Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Aprenda a fazer redações nota 1000

Aprenda a fazer redações nota 1000

Olá, leitores!

O formato de redação na maioria dos vestibulares e principalmente no Enem é a dissertação-argumentativa. Com esse gênero, é possível que o estudante construa uma tese inicial e defenda diferentes pontos de vista ao longo do texto. Mas para que isso seja possível, separamos algumas dicas para construir um bom texto:

Fa̤a primeiro a reda̤̣o РPara influenciar no seu desempenho, leia atentamente a proposta da reda̤̣o, os textos de apoio e d̻ uma lida nas quest̵es da prova, pode ser que contenha alguma informa̤̣o que te ajude no tema proposto.

Elabore uma tese – Você deve escolher quais as abordagens e os argumentos que vai usar para defender a sua tese. Separe suas ideias em um rascunho e escolha um tema que domine para expor melhor o seu ponto de vista. Prepare o conteúdo e as ideias na etapa do rascunho, um texto com os parágrafos bem ligados, valoriza a argumentação e o examinador não ficará confuso ao ler seu texto.

Revise o texto – Confira a gramática, se tiver dúvida na grafia de alguma palavra substitua por outra. Veja se possui coerência entre as ideias.

Passe o texto a limpo – Respeite o limite de linhas, não coloque informações fora da área de correção, não esqueça de colocar título e muito calma para não rasurar a prova.

Confira mais dicas e aprenda a fazer redações nota 1000

Lembre-se que uma dissertação-argumentativa precisa de:

Introdução

Apresente qual o recorte do tema que você vai abordar no decorrer do texto. A sua tese deve ser exposta para direcionar a linha de raciocínio. Vale lembrar que os seus argumentos devem ser usados para convencer quem está lendo.

Desenvolvimento

Defenda sua tese através de argumentos que apresentem suas ideias e que as justifiquem de forma consistente. Tente ser o mais claro possível para que o examinador compreenda seu ponto de vista. Reserve um parágrafo para cada argumento, a fim de ter espaço para desenvolver todas as abordagens necessárias.

Conclusão

Você precisa propor uma solução do problema, a partir dos pontos que você levantou durante a redação. Para isso, retome as ideias expostas na introdução, junto com os principais argumentos que a justificam. Assim, você confirma sua tese e encerra o debate.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo