Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Aprender italiano: 21 sites para você aprender o idioma de graça

Aprender italiano: 21 sites para você aprender o idioma de graça

Olá, leitores!

O idioma italiano tem origem no latim vulgar, que era utilizado pelas classes populares na época do Império Romano. Hoje, o italiano é falado por cerca de 60 milhões de pessoas na Itália e por outras 70 milhões em todo o mundo, além de ser considerada a língua mais próxima do latim em termos de vocabulário.

O italiano é o idioma oficial da Itália, Suíça, San Marino e Vaticano, mas também é falado em  países nos quais há uma comunidade significativa de imigrantes italianos, como Estados Unidos, Austrália, México, Argentina, Brasil, Uruguai, Venezuela, Canadá e Alemanha.

A Itália sempre teve um dialeto diferente para cada cidade, pois estas costumavam ser Estados independentes. O dialeto da Toscana (falado em Florença, Pisa e Siena) foi instituído como o italiano moderno atual, não por razões políticas, econômicas ou militares, mas graças ao prestígio cultural que adquiriu como o idioma de A Divina Comédia, livro tido como uma obra-prima.

O italiano é considerado um dos idiomas mais românticos, sendo muito usado na música, principalmente em óperas e nas artes. Também é a língua franca (ou língua de contato) das diversas hierarquias da Igreja Católica e é o idioma oficial da Soberana Ordem Militar de Malta, uma organização humanitária internacional.

A língua italiana nos negócios

O italiano é um idioma muito importante na Europa, sendo umas das línguas oficiais da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e a terceira língua mais usada na União Europeia,  já que 13% da população do bloco (65 milhões de pessoas) são falantes do idioma.

O idioma italiano no Brasil

Atualmente, cerca de 1,5 milhão de pessoas falam italiano no Brasil. Isso ocorre porque muita gente descende dos imigrantes que vieram para cá no começo do século passado.

Na época em que os italianos imigraram para o Brasil, ainda prevalecia o uso dos dialetos usados nas distintas regiões da Itália. Por essa razão, alguns locais do Brasil preservaram essas variantes do idioma, como o Rio Grande do Sul, que é fluentes em vêneto, dialeto falado no norte da Itália.

A língua e a cultura da Itália estão presentes até hoje na vida dos brasileiros, já que os imigrantes trouxeram para o Brasil suas tradições e costumes, que aos poucos foram incorporados aos nossos hábitos.

Por exemplo, temos as comidas típicas, como panetone e pizza, e as comemorações, como a festa da Uva em Caxias do Sul, a Festitália em Blumenau e a Festa de São Vito em São Paulo.

Depois de saber tantas informações sobre a língua italiana, sua vontade de aprender o idioma aumentou ainda mais, não é mesmo? Por isso, separamos alguns sites nos quais você pode estudar italiano de graça. Acompanhe!

21 sites para aprender italiano de graça

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo