Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Idiomas e Línguas » Aprenda catalão com aplicativos gratuitos

Aprenda catalão com aplicativos gratuitos

Olá, pessoal!

Você já deve ter ouvido falar do catalão, um idioma derivado do latim, que divide lugar com o Espanhol, o Valenciano e o Basco na Espanha. Alvo de críticas e brigas históricas e culturais, estima-se que ela seja a língua materna de 5,2 milhões de pessoas em todo o mundo.

Segundo linguistas, o catalão e o espanhol tem o mesmo vocabulário, grafia e regras. A diferença, no entanto, está na fala, que é reconhecidamente difícil de ser entendida. Até mesmo em Barcelona, a cidade catalã mais famosa do mundo, os espanhóis sofrem para entender as mudanças no dialeto.

Hoje em dia, com a difusão de diferentes idiomas, muitos brasileiros tem apostado no aprendizado do catalão como uma forma de se aproximar culturalmente de grandes cidades e mercados crescentes. No entanto, apesar da demanda, ainda é difícil encontrar professores especializados, o que torna o estudo por meio de sites aplicativos mais fácil e rápido.

Gratuitos ou pagos, as ofertas são muitas. O Duolingo, por exemplo, um dos aplicativos mais famosos no quesito “ensino de idiomas“, não cobra nada para quem deseja melhorar o currículo e aprender novas línguas. Além do tradicional inglês e espanhol, a ferramenta conta com aulas de Catalão totalmente online. Basta criar um perfil no site ou no aplicativo para smartphone e tablets para ter acesso completo aos materiais. Segundo os criadores, é possível aprender com apenas 5 minutos de estudo por dia. Vale a pena conferir!

A Language Courses também conta com um aplicativo que traz as principais frases e palavras em catalão para que as pessoas possam treinar e, ainda, se virar em reuniões de negócios e viagens para países e cidades que falam o idioma. O app, no entanto, está disponível apenas para celulares que tenham a plataforma iOS.

Outra ferramenta interessante é o One Minute Catalan, aplicativo que ensina a língua por meio de podcasts e exercícios interativos. Essa é uma ótima oportunidade para quem deseja conquistar o conhecimento nos intervalos do dia a dia.

O My Languages, por sua vez, oferece expressões e frases para estudantes treinarem o idioma.  Além disso, traz a parte gramatical, com adjetivos, pronomes, verbos e, claro, a pronúncia das palavras. Assim como o Duolingo, ele conta com outras diversas opções e a pessoa pode aproveitar para aprofundar o conhecimento em outras línguas.

Outra opção é site Aprender Catalão, que oferece aulas completas e pacotes por um preço acessível. Basta acessar o endereço e conferir as diversas opções de cursos e exercícios. Há, ainda, opções de cursos presenciais, como na Associação Cultural Catalonia, a primeira no Brasil com aulas que vão desde o nível básico ao avançado.

E aí, vai encarar o desafio?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo