Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Aprender italiano: guia para seguir e aprender o idioma sozinho

Aprender italiano: guia para seguir e aprender o idioma sozinho

Olá, leitor!

O italiano é falado por mais de 100 milhões de pessoas ao redor do mundo. Contudo, a língua em sua configuração atual só foi oficializada no século XIX, já que, até meados dessa época, a Itália era dividida em vários reinos independentes, cada um com seus costumes e seu dialeto.

Quando esses estados foram unificados, a língua usada na região da Toscana foi declarada idioma oficial do novo país, pois ela recebera muito prestígio depois de ser utilizada por Dante Alighieri para escrever sua obra-prima, A Divina Comédia.

Hoje, o italiano é língua oficial de locais como Itália, Suíça, San Marino e Vaticano, além de ser um dos principais idiomas da União Europeia. Também é falado em países nos quais há uma comunidade significativa de imigrantes italianos, como Estados Unidos, Austrália, México, Argentina, Brasil, Uruguai, Venezuela, Canadá e Alemanha.

Como aprender a falar italiano

Aprender italiano sozinho

Fonte: Reprodução

Muitas pessoas têm interesse em dominar esse idioma. Pensando nisso, montamos um guia completo para te ajudar a aprender italiano sozinho. Confira!

Como aprender italiano sozinho

Para aprender um novo idioma sozinho é preciso ter metas claras e ser disciplinado. Também é importante criar um roteiro, para não se perder nos conteúdos. Por isso, separamos 6 dicas para você ter um aprendizado organizado e eficiente. Acompanhe:

1. Comece pelo básico

No início, priorize os itens básicos, como o alfabeto, a pronúncia das letras, a formação das sílabas e as palavras mais usadas em uma conversação.

2. Treine o ouvido

Outra dica importante é ouvir áudios e assistir a filmes em italiano. Mesmo que no início você tenha dificuldade para entender, isso ajuda a se acostumar com a pronúncia da língua e torna o estudo mais divertido. Assim, fizemos uma lista com filmes italianos famosos. Veja:

  • Ladrões de Bicicleta – Vittorio De Sica;
  • Amarcord – Federico Fellini;
  • A estrada da vida – Federico Fellini;
  • Um Dia Muito Especial – Ettore Scola;
  • O Leopardo – Luchino Visconti;
  • Cinema Paradiso – Giuseppe Tornatore;
  • A Vida É Bela – Roberto Benigni;
  • Gomorra – Matteo Garrone;
  • A Grande Beleza – Paolo Sorrentino.

3. Leia revistas e jornais italianos

Um bom jeito de assimilar novas palavras e de se familiarizar com a sintaxe do idioma é lendo jornais e revistas italianos, já que a maioria desses veículos de comunicação tem uma linguagem simples e objetiva. Abaixo, segue uma lista com algumas opções disponíveis online:

Jornais:

Revistas:

4. Tenha um livro de gramática e um dicionário

É importante ter um livro de gramática e um dicionário para consultar em caso de dúvida. Quanto ao dicionário, o ideal é que seja um exemplar de italiano para italiano, trazendo as palavras do idioma e seu significado. Assim, em vez de saber a tradução de uma expressão para o português, você aprende como ela é usada dentro da própria língua.

5. Revise os conteúdos

Conforme você for avançando, revise os conteúdos anteriores. Uma dica é fazer uma lista com os vocabulários e os verbos principais, acrescentando novos itens à medida que você progride no aprendizado.

6. Pratique muito

Praticar é essencial, especialmente se você pretende estudar ou morar em um país que tenha o italiano como língua oficial. Por isso, procure conversar com falantes nativos (há redes sociais e aplicativos que podem te ajudar com isso) e montar frases em italiano sobre acontecimentos do seu cotidiano.

Como aprender italiano online

Com o avanço da tecnologia, ficou mais fácil começar a falar uma língua por conta própria, sem frequentar cursos regulares nem aulas presenciais. Acompanhe abaixo 10 sites que podem ser úteis para aprender italiano sozinho:

1. Duolingo

O Duolingo é um site conhecido entre os estudantes de idiomas. Ao se inscrever, você realiza uma série de atividades para treinar a escrita, a fala, a compreensão oral e a gramática. O site traz conteúdos para usuários básicos e avançados.

2. Italiano na Web

Neste site, você encontrará tópicos de gramática, listas de palavras, diálogos, frases organizadas por temas, provérbios, expressões idiomáticas, falsos cognatos e letras de músicas. Se você já faz algum curso tradicional de italiano, pode usar este site para complementar seus estudos.

3. BBC Languages

A página da BBC Languages apresenta uma série de possibilidades para aprender italiano. Estão disponíveis vídeos sobre diferentes assuntos, com o recurso de ler a transcrição do áudio para melhor compreensão. O site está em inglês.

4. Iped

O Iped tem a missão de promover a educação de maneira democrática, contando com mais de 500 cursos, em 30 áreas do conhecimento. Entre as opções, está o curso online de italiano, composto por 19 aulas. Aqui, o conteúdo é pago.

5. Learn Italian Pod

Este site oferece 175 podcasts em italiano, que ajudam a treinar pronúncia, fala e compreensão oral. O Learn Italian Pod está disponível no iTunes.

6. Let’s Speak Italian

Com o Let´s Speak Italian você vai aprender a falar italiano com apenas alguns minutos por dia, estudando gramática, vocabulário e pronúncia por meio de lições curtas e rápidas. Também está disponível no iTunes.

7. My Daily Phrase Italian

Nesse site, o professor Mark ensina as noções básicas da língua italiana. Em 100 episódios, você vai aprender o suficiente para lidar com situações comuns que pode encontrar quando viajar para a Itália.

8. Aprenda Italiano

Este site reúne 12 outras páginas de cursos online de italiano. Ainda traz 8 opções de jornais e revistas disponíveis na web para treinar leitura e compreensão de textos.

9. Aprendendo italiano

Aprendendo italiano é um site que traz conteúdos gratuitos sobre alfabeto, artigos, adjetivos, substantivos, verbos e advérbios, além de conter um guia de conversação com vocabulários cotidianos. Pode ser usado tanto por iniciantes quanto por quem já conhece o idioma e deseja se aperfeiçoar ou tirar dúvidas.

10. Loecsen italiano

O Loecsen conta com cursos de 40 idiomas, inclusive de italiano. O site é destinado para iniciantes, que desejam aprender o básico de uma língua em pouco tempo, já que o método utilizado foca em situações práticas e em atividades lúdicas. Além disso, o conteúdo pode ser acessado gratuitamente.

Cursos para aprender italiano grátis

Além dos sites, existem cursos de italiano online e gratuitos que podem ajudar quem deseja aprender por conta própria. Veja a lista a seguir:

Dire, Fare, Partire!

Dire, Fare, Partire! é um material didático, disponibilizado online pela USP (Universidade de São Paulo), que conta com recursos multimídia, foi feito especificamente para brasileiros e está dividido em 16 lições.

Dire, Fare, Arrivare!

O Dire, Fare, Arrivare! funciona como continuação do Dire, Fare, Partire, aprofundando os temas aprendidos no módulo anterior. Esse material também é disponibilizado pela USP e traz videoaulas, apostilas, que incluem o gabarito dos exercícios, e atividades online, com correção instantânea. Tanto o Dire, Fare, Partire quanto o Dire, Fare, Arrivare não exigem inscrições nem oferecem certificações.

Rai Cultura

A Rai, um dos principais veículos de comunicação da Itália, disponibiliza um curso gratuito online, dividido em 4 unidades e com dicionários, guia de vocabulário, exercícios e textos sobre a história da língua e a cultura italiana.

Como aprender italiano no YouTube

Para quem aprende melhor com vídeos, existem alguns canais no YouTube que podem ajudar a estudar italiano por conta própria. Confira!

Learn Italian With Lucrezia

Lucrezia é italiana e em seu canal aborda tanto questões relacionadas ao idioma quanto ao estilo de vida da Itália. Os conteúdos são transmitidos em inglês e estão divididos por níveis, trazendo lições sobre gramática, pronúncia e vocabulário.

Italiano automático

Este canal é voltado para estudantes de nível intermediário e as aulas possuem legendas em inglês e em italiano. Os vídeos também trazem lições sobre gramática, vocabulários para serem usados em situações cotidianas e dicas para aprender idiomas com facilidade.

One world italiano

O One Word Italiano é o canal de uma escola de idiomas localizada em Caligari, na Sardenha, na Itália, e quem ministra as aulas no YouTube é a professora Veronica Atlana. Em seus vídeos, ela pronuncia as palavras pausadamente e fala sobre temas variados.

Sgrammaticando

Aqui, o canal é mantido por Fiorella, que faz vídeos curtos, abordando gramática, vocabulário, pronúncia e os erros mais comuns de quem está começando a estudar a língua.

Aplicativos para aprender italiano

Existem também apps para aprender italiano, que possibilitam que você treine o idioma em qualquer lugar e a qualquer hora.Veja:

Babbel

O Babbel é um aplicativo que oferece lições de 13 idiomas, inclusive de italiano. É possível instalar o app gratuitamente, mas há uma opção paga, que traz mais aulas para os estudantes. Está disponível para Android e IOS.

Busuu

O Bussu funciona como uma rede social para quem deseja aprender uma língua, possuindo versões gratuitas e pagas e conteúdos divididos por níveis. O aplicativo conta com aulas de 11 idiomas, que são: espanhol, inglês, alemão, francês, italiano, português do Brasil, turco, árabe, polonês, russo, chinês e japonês.

Italian Nemo

Esse aplicativo foi feito para quem deseja aprender o vocabulário usado em situações cotidianas. Para utilizar o Italian Nemo não é preciso ter nenhum conhecimento sobre a língua e o app traz áudios que ajudam a refinar a pronúncia.

Learn Italian

O Learn Italian conta com 6000 palavras comuns em italiano e é recomendado tanto para quem está começando a aprender o idioma quanto para aqueles que já falam a língua e desejam se aprimorar, uma vez que o aplicativo ajuda a refinar a pronúncia e disponibiliza exercícios que facilitam a memorização do conteúdo.

Livros para aprender italiano

Ler em outra língua é essencial para acelerar o aprendizado e se familiarizar com expressões idiomáticas. Por isso, separamos alguns livros que podem ser úteis para você. Confira nossa lista:

Cappuccino italiano. Latte art

Esse livro, de Franco e Mauro Bazzara, está disponível online, contém textos em italiano e em inglês e é repleto de ilustrações, sendo ideal para os amantes de café que desejam se desenvolver nos dois idiomas.

Le storie della fantasia

Essa é uma obra de Gianni Rodari, autor de histórias infantis reconhecido internacionalmente. Por ter um vocabulário um pouco mais complicado e abordar um tema complexo, o livro é recomendado para quem já tem algum conhecimento sobre o idioma.

L’Italiano Attraverso La Storia Dell’Arte

Esse livro, escrito por Maddalena Angelino e Elena Ballarin, é perfeito para quem está aprendendo italiano e adora arte, já que fala sobre os principais artistas da Itália, suas obras e os períodos em que viveram. Por sua complexidade, o livro é indicado para os estudantes do idioma que já estão em um nível avançado.

E então? O que você achou do nosso guia completo para aprender italiano sozinho? Deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo