Você está aqui:Home » Vídeo Aula » História » Aprenda história recente com o filme Terra de Ninguém

Aprenda história recente com o filme Terra de Ninguém

Olá leitores do Canal do Ensino!

Aprender através de filmes do cinema? Isso já é possível através do CINEstoria, que ensina história e atualidades por meio de produções da telona.

Esta semana o CINEStoria analisa o filme Terra de Ninguém que trata da conturbada história recente da Iugoslávia, imperdível para quem gosta da História e do Cinema.

Aproveite para aprender história de um jeito diferente e muito mais divertido.

A população utilizava a frase de que a Iugoslávia tinha sete fronteiras, seis repúblicas, cinco nacionalidades, quatro idiomas, três religiões, dois alfabetos e um líder. O líder era o marechal Josip Broz Tito morto em 1980 e que comandava com pulso forte e habilidade política um país, ou vários países chamados Iugoslávia. O fim de Tito e o fim do comunismo precipitaram o esfacelamento do país do báltico. A queda do muro de Berlim em 1989 e o fim da URSS foram decisivos para o acirramento das rivalidades locais que incluíam diferenças étnico-religiosas e nacionalismos exacerbados.

A história do fim da Iugoslávia é trágica e revela uma Europa que pensava ter se livrado do horror dos massacres e genocídios da segunda guerra mundial, ledo engano. As guerras da Croácia e especialmente da Bósnia fizeram o velho continente relembrar os campos de concentração do nazismo e o massacre de Srebrinica que em 2015 completou quinze anos é o caso mais bem acabado dessa memória de puro terror. Oito mil civis foram trucidados pelas tropas sérvias sem que as forças da ONU, comandadas na cidade por soldados holandeses, não fizessem nada para deter a matança.

A Sérvia de Slobodan Milosevic almejava manter a Iugoslávia unida sob seu comando, subjugando as demais nações que compunham o vasto território. Com as independências da Eslovênia e da Macedônia restou ao tirano a sandice de travar cruentas guerras a fim de impedir as independências da Croácia e da Bósnia. Ao final de 1995 e a custo de milhares de vidas nasciam dois novos países. Em 2000 Milosevic foi preso e levado para o tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia.

Milosevic foi responsável por sua própria defesa; o julgamento terminou, no entanto, sem qualquer veredito, já que ele acabou morrendo durante o seu decorrer, depois de quase cinco anos encarcerado na Prisão de Criminosos de Guerra, em Haia. Milosevic sofria de doenças cardíacas e tinha hipertensão arterial, e morreu em decorrência de um enfarte do miocárdio.

Em 2006 Sérvia e Montenegro que se mantinham unidos se separaram e atualmente acompanhamos a luta pela emancipação da região do Kosovo, ao sul da Sérvia. O medo do povo kosovar, de maioria muçulmana é que a limpeza ética empreendida por Milosevic possa de alguma maneira ser revivida. Diversos países do mundo já reconheceram a autonomia do governo de Pristina e infelizmente o governo brasileiro ainda não. O argumento do Brasil é que o país não apoia a independência do Kosovo por ter ocorrido de maneira unilateral e somente a reconhecerá quando for o resultado de um acordo político com a Sérvia, sob a condução das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Sinopse do filme

Chiki (Branko Djuric) e Nino (Rene Bitorajac) são dois soldados que lutam por lados opostos em meio a Guerra da Bósnia. Em meio ao combate, eles se vêem ilhados em plena fronteira da guerra. Sem ninguém em quem confiar, sem poder deixar o local sem levar um tiro e ainda com um soldado ameaçando explodir o local caso eles se movam, os dois são obrigados a negociar por suas próprias vidas para poderem sobreviver.

O que é o programa CINEstoria

O programa CINEstoria foi criado pela produtora do Grupo Arto na vontade de unir a paixão pelo cinema com os conhecimentos de história e atualidades do professor Orlando Stiebler. Muito mais do que uma vídeo-aula padrão, Stiebler com sua didática leve e divertida, transforma o cinema em sala de aula e vice-versa.

Como funciona

A partir de um título da sétima arte, Orlando traça o panorama histórico e os fatos verdadeiros e falsos sobre o tema da semana. E ainda, no final, faz um link com o contexto atual. Esta semana, o filme escolhido é Terra de Ninguém.

O CINEstoria é semanal e lançado toda quinta, as 19h, no Youtube. 

Aprender com o cinema, transformado em sala de aula. É diversão e conhecimento garantidos. Tem combinação melhor?

Até a próxima!

comentários (1)

  • Roberta de Melo Figueiredo

    Oi, bom dia!
    Meu nome é Roberta, professora de Geografia
    Gostaria de saber como ter acesso ao filme completo. Acho apenas trechos. Gostaria de trabalhá-lo em sala.
    Agradeço,
    Roberta

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo