Você está aqui:Home » Livros Grátis » Diversos » Aplicativo BibliON oferece mais de 15 mil livros gratuitos

Aplicativo BibliON oferece mais de 15 mil livros gratuitos

Olá, leitor(a)!

A experiência de visitar uma biblioteca, sentir o cheiro dos livros e folhear páginas é insubstituível, contudo, ler uma obra quando e onde quiser é uma facilidade que motiva as pessoas a manterem (ou criarem) o hábito da leitura. Nesse sentido, os e-books e os audiolivros têm feito muito sucesso entre diferentes tipos de públicos.

Pensando nisso, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou o BiblioON, um aplicativo gratuito cujo propósito é ser uma biblioteca digital. A ferramenta já conta com mais de 15 mil títulos, de biografias a romances de fantasia, e pretende manter uma programação cultural ativa.

Acervo e recursos do BibliON

O BibliON possui várias funcionalidades para agilizar o manuseio e promover acessibilidade. Entre elas, destacamos a busca inteligente por filtros (formato, editorial, autor, categoria e ano de publicação) e o botão de leitura em áudio, que amplia as possibilidades de consumo das pessoas com alguma deficiência visual. Além disso, o aplicativo oferecerá outros recursos gratuitos, como podcasts, seminários e clubes de leitura.

O acervo da biblioteca digital possui curadoria especializada e terá atualização constante. Nele, encontram-se livros e audiolivros em vários idiomas e categorias, clássicos e contemporâneos, de autores(as) que exercem grande influência na literatura nacional e mundial. Para você sentir o gostinho do que o(a) aguarda, selecionamos 5 livros que você pode encontrar no BibliON:

Aplicativo BibliON oferece mais de 15 mil livros gratuitos

Fonte: Reprodução

1. Grande Sertão: Veredas (1956)

Mesmo quem nunca leu já deve ter visto uma ou outra citação dessa obra na internet, como a que diz “a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, o que ela quer da gente é coragem”. O livro é considerado um clássico da literatura brasileira e explora bastante o neologismo e a temática regionalista, características das primeiras fases do modernismo literário nacional.

Nele, acompanhamos as aventuras e os segredos dos cangaceiros Riobaldo e Diadorim. A narrativa, escrita pelo romancista Guimarães Rosa (também médico e diplomata), universaliza o cotidiano do sertão de Minas Gerais ao trazer diversas reflexões sobre a existência humana. Para reservar a obra, clique aqui.

2. Eu Sou Malala (2013)

Ainda criança, a paquistanesa Malala lutou pelo direito à educação para meninas e em decorrência disso foi vítima de um atentado provocado pelo Talibã — grupo fundamentalista que possui uma leitura radical das leis islâmicas. Surpreendentemente, a jovem sobreviveu ao tiro que atingiu sua cabeça e essa história, que sensibilizou o mundo todo, está sendo contada neste livro.

A autobiografia foi escrita com o apoio da jornalista britânica Christina Lamb e traz detalhes da vida de Malala, de sua família e do contexto social paquistanês. Por meio de uma narrativa envolvente, feita em primeira pessoa, somos introduzidos(as) ao universo cultural e religioso do país asiático e aos valores familiares que motivaram Malala em sua luta. Para reservar a obra, clique aqui.

3. Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

Para quem ainda não conhece as aventuras de um dos mais poderosos feiticeiros de Hogwarts e está sem muito tempo, a BibliON oferece uma solução perfeita. Isso porque a versão disponível no aplicativo de Harry Potter e a Pedra Filosofal está no formato de audiolivro, o que permite aos(às) leitores(as) aproveitarem a obra enquanto estiverem lavando a louça, por exemplo.

Narrado pelo ator Ícaro Silva, esse é o primeiro dos 7 livros da saga e conta como Harry, que vivia no mundo dos “trouxas” (humanos), recebeu o convite para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Carro voador, chapéu que fala, fotografias que se mexem e muitos outros elementos mágicos serão encontrados na obra da escritora inglesa J. K. Rowling. Para reservá-la, clique aqui.

4. O Livro das Ignorãças (1993)

Manoel de Barros é um poeta conhecido pela simplicidade nos modos e extravagância no uso das palavras, afinal, vive inventando novas ou usando-as de jeitos nada comuns, como: “não tem altura o silêncio das pedras”. Nesta obra, conhecemos o processo de escrita do autor e a importância que a ignorância ocupa em sua vida através de suas poesias.

O prefácio foi assinado pelo escritor português Valter Hugo Mãe, que considera Manoel um revolucionário da língua portuguesa ou simplesmente um menino travesso que faz milagres ao brincar com as palavras. O livro está dividido em três partes e não tem compromisso com a gramática ou com o sentido lógico dos termos. Para reservar a obra, clique aqui.

5. O Poder do Hábito (2012)

A última obra sugerida é uma das mais vendidas na última década e apresenta uma incrível tese que promete auxiliar em significativas transformações pessoais e profissionais. Escrito por Charles Duhigg, jornalista premiado em 2013 com um Pulitzer de Reportagem Explicativa, o livro faz um percurso investigativo que tenta responder a seguinte questão: por que nós temos hábitos?

A partir disso, e amparado por pesquisas científicas e estudos de casos, o autor analisa a estrutura por trás dos comportamentos humanos e o poder que ela exerce em nós. Em seguida, ele demonstra como criar novos hábitos e mostra exemplos de pessoas e instituições que foram bem-sucedidas nisso. Para reservar, clique aqui.

Acesso ao catálogo de livros

Para acessar a coleção de livros, é preciso criar uma conta. Se você já possui uma conta, basta acessar a plataforma neste link e clicar no botão “Identificar-se”. Em seguida, preencha o e-mail e a senha cadastradas.  

Caso você não possua conta, clique em “Cadastre-se”, no mesmo link indicado, e preencha todos os dados solicitados. Outra opção é baixar o aplicativo no celular e realizar o cadastro diretamente na ferramenta. Ela está disponível para os seguintes sistemas operacionais: 

  • Android: para quem possui smartphone ou tablet, acesse aqui, clique no botão “Instalar” e siga as instruções de cadastro após realizar o download;
  • IOS: para quem possui iPhone ou iPad, acesse o App Store do seu aparelho, clique na lupa e busque por “BiblioON: é gratuita, é de SP”, em seguida clique em “Instalar” e siga as instruções de cadastro após realizar o download.

Depois de realizar o registro na plataforma (ou no aplicativo) e escolher o livro desejado, clique em “Emprestar” para iniciar a leitura. Cada pessoa tem direito a dois empréstimos por vez. Se a obra já não estiver reservada, o usuário terá até 15 dias para completar a leitura — período que poderá ser renovado caso não haja outra solicitação de empréstimo.

E aí, preparado(a) para conhecer incríveis histórias e viajar por diferentes universos? Então compartilhe este texto com os(as) amigos(as) apaixonados(as) por literatura e comece essa aventura com eles(as)! 

No Canal do Ensino, leia também:

Boa leitura e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo