Você está aqui:Home » Dicas » Aplicativos & Jogos » Aplicativos gratuitos para estudar para o SAT

Aplicativos gratuitos para estudar para o SAT

Olá estudantes!

Sabia que nos Estados Unidos tem Enem também? Quer dizer, o exame de lá chama SAT. É uma avaliação unificada utilizada pela maioria das universidades norte-americanas como parte do processo de admissão para graduação. Então se você está pensando em estudar na terra do tio Sam, é bom conhecer um pouquinho mais sobre esse teste. E, para isso, além de explicar como ele funciona, ainda vamos dar 4 dicas de aplicativos gratuitos para estudar especificamente para o SAT.

Boas notas nesse exame não são o único elemento responsável pela seleção dos alunos, mas podem aumentar significativamente suas chances e competitividade.

O que é o SAT?

O Scholastic Aptitude Test (Teste de Aptidão Escolar), ou como é mais conhecido – SAT, é um dos exames mais comuns dos EUA, utilizado pelas universidades americanas em seus processos de admissão para graduação. Administrado pelo College Board, também pode ser chamado de SAT Reasoning ou SAT I. O teste é aplicado em escala nacional e é uma espécie de Enem (pelo fato de que todas as universidades o aceitam e funciona como um exame unificado que se torna parte do processo de admissão).

Prova e inscrições

A prova é dividida em três seções de avaliação – matemática, interpretação de texto e escrita -, e tem a duração de 3 horas e 45 minutos. É aplicada no primeiro sábado dos meses de maio, junho, outubro, novembro e dezembro. E também no último sábado do mês de janeiro. A inscrição é feita pelo site do College Board. O teste é realizado online, mas em um centro autorizado e custa ao todo cerca de R$188,58.

Como estudar

Um dos métodos de estudo mais comuns é a realização de simulados da prova original. Mas, para aqueles que nem sempre têm quase quatro horas disponíveis para se dedicar ao treinamento, o site Estudar Fora selecionou quatro aplicativos gratuitos para você estudar de forma rápida e divertida da onde estiver:

1. The Official SAT Question of the Day App

Desenvolvido pelo próprio College Board, esse aplicativo gratuito oferece uma questão oficial do SAT todos os dias. Ao baixar o programa, os usuários têm acesso às questões dos últimos 30 dias, além de poderem filtrar as perguntas por áreas de interesse de acordo com as seções da prova. O aplicativo também cronometra o tempo gasto na resolução de cada questão, e deixa os estudantes conectados com o College Board por meio de um calendário com as datas dos testes e períodos de inscrição.

2. SAT Up

O SAT Up é um aplicativo que se adapta às necessidades de aprendizado dos alunos. À medida que o usuário responde às perguntas, a ferramenta registra suas deficiências e passa a oferecer questões que desenvolvam as habilidades em falta. O programa também conta com jogos para auxiliar no aprendizado do vocabulário da prova.

3. SAT Flashcards by Brainscape

Esse aplicativo é um banco de dados do vocabulário cobrado no SAT. Os usuários podem consultar as palavras por ordem alfabética ou por radical e aprender seu significado e utilização na frase.

4. Play2Prep

Mais abrangente, o Play2Prep explora o conteúdo do SAT e do ACT e é recomendado a candidatos que buscam aprendizado interativo. Além dos métodos tradicionais de questões parecidas com as do teste oficial e um banco de dados de vocabulários, o app oferece simulados completos e uma versão “game” do simulado. A prova é um jogo e o usuário pode, conforme o seu desempenho, personalizar o teste, com opções como dicas.

Agora que você já conhece o SAT e sabe como estudar para esse exame, mãos à obra!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo