Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Apostilas de francês para você baixar de graça e começar a estudar

Apostilas de francês para você baixar de graça e começar a estudar

Olá, leitor!

Um dos impeditivos para quem pretende estudar francês é o preço. Os cursos mais renomados podem não ser baratos e há ainda o gasto com material didático, livros e softwares. Para quem já está com o orçamento comprometido, fica realmente complicado.

Por isso, resolvemos ajudá-lo, mostrando a possibilidade de baixar apostilas de francês gratuitamente. Trouxemos várias sugestões para que você comece a estudar quando e onde quiser. 

Encontramos materiais para todos os níveis e preferências. Então não perca mais tempo: faça o download e aproveite para começar a estudar hoje mesmo.

Conheça os principais materiais gratuitos para aprender francês

Apostilas de francês em PDF gratuitas

Fonte: Reprodução

Aprender um idioma além do inglês tornou-se uma obrigação. Entre as opções sugeridas por especialistas para quem fala português, estão as outras línguas que também tiveram origem no latim, e francês é uma delas.

Pesquisando bem, achamos bons materiais para compartilhar com você, seja estudante, profissional em ascensão de carreira, viajante, amante da língua francesa ou entusiasta do estudo de idiomas.

Aqui, você encontrará PDFs para iniciantes, para o nível intermediário e até o avançado. E não é só isso. Ainda acrescentamos outras alternativas, como recursos on-line gratuitos para complementar seus estudos quando estiver utilizando um computador, tablet ou mesmo o celular.

 

E-book rápido de francês para iniciantes em PDF

Site indisponível – Texto atualizado em 06/04/2021]

Nossa primeira sugestão é esse e-book, que pode ser baixado em seu computador ou armazenado em sua nuvem de documentos. Foi elaborado para ajudar estudantes iniciantes.

Distribuído gratuitamente, não possui direitos autorais, podendo ser divulgado e compartilhado sem nenhum ônus financeiro.

O intuito do professor de conversação Luciano Rezende, do blog “Eu falo Francês”, é auxiliar quem tem português como língua materna a dar o pontapé inicial.

Possui um guia básico de gramática, verbos e pronúncia. Também direciona para o blog, no qual você terá acesso a materiais audiovisuais e a links para as redes sociais e canal do YouTube.

Seu método para treinar a conversação é o Método Natural de Aprendizagem, curso que oferece no blog. 

Todos os itens possuem a escrita em francês e em português e a forma falada. Entre as lições, é possível acessar alguns vídeos para praticar a pronúncia da forma correta.

Leia também: Como você pode aumentar seu vocabulário de francês

Livros, apostilas e exercícios gratuitos para baixar

No site Passei Direto, estudantes de diversas áreas e instituições compartilham materiais gratuitamente. Para fazer download, é necessário se cadastrar e contribuir enviando um arquivo.

A página possui vários conteúdos sobre francês, do nível iniciante ao avançado. Contudo, a conta gratuita disponibiliza apenas 3 materiais.

Outro site em que você encontrará apostilas para baixar gratuitamente é o Clique Apostilas. Há, por exemplo, a apostila de Francês Instrumental composta pela parte gramatical e por exercícios, criada pela Universidade Potiguar. Não é necessário cadastro e não há limite de downloads.

Leia também o artigo que publicamos com exercícios para você aprender francês  e o nosso texto sobre francês instrumental.

 

Método complementar da língua francesa Avangardix em PDF

O método Avangardix é ideal tanto para quem quer aprender o básico de forma mais rápida quanto para quem já estuda há algum tempo e precisa ter fácil  acesso a um manual de referência.

Elaborado pelo professor Fábio Lucas Pierini (Mestre em Estudos Literários pela Unesp), o material abrange o conteúdo gramatical básico (números e gêneros, verbos, estruturas de uma frase, pronomes, adjetivos, comparações e advérbios). Possui também recursos de áudio e gabarito dos exercícios.

Talvez você goste deste artigo: 10 sites para aprender francês de graça

Download de Francês Intermediário em PDF e áudio

[Site indisponível – Texto atualizado em 06/04/2021]

O professor Fábio Anjos disponibilizou em seu blog o Curso Completo de Idiomas Globo de Francês, usado no trabalho desenvolvido no projeto Travessia (aceleração de estudos destinada ao ensino médio), realizado na rede estadual de ensino de Pernambuco, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora. 

No curso, você terá lições sobre conversação, vocabulário, diálogos, cenas do cotidiano, leitura, gramática e exercícios. Ao todo, são 18 livros em PDF e 72 áudios em MP3 para serem baixados ou armazenados em nuvem.

Leia também: Como aprender francês on-line grátis

Outros recursos

Dicionário de francês on-line Michaelis

O Dicionário Escolar Francês Michaelis é ideal para estudantes brasileiros da língua francesa.

Nele, você poderá pesquisar tanto em francês, para conhecer os significados em português, quanto em português, para consultar as definições em francês.

Além dos mais de 28.000 verbetes, com divisão silábica, classe gramatical e pronúncia, você encontrará noções sintáticas, conjugações de verbos e expressões idiomáticas.

Livros em francês gratuitos em PDF

No site Francês Zero, há uma página com grandes clássicos da literatura em francês. Entre as opções, estão obras de Jules Verne, Antoine de Saint-Exupéry, Lewis Carroll e Victor Hugo.

O site traz também exercícios, conteúdos gramaticais e músicas que podem ajudar no aprendizado do idioma.

Mais um texto para auxiliá-lo nos estudos: 7 dicas de como aprender francês com músicas

Dicas finais

Como pôde ver, há diferentes sites que oferecem cursos e conteúdos gratuitos.

Porém, não existe garantia de permanência dos materiais nas plataformas por tempo indeterminado. Muitos arquivos dependem da disponibilidade do autor ou mesmo da manutenção do site no ar. Portanto, se gostou de algo, já salve na nuvem ou em seu computador.

Lembre-se de que falar um novo idioma requer dedicação, mesmo com um bom material nas mãos. Existem algumas técnicas de estudo que podem ajudá-lo com memorização, organização, planejamento, métodos e estratégias.

Nós já escrevemos sobre tudo isso. Seguem mais algumas sugestões de leitura:

Por último, apesar de escolhermos os melhores conteúdos disponíveis gratuitamente na internet, não saia baixando nem imprimindo tudo que encontrar pela frente.

Analise o material, dê uma lida. Alguns conteúdos considerados excelentes por alguns podem ser inadequados para outros.

Esperamos que alcance seu objetivo: falar fluentemente francês sem gastar muito. Dedique-se e não desista, pois certamente conseguirá.

Bons estudos e até logo! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo