Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Aprenda tudo sobre gerenciamento de tempo para estudar melhor

Aprenda tudo sobre gerenciamento de tempo para estudar melhor

Olá!

Você é daquelas pessoas que sonha em fazer várias coisa mas, sempre deixa pra depois por falta de tempo?

Saiba que segundo a Teoria da Relatividade, o tempo é relativo. Ele tanto pode ser inimigo das 24h do dia como também pode ser o grande aliado da produtividade. Tudo depende apenas de como é gerenciado.

Existem pessoas que estudam, trabalha, praticam esportes e ainda sobra energia para curtir o final de semana com os amigos. O segredo dessas pessoas seguramente é o gerenciamento de tempo.

O uso de técnicas e hierarquia de atividades divididas no decorrer de um determinado período é o caminho da eficiência e excelência de atividades. Somados ao uso de técnicas se torna ainda mais fácil de cumprir prazos, alcançar aprendizagem de conteúdo e ter bons resultados no tempo previsto.

Muitos problemas rodeiam, principalmente estudantes que estão para prestar a seleção de concursos e vestibulares. A quantidade de material de estudo assusta, mas infelizmente, o volume de matérias a ser estudado não é o mais grave, apenas o gatilho para frustrações e até desistência.

Quando nos deparamos com muita coisa para estudar em curto prazo de tempo, nosso cérebro recebe esta sensação como uma mensagem negativa, esse aviso dado pelos neurotransmissores leva o entendimento de fadiga e rapidamente o corpo se comporta de maneira a poupar energia, e daí surge a procrastinação, desanimo, desmotivação e por fim a desistência.

Se você já sofre com a procrastinação, solucione essa situação agora antes que ela tome conta do seu tempo.

O gerenciamento do tempo é uma vantagem não só para os estudos como também para várias outros aspectos do cotidiano. A primeira grande lição que se tira dessa aplicação é o respeito sobre o tempo. Dizem que tempo é dinheiro, essa afirmação tem uma lógica, mas na realidade não é bem assim. Você pode tirar a prova real prestando atenção nas sensações que você vivencia quando está esperando por alguém que está atrasado, não tem dinheiro que resolva esta perda de tempo.

Ao finalizar esta leitura, seguramente terá noção sobre como aproveitar melhor o seu tempo e extrair dele conhecimento não só sobre o que está destinado a realizar como também sobre a importância do tempo para a vida das pessoas. Já parou pra pensar como o tempo é precioso? Se não, juntos vamos parar para pensar nisso e colocar em prática o gerenciamento do tempo em sua vida.

O que é gerenciamento do tempo?

Gerenciamento do tempo é a análise de processos de cada atividade que devemos realizar em nosso cotidiano, ou em determinados períodos como: meses, anos e por aí vai. Ele representa um grande diferencial na produtividade, eficiência e atenção nas tarefas.

Além disso, as boas práticas desta gestão pode reter a ansiedade, pois uma vez que se dispõem toda a atenção em uma atividade se fecha todo o espaço por onde entrava as distrações e ansiedade. O tempo para execução de cada tarefa é pré estabelecido e você terá clareza sobre tudo que deverá ser feito e focará apenas nisso.

Os pilares da Gestão do tempo são:

  • Organização de ambientes em que as tarefas serão executadas;
  • Seriedade e respeito aos prazos pré-estabelecidos por você;
  • Hierarquia de Prioridades;
  • Redução do tempo para atividades que não são prioridade.

A gestão do tempo auxilia na percepção também de gerenciamento da atenção, de vida pessoal (você pensará em extrair tudo aquilo que rouba seu tempo e não acrescenta em nada às seus objetivos, isso inclui pessoas do seu ciclo) e otimização de sua agenda.

Agora que você já sabe o que é e para que te serve o gerenciamento do tempo, vamos ao que interessa: A aplicação prática.

Como aplicar o gerenciamento do tempo a sua rotina

gerenciamento-tempo

O pensamento forte aqui não é necessariamente, a aplicação da gestão temporal à sua rotina (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 03/10/2017) e sim ao contrario. Encaixar a sua rotina ao plano de gerenciamento de tempo que você tem em mente. Para a efetividade dos novos hábitos, elaboramos uma espécie de manual com os primeiros passos de adaptação.

Foco no objetivo

Tenha certeza absoluta no que almeja alcançar. Esta clareza ajudará a estabelecer planos e estratégias de realização e ainda dará um feedback sobre o tempo aproximado em que começaram aparecer os resultados.

Processo da Gestão do tempo

Este é o processo que todos que visão o gerenciamento de tempo deve ter em mente para não se perder no caminho.

Selecione tarefas/metas

A primeira coisa que se deve fazer é selecionar as atividades a serem executadas. No caso dos estudantes, o que deve ser estudado, quanto tempo, aproximadamente levará para que cada estudo seja compreendido; tempo de leitura, exercícios, revisão, aulas e etc.

No inicio não seja tão rigoroso, faça textos para verificar como deve gerir as tarefas. Lembre-se, este planejamento é muito pessoas, tem gente com mais facilidades em português, outra em inglês. O grau de dificuldade para absorver um conteúdo deve ser levado em consideração neste processo. Separe as disciplinas por grau de dificuldade e as adeque no tempo. Vá aprimorando a medida que for compreendendo como esse processo se dá em sua rotina.

Hierarquize as tarefas

Elenque as atividades de estudos levando em consideração seus respectivos graus de importância. Priorize as atividades mais difíceis .

Nada mais que o necessário

Jamais deixe a sua mesa repleta de coisas que na realidade não são necessárias, a frase clichê “Menos é mais”, nesse caso cabe como uma luva. Esqueça aquele pensamento de se prevenir com algo que você não tem certeza que servirá mas, por via das dúvidas está lá dispersando a sua atenção.

Não interrompa o fluxo das atividades

Ao levar uma tarefa a execução vá até o fim, dentro do tempo previamente planejado. Porém é muito importante o aprendizado, caso ao fim do tempo determinado não tenha fixado o conteúdo, replaneje o plano de gerenciamento de tempo.

Acompanhe os seus avanços

O acompanhamento dos avanços que acontecem depois do uso da técnicas são essenciais para se manter motivado e otimizar os planos de estudos. Sugerimos um relatório breve e periódico de estudos, nele você poderá anotar o que está funcionando, as melhores técnicas e aquelas que não provém resultados.

Crie um cronograma

Com um cronograma de estudos ficará muito mais fácil adequar as dicas deste conteúdo. Não tem ideia de como fazer um plano de estudos? Pensamos nós, temos uma planilha para cronograma de estudos  flexível aos seus anseios e muito simples para inspirar a sua iniciativa. Basta navegar nessa parte destacada que cairá diretamente lá. Os próximos passos é baixá-la e adequá-la a sua rotina de estudos.

Tá ainda com dúvidas sobre como fazer um cronograma de estudos, conheça mais acessando:

Recompense-se

Sempre que conseguir sanar uma meta importante em direção do objetivo, recompense-se. A recompensa é uma maneira de significar os esforços, motivar a continuação e acreditar em suas capacidades. As recompensas podem ser variadas, você pode presentar-se com um dia livre, um drinque ou brinde (caso escolha estar acompanhado). Escolha a recompensa de acordo com o grau de dificuldade que a tarefa exigia e seja sincero consigo mesmo. Nada de se boicotar.

Técnicas infalíveis para gerenciamento de tempo nos estudos

De nada adianta saber todo o conceito sobre gerenciamento de tempo, seus pilares e como fazer um planejamento de estudos se quando é chegada a hora de colocar o plano em prática não ficar satisfeito com o funcionamento dele na realidade.

Para que tudo dê certo e seu plano de estudos seja fiel ao que foi planejado, com margem mínima de erros, selecionamos as técnicas mais eficazes de gestão de tempo. Com elas não tem erro, sairá conforme o planejado. Porém, é muito importante ressaltar que o alcance dos objetivos não se realizará por si só. Coloque ideias, mas não esqueça da ação contínua e disciplina.

Preguiça Criativa

Esta é uma técnica de ouro também para resolver problemas de procrastinação. Existe momento em que, por mais que tentemos não conseguimos manter a atenção em nossos afazeres, é como se nossa cabeça estivesse tão cheia que não abre espaço para nada, quando o cansaço mental bate é difícil se concentrar.

Para não fugir do plano de estudos e nem quebrar o gerenciamento de tempo, escolha algo mais suave sem sair do eixo de sei objetivo e relaxe a mente. Por exemplo: Caso esteja cansado de fazer cálculos, veja vídeos sobre os grandes matemáticos da história; ou busque qualquer outra coisa agradáveis, porém coerente com que se está destinado a cumprir. Não esqueça de voltar ao trabalho posteriormente.

Listas

O uso de listas é uma técnica antiga, mas que ainda tem sua eficácia garantida. É importante fazer listas separadas e correspondentes as respectivas atividades. Não misture as coisas, é difícil se concentrar em uma meta de revisão quando o item seguinte da lista é passar roupas ou comprar verduras.

Bloqueio de distrações

Fica complicado estudar e manter a concentração quando somos interrompidos pelas notificações das redes sociais e outros dispersores. Existem aplicações para celulares e outros dispositivos que bloqueia o uso das redes sociais em período laborativo. Selecionamos 3 delas:

  1. Anti-social: Basta especificar os sites que mais te distraem que esta aplicação bloqueia todos eles por um tempo pré definido por você;
  2. Site Blocked: Este aplicativo elimina toda possibilidade de distração, funciona mais ou menos como o anti-social. E o melhor, é inteiramente grátis.
  3. Write Room: Este software promove bloqueio de distrações enquanto o word estiver sendo utilizados, ou seja, em quanto exixtir produção textual ele garantirá que não haja distrações.

Técnica Pomodoro

Quem acompanha o Canal do Ensino sabe o quanto esta técnica é disseminada por aqui, e não é a toa. Esta é uma das técnicas mais eficientes para a otimização do tempo e a produtividade.

Funciona da seguinte maneira, utiliza-se 4 tempos de 25 a 30 minutos de concentração assídua a determinada tarefa. Ao final de cada período relaxa por 5 minutos fazendo outras coisas que não estão relacionadas com o estava sendo executado anteriormente. Ao final de cada pomodoro (4 tempos) a pausa será de 15 minutos.

Sincronização de atividades

Tente fazer com que suas ações durante o dia alimente, de alguma forma, os seus objetivos seja de forma direta ou indireta. Por exemplo: Se você tem como objetivo passar no ENEM e se depara em algum momento assistindo a novela, pense como as cenas refletem a sociedade e como suas reflexões poderiam ajudá-lo no desenvolvimento da Redação.

Este é um exemplo singelo de sincronização, mas você pode adaptá-la ao seu modo de ver as coisas.

Regra dos 5

Esta regra serve, principalmente para aqueles momentos de pressão em que nos sentimos estagnados mas, não podemos desistir por nada.

Dizem que quando estamos completamente estagnados, nosso corpo libera 30% de energia da reserva. Estes 30% pode revelar-se nos 5 minutos a mais de esforço. Quando estiver muito cansado desafie-se a continuar por mais 5 minutos. Isso estimulará a sua força de vontade e superação sobre si mesmo.

Gamificação

Imaginar que se está em um jogo onde deve cumprir um processo para passar de fase e chegar cada vez mais próximo ao seu objetivo torna a tarefa mais leve e  divertida além do mais, estimula a criatividade.

A essa altura do campeonato você já aprendeu como pensar, planejar estrategicamente e aproveitar as melhores técnicas de gerenciamento de tempo para dar um upgrade na sua vida e seus estudos. Agora só falta a sua ação. Então, mãos a obra e não esqueça de voltar aqui para relatar a sua experiência para nós.

Se você gostou e deseja ver outros conteúdos como este deixe seu sinal após a leitura. Se tem alguma dica que dá certo em sua vivência compartilhe conosco nos comentários.

Para receber as notificações das futuras publicações curta nossa página no Facebook e fique ligado.

Até breve!

comentários (5)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo