo contém 800 frases usadas no cotidiano, ideal para iniciantes ou para quem vai viajar e precisa se comunicar no idioma. O Bravolol possui uma interface divertida e interativa, podendo ser instalado em Android e IOS.

Livros para aprender japonês sozinho

Existem vários livros que podem lhe ajudar a falar japonês. Tanto materiais didáticos desenvolvidos por professores quanto mangás podem ser úteis no processo de aprendizado da língua.

1. Desvendando a língua japonesa

Esse livro, indicado para iniciantes, está disponível online, é fácil de entender, aborda os fundamentos da leitura e da escrita em japonês. O material traz conteúdos sobre gramática e cada tema possui link para videoaulas.

2. Curso de japonês básico

Curso de japonês básico é uma apostila que trata da escrita, pronúncia e gramática do idioma. O livro ainda contém vocabulários sobre família, gastronomia e cidades. Contudo, é importante lembrar que o material está totalmente em espanhol.

3. A língua e a cultura japonesa

Essa apostila também está em espanhol e conta com lições sobre escrita, pronúncia e gramática, além de vocabulários relativos à família, comida, cidade, compras e situações cotidianas. O material pode ser acessado online.

4. Mangás

O site Mangaz foi desenvolvido pelo escritor Ken Akamatsu e traz um compilado de mangás gratuitos. Na plataforma, é possível selecionar os gibis por data de publicação, gênero e nome do autor, ideal para quem gosta de mangás e está aprendendo o idioma.

Canais do YouTube para aprender japonês

Para quem aprende melhor assistindo a vídeos, separamos 3 canais do YouTube que vão lhe ajudar a estudar japonês. Acompanhe:

1. Programa Japonês Online

O canal Programa Japonês Online traz aulas e dicas sobre a língua para vários níveis. A plataforma também mantém um site e redes sociais, nos quais publica conteúdos diversos.

2. Aprender Japonês Rápido

Esse canal conta com dicas sobre as expressões mais usadas no cotidiano. As aulas do Aprender Japonês Rápido fazem com que os alunos reduzam o tempo de aprendizado e compreendam não só o idioma, mas também a cultura do país.

3. Videoaulas de Japonês

Aqui, os conteúdos são voltados para quem não teve nenhum contato prévio com a língua. Os vídeos expõem os assuntos de forma lógica e lúdica, além de serem ministrados por professores nativos que vivem no Brasil.

E então? O que você achou do nosso guia completo para aprender japonês? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e また明日 (até amanhã)!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo