Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Após 20 anos, plataforma da Catho se torna gratuita para quem busca emprego

Após 20 anos, plataforma da Catho se torna gratuita para quem busca emprego

Olá, leitor(a)!  

Como temos acompanhado durante todo o período da pandemia de Covid-19, cada vez mais empresas estão reavaliando sua maneira de trabalhar no mercado, especialmente no que diz respeito ao contexto digital. Isso não foi diferente para a Catho, uma das maiores referências de plataformas de busca de emprego. 

Depois de 2 décadas limitando o acesso de candidatos(as) por meio de uma assinatura mensal, o site decidiu flexibilizar as possibilidades de candidatura. A partir deste mês, novembro de 2021, é possível se inscrever em todas as vagas de forma gratuita e sem necessidade de cadastrar dados bancários para pagamento 

Novo modelo de negócio da Catho

Plataforma da Catho se torna gratuita para quem busca emprego

Fonte: Reprodução

A mudança, conforme comenta Fernando Morette (CEO da Catho) nos materiais oficiais de divulgação, já vinha sendo discutida há algum tempo e ganhou força em razão do cenário pandêmico. Diante das dificuldades apresentadas no mercado de trabalho, diretamente afetado pela pandemia, o site de empregos entendeu que seus objetivos como empresa seriam amplificados ao substituir o modelo de negócio. 

Anteriormente, a Catho estabelecia uma assinatura mensal para pessoas interessadas em conseguir um emprego ou conquistar melhores posições no mercado de trabalho. Vale ressaltar que só era possível se inscrever no site mediante o cadastro da forma de pagamento, impedindo, assim, que pessoas sem cartões bancários conseguissem fazer parte da plataforma. 

Para atrair novos cadastros, a empresa disponibilizava um período de gratuidade — que passou de 7 a 30 dias — como uma espécie de teste dos serviços oferecidos por ela. Após esse período, era realizada a cobrança mensal de uma taxa em torno de R$ 60. Agora, entretanto, a plataforma de empregos optou por adotar o modelo Freemium, ou seja, o acesso gratuito aos seus serviços, com opções pagas para quem deseja ter alguns benefícios 

Na prática, então, todas as pessoas podem realizar o cadastro no site — sem a necessidade de inserir dados de pagamento — e se inscrever em quaisquer vagas de modo gratuito. Caso(a) o(a) candidato(a) queira que seu currículo seja destaque para empresas em busca de profissionais, por exemplo, ele(a) pode realizar a assinatura mensal e aumentar as chances de ser visto(a).  

Tendências do mercado de trabalho

A pandemia de Covid-19 mobilizou todas as esferas da sociedade na realização de mudanças que possibilitassem continuar a viver diante de tanto caos. Nesse sentido, muitas dinâmicas foram adaptadas para o mundo digital.  

Ainda que algumas dessas adaptações tenham impactado negativamente o mercado de trabalho, fazendo com que muitas pessoas ficassem sem emprego, o relatório da consultoria ManpowerGroup indica que a tendência para o próximo ano é continuar ampliando e melhorando o trabalho remoto.   

O formato contribuiu para o andamento de outras tendências, por exemplo: a flexibilização no regime de trabalho e a maior autonomia do(a) empregado(a) em suas tarefas; a diversidade na formação de equipes, considerando que a região de trabalho já não limita a contratação; o encontro geracional e muito mais 

Todos esses itens, conforme elucida o relatório, caminham para um mundo cada vez mais digital, demandando, assim, uma preocupação maior com a manutenção de talentos nas empresas e a exigência de equipes cada vez mais qualificadas. Portanto, para quem está buscando emprego, a formação contínua deve ser uma prioridade 

Rede social para exibir o currículo profissional 

A concorrência também é um grande motivador para as mudanças que vêm acontecendo na maneira como os sites de emprego estão trabalhando. Nesse sentido, a rede social LinkedIn tem conquistado cada vez mais usuários(as) nos últimos tempos. 

Voltada para profissionais das mais diversas áreas procurarem emprego e aumentarem seu networking, termo em inglês que faz referência às conexões criadas para ascender profissionalmente, a plataforma também é ocupada por empregadores. Nela, você consegue não só criar conexões com objetivos profissionais como aprimorar habilidades por meio dos cursos que ela oferece, divulgar seu trabalho, inserir seu currículo de forma mais ampla, compartilhar conteúdo da área profissional e muito mais.  

A rede social também é adepta do modelo de negócios Freemium, sendo possível participar de maneira totalmente gratuita e, caso haja interesse, adquirir benefícios a partir do pagamento de um dos planos oferecidos. Para realizar o cadastro, basta entrar aqui, clicar em “Cadastre-se agora” e preencher os dados solicitados. 

E aí, gostou do novo formato de negócios da Catho? Compartilhe este texto com sua rede de amigos(as) e ajude alguém que está em busca de um novo emprego a ter mais oportunidades.   

No Canal do Ensino, leia também:  

Boa sorte e até breve!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo