Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Apostilas de Italiano para você baixar de graça e começar a estudar

Apostilas de Italiano para você baixar de graça e começar a estudar

Olá, leitor!

Você que gosta do idioma italiano, sabe de sua importância internacional e pretende aprender, mas espera fugir dos cursos caros ou não está em condições no momento para investir nesse material, poderá estudar em casa por conta própria e com apostilas gratuitas.

Aqui nesse artigo encontrará apostilas em PDF para download ou online e totalmente grátis. Aproveite bem essa leitura e bons estudos!

Descubra como aprender italiano!

apostilas_de_italiano_gratis

O idioma italiano é um dos mais indicados para quem deseja falar outra língua além do inglês, principalmente para quem tem o Português como língua materna.

Isso porque, tanto o italiano como o espanhol e francês são originários do Latim, o que facilita seu aprendizado.

Outro ponto importante para ao escolher estudar italiano, está na sua importância cultural mundial. Além de ser a terceira língua mais falada na União Européia – falado por mais de 14 milhões da UE, há cerca de 65 milhões de falantes nativos do idioma.

A cultura italiana presente nas artes musicais, cênicas, plásticas e na culinária é vasta e encanta o mundo todo.

Tudo isso torna o aprendizado da língua italiana uma escolha sensata, tanto para estudantes que desejam conhecer outros países, quanto para profissionais interessados em evoluir na carreira internacional.

Para quem gosta da cultura e deseja conhecer um pouco mais do país, conversando com nativos e lendo obras italianas, também é uma ótima escolha.

Conhece a importância e tem o interesse, mas não tem dinheiro para investir em cursos caros, ou devido a sua dinâmica de vida pretende estudar sozinho usando seu tempo e de graça? Sem problemas!

Agora falaremos sobre cursos, gramáticas, apostilas para iniciantes ou não, totalmente de graça. Acompanhe!

Conheça algumas apostilas de Italiano para download

E-book Você falando italiano

A autora desse e-book, Mariana Tupan, nascida no Brasil, descendente de imigrantes italianos e apaixonada pela Itália, morou lá 4 anos e aprendeu o idioma na prática.

Decidiu então passar tudo que aprendeu por meio do curso online Como Aprender Italiano.

Nesse livro ela ensina dicas de como aprender italiano usando seu método, com exemplos de diálogos e situações práticas do dia a dia. Dessa forma, você aprenderá rapidamente e com muita eficiência a língua italiana, assim garante Mariana.

Segundo a autora, para aprender italiano você deverá estar apoiado em dois pilares para que o processo seja rápido e eficiente.

Ela explica quais são esses pilares no livro. Além disso, informa quais são os inimigos de sua aprendizagem e lhe dá 4 dicas de ouro para driblar esses problemas.

Outra coisa que ensina em seu livro é a importância de aprender essa língua e quais os benefícios que seu aprendizado proporciona.

Explica a técnica de estudo que utilizou e sugere que você siga, além de pronúncia: das letras separadamente, das palavras e expressões.

Nesse livro você encontrará as 100 palavras mais usadas em italiano, sua pronúncia e tradução, numerais, dias da semana, meses do ano, cores, frutas, animais, profissões e os pronomes pessoais.

Dedica um capítulo aos diálogos em italiano onde mostra as saudações, informações pessoais, principais perguntas pessoais, chamadas telefônicas e situações como: em restaurante, fazendo compras, fazendo reservas, entre outras.

Você vai gostar de saber também das 12 ferramentas para aprender italiano usando a tecnologia

Curso completo italiano PDF

Essa apostila é indicada para quem tem o domínio ou pelo menos um conhecimento básico de espanhol. Isso porque, ela é italiano-espanhol. É um material interessante para quem tem um conhecimento prévio de espanhol, pois é possível verificar as semelhanças e diferenças de ambos os idiomas.

São trinta lições onde são apresentados: o alfabeto – tanto a escrita como a pronúncia, as diferenças na pronúncia do espanhol para o italiano, os gêneros masculino e feminino, artigos definidos e indefinidos, pronomes pessoais, frases interrogativas e negativas.

Além disso, são apresentados os dias da semana, os meses, verbos, preposições, conjunções, pronomes, adjetivos, comparativos, números ordinais e cardinais, membros da família e outros.

Todas as lições são explicadas em espanhol e italiano. Utiliza-se de cores diferenciadas para fixar o que é ensinado, além de oferecer muitos exemplos e quadros explicativos.

Na apostila há a informação de que, caso queira tirar dúvidas, pode mandar um e-mail para ao professor Giancarlo Nachi Malvaioli, por meio de um e-mail disponibilizado no link de acesso.

Quer saber os segredos dos poliglotas que você pode usar para aprender um idioma? Confira!

Dicionário (italiano-português de falsos cognatos e cognatos enganosos) PDF

Esse livro é uma continuação prática do livro: Mudanças na forma ou no sentido das palavras de línguas estrangeiras modernas: uma abordagem da origem dos “falsos cognatos” e “cognatos com sentidos diferentes” (2011), onde há uma apresentação teórica sobre o tema. Segue como sugestão de leitura.

Nesse livro ela transmite o significado do termo “Falso Cognato” e de “Cognatos Enganosos” seguido de exemplos que deixam claro que não são sinônimos, explicação fundamental para o entendimento do conteúdo do livro.

O livro traz então, uma rede de falsos cognatos e de cognatos enganosos entre o italiano e o português, o tratamento que essas palavras têm tido em dicionários bilíngues, explicando minuciosamente e utilizando quadros com essas palavras e suas traduções.

São dois capítulos dedicados às explicações do Como e do Porquê da organização desse livro, além do capítulo das abreviações.

Somente depois inicia-se o conteúdo efetivo de dicionário, onde há a explicação de cada cognato, suas semelhanças e diferenças.

Autora Marilei Amadeu Sabino, Editora Unesp.

Leia também o roteiro de como aprender italiano Sozinho

Corso di italiano

Nessa apostila de curso, você encontrará em cada unidade: diálogos, vocabulário, gramática e exercícios. Os diálogos contêm a fala em italiano, a tradução e a pronúncia.

São 16 unidades desenvolvidas dessa forma, mas possui outra característica: cada frase do diálogo é escrita em cor diferente da tradução e da pronúncia.

Por meio dos diálogos que elevam o nível de dificuldade, ensina-se cumprimentos e acrescenta-se novas palavras ou expressões ao vocabulário: dias da semana, estações do ano e outras.

Na parte gramatical são ensinados: artigos, pronomes, verbos, preposições, masculino, feminino, plural, formas impessoais e pronomes possessivos.

Ainda na gramática é ensinado também: números, horas, meses, relações de parentesco, cores, plural e singular, conversação, profissões, comparativo, modos verbais, substantivos e adjetivos.

Apesar de ser bem completa, não possui correção dos exercícios. Sugerimos que peça a ajuda de algum professor para corrigir ou busque as respostas em seu material de estudo.

Talvez você se interesse também em saber os 5 canais no YouTube para aprender italiano grátis

Apostila de Italiano

Essa apostila foi baixada do site Clique Apostilas, site que disponibiliza muito material pra estudo, não só de espanhol, mas de disciplinas diversas, totalmente gratuito.

A apostila que escolhemos para compartilhar com você é bilíngue italiano/castelhano.

Em sua parte gramatical há conteúdo sobre: o alfabeto, pronomes, artigos, verbos, plural, adjetivos, preposições, verbos, numerais, imperativo, adjetivo, modos verbais, palavras com diferentes gêneros em italiano e castelhano, entre outros.

Durante todo o livro, as lições são mostradas em quadros comparativos de italiano/castelhano, com cores diferentes para facilitar a sua visualização.

Todos os exercícios são resolvidos ao final da unidade. Ao todo são 40 unidades bem explicadas e coloridas.

Olha nossas sugestões para ser fluente em italiano por meio de vídeos!

Descubra os principais livros em italiano para download

Biblioteca della Letteratura Italiana

Essa é uma biblioteca digital da literatura italiana. Criada do propósito de fornecer material digital online para as escolas que buscam a utilização de novas ferramentas tecnológicas.

Essa biblioteca é uma parceria entre a editora Pianetascuola e a editora Einaldi, ambas italianas.

Você pode escolher sua obra pelo autor ou pelo título, todos disponibilizados em ordem alfabética no formato PDF.

E falando em obra de arte, que tal saber como o cinema pode te ajudar no estudo de idiomas?

Materiais diversos gratuitos online

Só italiano

Essa é uma página que possui conteúdo para quem estuda italiano, em diversos formatos:

  • A gramática online, separada por temas dentro da própria página: artigos, conjunções, substantivos, adjetivos, numerais, pronomes, advérbios, preposições e verbos;
  • O vocabulário, com palavras essenciais para quem quer aprender italiano. Dias da semana, meses, estações, palavras que expressam tempo, cores, comidas, frutas, vestuário, utensílios, partes da casa, profissões, signos, esporte, entre outros;
  • Jogos, exercícios resolvidos e provas de vestibular;
  • Portal de relacionamento com um dos professores;
  • Entretenimento: além dos jogos online, trava línguas e letras de músicas.

Leia também: USP oferece curso de italiano online e gratuito

Assim chegamos ao fim de mais um artigo que auxilia nos seus estudos de idiomas.

Esperamos que tenha gostado de nossas sugestões e que possa aproveitar bastante cada uma das apostilas e dicas de estudo.

Continue conosco, pois estamos sempre trazendo os melhores conteúdos em relação ao ensino e ao seu desenvolvimento.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo