Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Aprender inglês sozinho ou estudar numa escola de inglês?

Aprender inglês sozinho ou estudar numa escola de inglês?

Olá,

Aprender inglês se tornou algo muito comum entre as pessoas, principalmente aquelas que buscam melhores oportunidades de trabalho e de relacionamento com pessoas de outros países. Existe duas maneiras possíveis de você aprender inglês: uma, é frequentando uma escola de inglês e a outra é sozinho por meio de músicas, filmes, aplicativos e cursos oferecidos online gratuitamente.

Ambas as opções são eficazes na hora do aprendizado do inglês. No entanto cabe a você escolher a maneira que mais lhes é adequado a sua rotina diária. Veja abaixo quais os pontos positivos e negativos de aprender inglês em uma escola de idiomas ou sozinho.

Vantagens e desvantagens de escola de inglês

Os cursos de inglês oferecidos pelas escolas de idiomas são pagos e presenciais, o que implica que para realizá-lo você deve ter condição financeira e tempo disponível para assistir as aulas, que são organizadas com amparo de tutores, central de dúvidas e material de ótima qualidade, como apostilas.

As aulas de inglês oferecidas pelas escolas geralmente utilizam dois dias semanais e são administrados por profissionais experientes no assunto. Elas requerem do aluno principalmente compromisso na aprendizagem da língua.

Por outro lado, aprender inglês numa escola não significa dizer que você sairá de lá fluente no novo idioma. Além do compromisso com as aulas você precisará de outras técnicas que possam proporcionar convivência com o dialeto. Para isso você precisará usar os mesmos métodos que usam as pessoas que buscam aprender inglês sozinho, como os aplicativos por exemplo.

Aprender inglês numa escola só traz resultados para as pessoas que realmente tem desejo e foco e disposição. Caso contrário você poderá passar a vida inteira estudando inglês e nunca aprender nada.

Vantagens e desvantagens de aprender sozinho

A principal vantagem de aprender inglês por conta própria é que você não terá a necessidade de pagar uma mensalidade e nem será preciso se adaptar a um ritmo de aulas estabelecido pela escola. A metodologia e a disposição para aprender serão estabelecidas por você mesmo.

O maior aliado de quem quer aprender inglês sozinho é a internet, ela possui conteúdo vasto e gratuito sobre o idioma. Dessa maneira, será preciso investir apenas em vontade e tempo. A ordem do aprendizado será determinada por você que pode optar pelo que quer aprender primeiro, dando ênfase ao ponto que tiver mais dificuldade.

O fato de não ter um compromisso e nem um professor pegando no pé para intensificar o aprendizado é que em alguns momentos você poderá ficar desmotivado. Nesse contexto, vale considerar a possibilidade de entrar em grupos que também estejam buscando o mesmo ideal.

Por fim, quando se pretende aprender inglês, deve-se levar em consideração primordialmente a melhor metodologia que se encaixa no seu estilo e só depois pensar como se dará esse aprendizado. Refletir nas vantagens e desvantagens de cada meio é fundamental para aprender inglês.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo