Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Artes e Entretenimento » Aprenda artes plásticas sem sair de casa

Aprenda artes plásticas sem sair de casa

Olá, leitores!

Será mesmo possível aprender artes plásticas em casa? Você deve saber que existe esse curso em universidades, ele dura cerca de 2 a 4 anos, tudo vai depender do que será ensinado e aprofundado. Por esse motivo, muitas pessoas têm dúvida se será possível aprender esse tipo de conteúdo sem sair de casa, mas sim, é possível.

Nós vamos mostrar para você não só que é possível aprender artes plásticas, mas também onde aprender, vamos falar um pouco também sobre o mercado de trabalho. Por isso, se quer saber sobre esse assunto, tem interesse no conteúdo e deseja ser um artista plástico, não deixe de acompanhar tudo o que vamos dizer. Quem sabe a profissão que tanto deseja está mais perto do que imagina.

O que são artes plásticas?

Antes de começar a falar sobre onde encontrar o curso e como estudar, você precisa saber o que engloba esse campo de atuação. Nas artes plásticas é usado técnicas de produção e manipulação de materiais para construir formas e imagens, o artista usa diversos materiais como tinta, papel, gesso, madeira, argila, entre muitos outros.

O artista plástico cria suas peças de arte, essas peças podem ser expostas em museus, galerias, lugares públicos, entre outros, ele pode trabalhar em diversos seguimentos, como restauração de obras e ilustração. A área de artes plásticas é bem diversificada, mas é necessário ter um perfil e, principalmente, deve gostar de arte em geral.

É importante que o indivíduo que deseja fazer artes plásticas goste de desenho e saiba desenhar um pouco, goste de trabalhos manuais como pintura. Também deve ser muito observador, ter um conhecimento e expressão artística sobre outras áreas da arte como teatro, cinema, moda e design.

Para aprender artes plásticas é necessário fazer um curso de graduação, mas é possível também aprender algumas áreas dessa profissão de forma gratuita. É importante saber que você não vai fazer um curso longo e aprender tudo o que se aprende em uma graduação, mas esse conhecimento pode te ajudar bastante. Além disso, nem sempre é necessário fazer uma faculdade para começar a trabalhar na área, se você tem talento e gosta, já será o suficiente para fazer cursos gratuitos.

Áreas de atuação de um artista plástico

O artista plástico pode trabalhar em diversas áreas, uma delas é o ensino, o profissional licenciado pode dar aulas de educação artística, pode lecionar em faculdades e dar disciplinas mais específicas como história da arte. É possível também trabalhar com esculturas, criando formas, usando diversos materiais como pedra, madeira, argila e outros.

O profissional formado em artes plásticas também pode trabalhar:

  • Com eventos – nesse caso o trabalho é de selecionar e classificar obras de arte e organizar exposições e mostras;
  • Com multimídia – criando ilustrações, vinhetas, desenhos animados, sites, entre outras coisas;
  • Com gravuras – desenhando figuras em pedras, papel, tecidos, madeiras e outros;
  • Com pinturas – o profissional vai trabalhar criando desenhos e quadros com tinta, aquarela, cera, esmalte e outros;
  • Com restauração – por fim esse profissional também pode trabalhar recuperando obras e objetos antigos que foram deteriorados com o tempo.

Essas são algumas das funções de um profissional que trabalha com artes plásticas. Se gosta de alguma dessas áreas não deixe de conhecer os cursos disponíveis.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo