Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Aprenda sobre a Revolução Francesa através do cinema

Aprenda sobre a Revolução Francesa através do cinema

Olá leitores do Canal do Ensino!

Você tem dificuldades com as aulas de história? Então a dica é o CINEstoria. Você pode aprender história através de filmes do cinema. Já imaginou? O programa que disponibilizamos aqui fala sobre a Revolução Francesa através do filme Danton.

Primeiro vamos entender o que é o CINEstoria. É um programa em vídeo feito pelo professor Orlando Stiebler que, com sua didática leve e divertida, transforma o cinema em sala de aula e vice-versa. A partir de um título das telonas, ele traça o panorama histórico e os fatos verdadeiros e falsos sobre o tema da semana. E ainda, no final, faz um link com o contexto atual.

O programa é lançado toda quinta, as 19h, no Youtube.  Esta semana o CINEStoria analisa o filme Danton – O Processo da Revolução, de 1982, que conta a história do personagem título, um líder na época da Revolução Francesa.

Aproveite para aprender história de um jeito diferente e muito mais divertido.

Aula de história

O professor Orlando Stiebler analisa os fatos políticos, econômicos e sociais que levaram à Revolução Francesa. Ele faz um comparativo com o filme e como a produção cinematográfica mostra esse fato real e tão marcante na história mundial.

A Revolução Francesa é assunto recorrente em provas de vestibulares e Enem, então é bom você saber tudo na ponta da língua.

Confira a aula de história sobre a Revolução Francesa com análise do filme Danton:

Sinopse do filme

O filme Danton – O Processo da Revolução retrata o período mais violento da Revolução Francesa, o período do terror. Os jacobinos estavam no poder e instituem diversos novos órgão dentre eles o Comitê de Salvação Pública e inicia-se uma verdadeira caça as bruxas. Todos passam a suspeitos de tramarem contra o movimento, e a liderança de Robespierre é nociva nesse sentido.

Danton (Gérard Depardieu) é uma liderança jacobina que prega o diálogo, mas acaba batendo de frente com outros líderes apesar de deu inegável carisma diante do povo. A revolução teve várias idas e vindas, mas ele acaba com a alta burguesia no poder e a entrega do governo ao vitorioso general Napoleão Bonaparte, mas aí isso já é outra história.

Aprender história através de filmes. É a união de diversão e conhecimento. Tem combinação melhor?

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo