Você está aqui:Home » Dicas » Aplicativos & Jogos » Aprender brincando: 8 sites para brincar e aprender

Aprender brincando: 8 sites para brincar e aprender

Olá, leitor!

Brincadeiras são formas de perceber o mundo, de construir a identidade e de conhecer diferentes tipos de linguagem. A atividade lúdica é essencial para o aprendizado. No artigo de hoje, vamos listar 8 sites nos quais é possível brincar e aprender. Acompanhe!

Aprendizado, brincadeira e tecnologia

A brincadeira traz benefícios para os âmbitos cognitivo, psicológico, social e afetivo. Ao brincarem, as crianças desenvolvem atenção, concentração, memória, criatividade, raciocínio lógico, aprendem a lidar com seus sentimentos, a encarar a competição e a frustração como parte do crescimento.

As brincadeiras geram aprendizado dentro e fora do ambiente escolar e não há um padrão a ser seguido. As atividades lúdicas podem envolver expressões artísticas (como dança, música e teatro), desafios e situações que mantenham as crianças motivadas. Hoje, as brincadeiras são constantemente impactadas pela tecnologia, já que existem jogos online e em aplicativos que podem ser utilizados individualmente ou em grupo.

Atuando sobre a atividade lúdica, a tecnologia também tem efeitos sobre a aprendizagem. Por ser uma ferramenta com a qual estudantes mais jovens já estão familiarizados, seu uso contribui para a melhora do desempenho escolar.

8 sites nos quais é possível brincar e aprender

Sites para brincar e aprender

Fonte: Reprodução

Existem vários sites que têm o intuito de ensinar e proporcionar uma experiência lúdica simultaneamente. A seguir, listamos 8 sites gratuitos nos quais é possível brincar e aprender. Veja:

1. Escola Games

Escola Games é uma plataforma com diversos jogos, divididos nas categorias “Fácil”, “Médio” e “Difícil”, que visam ao ensino de língua portuguesa, inglês, italiano, artes, matemática, história, ciências e educação física.

As atividades são elaboradas com o acompanhamento de profissionais especializados e recomendadas para crianças com mais de 5 anos. O site Escola Games traz também um compilado de histórias infantis e pode ser acessado na versão para computador ou pelos aplicativos, para Android e IOS.

2. Atividades Educativas

O portal Atividades Educativas reúne jogos educativos de vários sites. Na plataforma, é possível pesquisar atividades por tipo (quebra-cabeças, palavras cruzadas, jogos da memória e dos sete erros, quizzes, etc), por disciplinas (português, história, geografia, matemática, ciências e educação física) e por temas (tecnologia, vestibular, música, cidadania, coordenação motora, histórias infantis, saúde e educação de trânsito).

3. Jogos Grátis para Crianças

O site Jogos Grátis para Crianças traz jogos elaborados especialmente para bebês e crianças pequenas. As atividades são focadas em jogos da memória, labirintos e jogos de colorir, levando as crianças a trabalharem o reconhecimento de imagens, a coordenação motora e a se acostumarem com o computador.

4. Divertudo

O Divertudo é um site voltado para crianças, com brincadeiras, adivinhas, histórias, vídeos e artigos. Sua interface é colorida, interativa e intuitiva, com jogos que trabalham habilidades linguísticas, matemáticas e raciocínio lógico.

5. Iguinho

O Iguinho é um portal com conteúdos para crianças, como animações, livros, tirinhas, jogos e atividades lúdicas educativas. Estas estão separadas por temas, como português, matemática, ciências, cidadania, história, artes, música e saúde. O Iguinho também conta com uma página com jogos específicos para crianças que não sabem ler e usam a tecnologia auxiliadas por adultos.

6. Zuzubalândia

Muito similar ao Iguinho, a plataforma Zuzubalândia traz vídeos, notícias, histórias infantis, músicas e jogos. Estes incluem quebra-cabeças, jogos dos sete erros, da memória, labirintos, entre outros.  

7. Duolingo

O Duolingo é um site especializado em idiomas. Para os falantes de português, é possível aprender inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e esperanto, sempre por meio de atividades lúdicas e interativas. O Duolingo contém planos gratuitos e pagos, podendo ser acessado pelo computador, pelos aplicativos para Android e IOS.

8. Tabuada de multiplicar

O tabuadademultiplicar.com.br é dedicado ao ensino das tabuadas do 1 ao 12. Os conteúdos incluem atividades online, exercícios para imprimir, testes para medir o tempo gasto em cada tabuada e jogos.

E então? O que você achou do nosso artigo com 8 sites para aprender brincando? Para saber mais sobre o tema, leia esse outro texto do Canal do Ensino.

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo