Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Aprender italiano: 21 sites para você aprender o idioma de graça

Aprender italiano: 21 sites para você aprender o idioma de graça

Olá, leitores!

O idioma italiano tem origem no latim vulgar, que era utilizado pelas classes populares na época do Império Romano. Hoje, o italiano é falado por cerca de 60 milhões de pessoas na Itália e por outras 70 milhões em todo o mundo, além de ser considerada a língua mais próxima do latim em termos de vocabulário.

O italiano é o idioma oficial da Itália, Suíça, San Marino e Vaticano, mas também é falado em  países nos quais há uma comunidade significativa de imigrantes italianos, como Estados Unidos, Austrália, México, Argentina, Brasil, Uruguai, Venezuela, Canadá e Alemanha.

A Itália sempre teve um dialeto diferente para cada cidade, pois estas costumavam ser Estados independentes. O dialeto da Toscana (falado em Florença, Pisa e Siena) foi instituído como o italiano moderno atual, não por razões políticas, econômicas ou militares, mas graças ao prestígio cultural que adquiriu como o idioma de A Divina Comédia, livro tido como uma obra-prima.

O italiano é considerado um dos idiomas mais românticos, sendo muito usado na música, principalmente em óperas e nas artes. Também é a língua franca (ou língua de contato) das diversas hierarquias da Igreja Católica e é o idioma oficial da Soberana Ordem Militar de Malta, uma organização humanitária internacional.

A língua italiana nos negócios

O italiano é um idioma muito importante na Europa, sendo umas das línguas oficiais da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e a terceira língua mais usada na União Europeia,  já que 13% da população do bloco (65 milhões de pessoas) são falantes do idioma.

O idioma italiano no Brasil

Atualmente, cerca de 1,5 milhão de pessoas falam italiano no Brasil. Isso ocorre porque muita gente descende dos imigrantes que vieram para cá no começo do século passado.

Na época em que os italianos imigraram para o Brasil, ainda prevalecia o uso dos dialetos usados nas distintas regiões da Itália. Por essa razão, alguns locais do Brasil preservaram essas variantes do idioma, como o Rio Grande do Sul, que é fluentes em vêneto, dialeto falado no norte da Itália.

A língua e a cultura da Itália estão presentes até hoje na vida dos brasileiros, já que os imigrantes trouxeram para o Brasil suas tradições e costumes, que aos poucos foram incorporados aos nossos hábitos.

Por exemplo, temos as comidas típicas, como panetone e pizza, e as comemorações, como a festa da Uva em Caxias do Sul, a Festitália em Blumenau e a Festa de São Vito em São Paulo.

Depois de saber tantas informações sobre a língua italiana, sua vontade de aprender o idioma aumentou ainda mais, não é mesmo? Por isso, separamos alguns sites nos quais você pode estudar italiano de graça. Acompanhe!

21 sites para aprender italiano de graça

Quando decidimos aprender um novo idioma, uma das questões que surgem em nossa mente é: “será que vou conseguir pagar o curso até o final?”. Com a internet ao nosso dispor, não há mais necessidade de se preocupar com esse tipo de gasto, afinal, você pode aprender italiano de graça. Veja alguns sites que você pode consultar para estudar italiano gratuitamente.

1. Duolingo

O Duolingo é um site conhecido entre os estudantes de idiomas. Ao se inscrever, você realiza uma série de atividades para treinar habilidades como escrita, fala e compreensão. Os textos que você traduz, por sua vez, são usados para criar versões de textos da web ainda não oferecidos no seu idioma.

Disponível para usuários básicos e avançados, o Duolingo traz conteúdos que correspondem a cada etapa do aprendizado.

2. Italiano na Web

Neste site, você encontrará gramática, vocabulário, diálogos e frases organizadas por temas, provérbios, expressões idiomáticas, falsos cognatos e letras de música. Se você já faz algum curso tradicional de italiano, pode usar este site para complementar seus estudos.

3. Iped

O Iped procura promover a educação de maneira democrática, levando ao mercado mais de 500 opções de cursos, em 30 áreas do conhecimento. Entre os conteúdos disponibilizados está o curso de italiano online, composto por 19 aulas.

4. Learn Italian Pod

O site oferece mais de 175 podcasts em italiano para treinar pronúncia, fala e compreensão da língua. Disponível no iTunes.

[O site não exibe mais o conteúdo. Confira o este artigo para conhecer mais sites para aprender italiano de graça!]

5. Let’s Speak Italian

Este é outro podcast disponível no iTunes, que ajuda a aprender italiano com apenas alguns minutos por dia. Traz conteúdos como frases populares, gramática, vocabulário e pronúncia, sempre com lições curtas e rápidas. [O site não exibe mais o conteúdo.]

6. My Daily Phrase Italian

Podcast que ensina as noções básicas do idioma italiano. Em 100 episódios, você vai entender melhor a cultura italiana e aprender o suficiente para lidar com muitas situações que você pode encontrar quando for viajar para a Itália. [O site não exibe mais o conteúdo.]

7. Aprenda Italiano

Este site reúne 12 links para cursos online de italiano. Ainda traz 8 opções de jornais e revistas na web para treinar a leitura e compreensão de textos.

8. One World Italiano

O site possui conteúdo para diversos níveis da língua. O One World Italiano também ensina a gramática e a pronúncia do idioma, fundamentais para quem está começando a estudar italiano.

9. Musicaperjunior

Perfeito para quem gosta de música, traz a oportunidade de aprender italiano cantando! O Musicaperjunior separa as aulas por níveis, sendo que cada etapa possui entre 5 e 6 atividades musicais.

10. Babbel

Com esse site, você estuda 15 minutos por dia e salva seu progresso no espaço do usuário. Você ainda pode baixar as aulas para aprender offline.

11. Busuu

Nesse site, além do italiano, você pode aprender outros 11 idiomas. Entretanto, para ter acesso aos diferentes níveis do curso, é preciso pagar uma taxa.

12. Rosetta Stone

No Rosetta Stone, você aprende os níveis básicos do idioma gratuitamente, mas a partir dos estágios intermediários, é preciso pagar uma taxa.

13. HiNative

O HiNative é um aplicativo no qual você estuda italiano e outros 120 idiomas. O interessante é que você aprende a língua conversando com nativos por meio de um chat.

14. Mondly

O Mondly é um aplicativo completamente gratuito que oferece aulas com imagens e vídeos sobre a língua italiana e outros 30 idiomas.

15. AcellaStudy

Esse é outro aplicativo que pode te ajudar a aprender italiano de maneira completa e prática. Mas atenção, o AcellaStudy só está disponível na Apple Store.

16. BBC Italiano

Nesse site, você encontra ótimos recursos sobre o idioma, a cultura e as tradições italianas.

17. Rai Edu Italiano

Aqui, além de aprender o idioma, você  vai encontrar informações sobre a origem da língua e a constituição da Itália.

18. Italki

Nessa plataforma, você aprenderá italiano na prática, conversando com professores e estudantes desse idioma.

19. MosaLingua Web

Essa é uma ferramenta disponível tanto para computador quanto para celular, em forma de aplicativo. O site oferece diversos recursos, tais como vídeos, e-books, audiolivros e revistas.

20. Forvo Italiano

Esse site é focado na pronúncia da língua. Basta inserir a palavra que deseja aprender para escutá-la nos diversos sotaques do idioma.

21. Lyrics Gap

O Lyrics Gap ajuda a estudar italiano de uma maneira bem divertida: você vai ouvir músicas e depois preencher as lacunas vazias para completar as letras.

Sites para aprender italiano grátis

Fonte: Reprodução

Dicas para aprender italiano sozinho

Não pule etapas

Quando estamos aprendendo algo novo, principalmente um idioma, temos a tendência de querer pular etapas para chegar logo ao final. Mas, já adianto que isso não funciona com o italiano. Você precisa se dedicar a cada nível e, por mais exaustivo que pareça, você não pode pular etapas, pois elas serão essenciais no futuro.

Então, aprenda o alfabeto, as sílabas e as palavras mais simples, para somente depois passar para o nível seguinte.

Acostume seus ouvidos

É importante que você comece a treinar seu ouvido para se acostumar com o italiano. Dessa maneira, aprender será um processo muito mais fácil e natural.

Para isso, você pode escutar música, ouvir notícias e assistir a filmes em italiano. Veja alguns cantores e músicas no idioma para começar a treinar seu ouvido:

  • Laura Pausini – Música: La Solitudine
  • Eros Ramazzotti – Música: La Cosa Mas Bella
  • Tiziano Ferro – Música: Il Regalo Più Grande
  • Andrea Bocelli – Música: A mio padre
  • Peppino di Capri – Música: Un Grande Amore E Niente Piu’

Preparamos também uma lista com os filmes italianos mais famosos, para você se divertir, se emocionar e aprender o idioma.

  • Ladrões de Bicicleta – Vittorio De Sica
  • Amarcord – Federico Fellini
  • Um Dia Muito Especial – Ettore Scola
  • O Leopardo – Luchino Visconti
  • Aquele que Sabe Viver – Dino Risi
  • Cinema Paradiso – Giuseppe Tornatore
  • A Vida É Bela – Roberto Benigni
  • Gomorra – Matteo Garrone
  • Terra Firme – Emanuele Crialese
  • A Grande Beleza – Paolo Sorrentino

Crie uma lista de palavras

Sempre que você estiver estudando, faça uma lista com as palavras desconhecidas e as respectivas traduções. Assim, todas as vezes que você não lembrar o significado dessa ou daquela palavra, é só consultar a lista.

Faça revisões frequentes do que foi estudado

É fundamental revisar o material que você estudou, para não esquecer o que foi aprendido. Quanto mais você revisar, melhor e mais rápida será a fixação do conteúdo.

Estude todos os dias

Também é importante que você separe pelo menos 30 minutos do seu dia para estudar o idioma, pois se você não se dedica diariamente ao aprendizado, a possibilidade de esquecer é maior.

Esse tempo de estudo pode ser dividido em atividades como ler um texto, assistir a um vídeo na internet, traduzir uma música e fazer exercícios em sites e aplicativos.

Pratique o idioma

Praticar é muito importante. Para tanto, você pode procurar grupos de pessoas que se interessam pelo  idioma e participar de chats e videoconferências para treinar a pronúncia.

Você ainda pode entrar no Instagram de italianos famosos e exercitar a gramática escrevendo nas postagens deles. Veja algumas pessoas que você pode seguir:

/fedez
/chiaraferragni
/chiarabiasi
/ma.pina
/lucreziaoddone
/giuliavalentina

Não se esqueça de que para praticar italiano, também é possível ler jornais e revistas. Veja alguns exemplos:

Jornais

  • Corriere della Sera
  • La Repubblica
  • Il Sole 24 Ore (Economia)
  • La Nazione (Toscana)

Revistas

  • Focus (Ciência)
  • Wired (Tecnologia)
  • Internazionale (Atualidades)
  • Panorama (Atualidades)

Compre livros de gramática italiana

Não adianta aprender apenas palavras isoladas, o ideal é conhecer a sintaxe do novo idioma. Por isso, procure ter livros de gramática italiana. Veja alguns títulos que podem te ajudar:

  • Michaelis Italiano – Gramática Prática, de André Guilherme Polito
  • Italiano Gramática 0 Col. Resumão, de Liliane Arnete
  • Gramática Essencial de Italiano, da editora Langenscheidt
  • Grammatica Italiana, de Alessandra Minisci
  • Grammatica Italiana, de Roberto Tartaglione
  • Grammatica Italian per stranieri, de Maria Cristina Peccianti

3 passos para criar seu roteiro de estudos

Todos essas dicas irão te ajudar a evoluir e se tornar fluente em italiano. Agora, veja três passos que você pode adotar para avaliar seu desempenho no idioma:

Passo 1: Você está compreendendo o idioma? Qual o seu grau de compreensão? Isso é importante para definir o seu nível. Lembre-se de que você precisa ser honesto com você mesmo.

Esse passo irá te ajudar a ter um planejamento e alcançar seus objetivos.

Passo 2: Estude por materiais escritos. Você pode usar a tecnologia para seus estudos, mas também é importante anotar o que está aprendendo. Assim, caso surjam dúvidas, você sabe onde encontrar as informações.

Pode ser um caderno ou um arquivo no Word, o importante é escrever. Além disso, não se esqueça de investir em livros e revistas em italiano, isso vai ajudar muito em sua evolução durante os estudos.

Passo 3: Assistir a videoaulas é importante, pois você vai aprender a pronunciar as palavras corretamente. Não esqueça de assistir aos filmes em italiano também, porque neles, além da pronúncia, você aprende os sotaques e gírias do idioma.

Aprendendo o básico com o Canal do Ensino

Está ansioso para aprender? Não se preocupe, pois separamos algumas frases muito usadas para você começar a treinar agora mesmo!

Quanto costa?—————————Quanto custa?

Costa trentacinque euro.—————Custa 35 euros.

Vorrei pagare.—————————Eu gostaria de pagar.

Il conto, per favore.———————A conta, por favor.

È troppo caro.—————————É muito caro.       

Sono le dodici e mezzo/mezza.——–São meio-dia e meia.

Una bottiglia di acqua.—————–Uma garrafa de água.

Un panino con il prosciutto crudo.—Um sanduíche de presunto de Parma.

Una pizza e una birra.——————Pizza e cerveja.

Um momento, prego.——————-Um momento, por favor.

L’ingresso costa diciotto euro.———A entrada  custa 18 euros.

Veja agora algumas palavras importantes para usar no dia a dia :
– “Grazie” (obrigado);
“Prego” (por nada, pois não);
– “Mi scusi” (desculpa. Também pode ser usado no lugar de “per favore”);
– “Buongiorno” (bom dia);
– “Buonasera” (da tarde até à noite);
– “Buonanotte” (indo embora para dormir);
– “Non ho capito” (não entendi);
– “Arrivederci” (até logo, adeus);
– “Ciao” (até logo, tchau, oi. Se usa somente para os amigos ou pessoas muito conhecidas).

Está gostando dessa aula básica? Então veja o que mais separamos para você: a forma de pronunciar alguns fonemas.

Regras de Pronúncia

GL: Pronuncia-se como o LH do português.

Exemplo: Figli; Famiglia.

GN: Pronunica-se como o NH do português.
Exemplo: Bagno;  Montangna, Spagna.

SC: Pronuncia-se como o CH do Português.
Exemplo: Scena,  sciupare.

Aprender italiano não é difícil,  porque o idioma, assim como o português, tem origem no latim e sua fonética é relativamente fácil para os brasileiros.

Agora que você já tem todas essas informações, basta escolher o site que mais se encaixa no seu estilo de estudo e começar agora mesmo.

Ci vediamo la prossima volta!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo