Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Aprenda como planejar e elaborar um plano de ensino

Aprenda como planejar e elaborar um plano de ensino

Olá,

A maioria dos professores ainda não utilizam ou não conhecem a grande importância do plano de ensino. É uma ferramenta que está se tornando cada vez mais eficaz no aprendizado dos alunos.

Você professor sabe o quanto é difícil montar uma aula atrativa e com grande poder de engajamento, não é mesmo? E para que uma aula tenha grande potencial e garanta bons resultados estes 2 pontos são fundamentais.

Por meio da elaboração de um excelente plano de ensino, você pode conseguir levar aos alunos um ensino de qualidade, e o melhor, um ensino interessante. Separamos aqui algumas dicas e um passo a passo de como planejar e elaborar um plano de ensino. Confira!

O que é um plano de ensino escolar e qual sua importância?

Aprenda_como_planejar-e-elaborar_um_plano_de_ensino

 

Planejamento é tudo. Seja para qualquer objetivo, se você não tiver um planejamento, será difícil alcançar qualquer resultado. E quando falamos em aula, o planejamento é primordial.

Não saber o que irá abordar nas aulas, além de tornar suas aulas entediantes são ineficazes para o aprendizado dos alunos. Eles não irão absorver conteúdo nenhum e você terá um dia de trabalho perdido.

Sendo assim, o plano de ensino nada mais é do que interligar os principais objetivos da aula, os conteúdos abordados e as metas, através de um planejamento e pauta concisos.

Um plano de aula consiste em detalhar os seguintes tópicos:

  • Objetivos
  • Conteúdo
  • Metodologia
  • Forma de avaliação

Os objetivos são os propósitos da ação de ensinar. Afinal, quais serão as consequências da sua aula? O que você quer transmitir aos alunos com os conteúdos escolhidos?

A partir disso, você precisará reunir conteúdos de valor que representem seus objetivos e que serão trabalhados durante a aula. Os conteúdos reunidos precisam ser atrativos o bastante para prender a atenção e promover um aprendizado de qualidade.

A metodologia consiste nos recursos necessários para alcançar os objetivos propostos. A metodologia precisa levar em conta o perfil dos alunos, o conteúdo abordado, as atividades em sala e o tempo de aula disponível para trabalhar os conteúdos.

E por fim, temos a avaliação. É neste momento que você irá expor aos alunos, habilidades, conceitos e atitudes que foram propostos no objetivo inicial da aula.

A avaliação é o ponto mais importante de um plano de ensino, é onde os alunos irão comprovar se sua aula foi interessante o bastante e causou o engajamento necessário para colaborar com o desenvolvimento de aprendizagem.

Passo a passo para elaborar um plano de ensino

1° Passo: Reflexão inicial

Antes de começar a fazer seu planejamento, existem alguns pontos que você precisa questionar e refletir, veja quais são eles:

  • O que
  • Para que
  • Como
  • Como o que ensinar

Estes 4 pontos iniciais são a base e o real significado de um plano de ensino. Para elaborar seu plano, você precisará responder estas 4 questões. Tendo isso em mente, facilitará muito a montagem da pauta e garantirá total eficácia do seu plano de aula.

2° passo: Tenha as principais ferramentas

Existem algumas ferramentas capazes de auxiliar o professor a elaborar planos de aulas de maneira prática e eficaz. Veja algumas delas que selecionamos:

Learnboost: Um software que ajuda o professor a acompanhar o desenvolvimento do aluno através de boletim de notas, a criar um plano de aula, avaliar e a organizar o material de estudo.

Edmodo: Um aplicativo que reúne as principais funcionalidades para o professor criar um plano de ensino. Além disso, contém conteúdo explicativo para auxiliar ainda mais o professor a criar aulas atrativas.

Google Classroom: Uma nova maneira de criar aulas com total engajamento. O Google classroom reúne várias ferramentas para que o professor planeje, organize e crie seus planos de aula. Além disso, é possível também criar aulas interativas totalmente online.

Planboard: Uma ferramenta que traz ao professor uma maneira prática de organizar as ideias. Através dela, você pode criar um calendário interativo, criar um planejamento de aula e ainda elaborar avaliações.

Sílabe: Uma ferramenta essencial para planejamento e gestão de aulas. Através do Sílabe, os professores podem se reunir com os alunos, podem organizar as aulas, criar avaliações e acompanhar o desenvolvimento e as dificuldades de cada aluno.

3° passo: Monte uma planilha base

Para facilitar seu processo de planejamento e organização de aulas é ideal que você monte uma planilha base, que servirá de orientação para montar suas aulas.

Esta planilha precisa conter todos os requisitos de um plano de ensino como: cabeçalho, tópicos abordados na aula, metodologia e avaliações. Basicamente, sua planilha será montada da seguinte forma:

  • Cabeçalho contendo as informações da escola
  • Disciplina
  • Ano letivo
  • Turno/carga horária
  • Professor responsável
  • Turma/série
  • Objetivo geral: Resultados amplos que abordam a disciplina como um todo. Representa o que os alunos irão absorver durante todo o módulo.
  • Objetivos específicos: Construções que detalham o objetivo geral. Quais são as competências e habilidades específicas que os alunos deverão apresentar para alcançar o objetivo geral?
  • Conteúdo programático: Conjunto ordenado de materiais estruturadas para atingir os objetivos. Conteúdo multimídia.
  • Metodologia: De que maneira sua aula deverá ser abordada para alcançar os objetivos? Aulas práticas, aulas expositivas, aulas dialogadas, visitas técnicas, desenvolvimento de projetos, etc.
  • Avaliação: Momento em que o professor determina os critérios de avaliação e os instrumentos de avaliação: trabalhos em conjunto, provas, exercícios práticos, reforço de aulas, etc.

4° passo – Material de apoio

O material de apoio deverá constar também no planejamento de ensino. Os materiais didáticos podem ser em formato de áudio, texto, vídeo e até mesmo de pesquisa externa.

O material de apoio também deverá ser pensado de acordo com os objetivos propostos no plano de ensino. O material irá auxiliar tanto o professor a desenvolver as aulas, quanto aos alunos para acompanhar e compreender com clareza os métodos de ensino das aulas. É na verdade um conteúdo complementar.

5° Passo: Revisão de plano

É bom ressaltar aqui que você pode sim fazer um template de plano de ensino. Porém, o plano precisa ser adequado para cada turma. No seu planejamento geral deve conter todas as dificuldades de cada aluno.

Desta maneira, você estará criando um plano de aula para cada turma, contendo reforço para cada dificuldade enumerada, tornando assim um plano totalmente efetivo.

Planejamento de aula para um ensino de qualidade

Ficou claro neste artigo a grande importância de um plano de ensino. O planejamento norteia os passos para realizar uma aula eficaz, que tenha objetivos e colabore com o real aprendizado do aluno.

Seja em qual for o estágio do aluno, estabelecer um plano de aula é essencial para que se atinja um êxito maior no processo ensino/aprendizagem. Sem uma aula planejada, os alunos perdem interesse, não absorvem o conteúdo das disciplinas e o professor ficará perdido em sala de aula, o que é uma perda de tempo.

Portanto, um bom planejamento constitui-se de boas ferramentas, bons objetivos e uma metodologia condizente com o perfil e com as dificuldades dos alunos. Somente através de um plano de aula é que teremos um ensino cada vez mais eficaz que irá impactar diretamente no futuro dos alunos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo