Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Aprenda probabilidade e estatística com elementos do cotidiano

Aprenda probabilidade e estatística com elementos do cotidiano

Olá, leitores!

Que tal entender um pouco sobre essa importante e decisiva área de matemática? A probabilidade é tão presente na nossa vida que talvez você já até a entenda.

A palavra probabilidade vem do latim probare, que significa testar, provar, e seu conceito de probabilidade está fortemente ligado ao nosso cotidiano. Sempre que exercitamos possibilidades como “Será que amanhã chove? ” Ou “Acho que provavelmente o ônibus irá atrasar hoje”. Nesse tipo de expressão está presente a ideia de que há algo que pode ou não acontecer, um determinado evento. Isso é exercitar a probabilidade. Você está apenas trabalhando com as possibilidades de algo acontecer.

Como aprender probabilidade com elementos do dia a dia

muitos-dados

A probabilidade está presente em muitos aspectos da nossa vida, de forma direta ou indireta, talvez seja a parte da matemática mais próxima das nossas vidas, fazendo-a essencial para ser aprendida e, devido a sua proximidade com o dia a dia, é quase impossível não aprendê-la, mesmo sem perceber.

De forma direta

Algo muito comum para os brasileiros é acompanhar uma partida de futebol ou outros esportes, você pode não perceber, mas está aprendendo sobre probabilidade. Como? Apenas tentando adivinhar quem irá ganhar, ou quais as chances do seu time de vencer o campeonato ou passar de fase. Tudo isso é parte da probabilidade.

De forma indireta

Pode não parecer, mas a probabilidade está também nas coisas que compramos e comemos. As grandes empresas e indústrias utilizam a probabilidade para avaliar riscos de mercado e venda de matéria-prima. Sempre que consumimos um produto ele passou por um processo de pesquisa onde foi avaliado a possível aceitação dele no mercado.

Aprendendo sobre Probabilidade de forma simples

Não é difícil ensinar ou aprender o básico da probabilidade, basta prestar atenção no dia a dia e começar a fazer notas mentais sobre as chances de algum evento acontecer. Um pequeno e simples exercício é tentar acertar os dias em um calendário, ou então a chance de acertar o número que cairá em um dado de seis lados. Para calcular essas probabilidades basta fazer um pequeno cálculo. Nesse exemplo usaremos o exercício de escolher o dia da semana.

Primeiro Passo

Escolha um dia da semana aleatório. Tentaremos descobrir a probabilidade deste dia ser no fim de semana. Nesse exemplo, se o dia cair em um fim de semana é o nosso evento, e número de resultados será o dia que uma semana tem no total, sete.

Segundo Passo

Divida a quantidade de eventos pelo número de resultados possíveis. Isso nos dará a probabilidade de um único evento acontecer. Como cada semana tem dois dias que são finais de semanas, então dividimos esse número pelo número total de dias. Teremos uma divisão de 2 dividido por 7,  2/7 = 0,285 ou 28,5%. Ou seja, a probabilidade de você escolher um dia e ele cair no fim de semana é de 28,5% de um total de 100%.

Sobre a estatística

Por definição a estatística é a ciência que utiliza as teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos. Esses dados podem ser obtidos através de estudos observacionais quanto em experimentos que modelam a aleatoriedade e incerteza de forma a estimar previsão de eventos futuros.

De forma básica, uma estatística é feita a partir de experimentos de probabilidade, e podem ser usados para muitas coisas como campanhas de marketing ou venda de produtos, como já citado no começo do texto.

A importância da estatística e probabilidade em concursos

Para quem presta concursos de forma frequente não é novidade nenhuma da importância de saber probabilidade e estatística para uma prova importante. É sim muito importante estudar sobre isso, mas mais importante que decorar o melhor a se fazer é entender o conceito, tentar aplicado no dia a dia, e assim terá uma mente exercitada com essa área importante de matemática.

De uma forma menos didática e direta a estatística está presente em concursos com a relação número de candidatos/vagas. Pois é, já se pegou pesquisando quantos candidatos por vaga é naquele concurso importante que você tanto quer? Ou então quantos candidatos por vaga naquela faculdade que sonha? Isso é exercitar a probabilidade, criar uma estatística e dar o melhor de si para que garantir sua vaga não seja um evento de aleatoriedade.

E você, o quanto de probabilidade você tem que usar no seu dia a dia?

Te vejo no próximo texto!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo