Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Afie o seu machado no Mais Aprendizagem

Afie o seu machado no Mais Aprendizagem

Conta a lenda que dois cortadores de lenha estavam competindo para ver quem era capaz de cortar mais lenha durante um dia de trabalho.

Havia uma grande diferença na forma de trabalhar dos dois. O primeiro passou o dia todo cortando lenha exaustivamente, mal parando para se alimentar ou para beber água. Enquanto isso o segundo passou uma boa parte do dia sentado embaixo de uma árvore. Só de vez enquanto ele levantava, ia lá e cortava a sua lenha.

No final do dia, para a surpresa geral, o segundo cortador tinha cortado bem mais lenha do que o primeiro.

Obviamente o primeiro cortador não gostou nada daquilo e foi lá reclamar:

– Mais ‘pera aí! Você passou quase o dia todo sentado na sombra da árvore e cortou mais lenha do que eu? Tem alguma coisa errada aí!

Ao que o outro responde:

– Não, meu amigo… É que na verdade eu não estava simplesmente sentado na sombra. Eu ia para lá para afiar o meu machado…

Qual o significado desta história no contexto da educação?

É que para estudar bem, nem sempre o método da força bruta é a melhor saída.

Em outras palavras, nem sempre o fato de você ficar de seis da manhã até as dez da noite estudando praticamente sem parar, vai levar você aos melhores resultados.

Na verdade este tipo de atitude frente aos estudos denuncia uma falta de estratégia para estudar. A maior parte dessas horas todas dedicadas ao estudo acabam sendo improdutivas, exaustivas e frustrantes.

Para sair dessa roda-viva, você precisa conhecer e afiar o seu instrumento de trabalho, que no caso do estudo é o cérebro. Assim, quando você for usá-lo, ele vai estar pronto para aprender muito melhor em menos tempo.

Se você está querendo conhecer melhor e afiar o seu cérebro, o vídeo blog Mais Aprendizagem é um ótimo lugar para se começar.

As vídeo-aulas do Mais Aprendizagem abordam ambas as tarefas de uma maneira bem didática, mesmo quando fala de coisas que vão contra o senso-comum, mas que estão sendo comprovadas por pesquisas de ponta em neurociência.

Com relação ao aspecto de conhecer melhor o seu cérebro, o blog Mais Aprendizagem tem uma série de vídeo-aulas mostrando as principais descobertas da neurociência dos últimos 20 anos que tem maior interesse para a aprendizagem.

A maioria das vídeo-aulas dessa série em particular é baseada no livro de um neurocientista americano chamado Daniel Willingham: “Porque as crianças não gostam da escola?”. É uma série que vale a pena acompanhar, porque vai mudar a sua maneira de enxergar muitas coisas em relação ao estudo e à aprendizagem.

Mas a série inicial de neuroeducação é só o começo. Para afiar de verdade o seu cérebro de forma a fazê-lo render mais o tempo que você tem para estudar, você tem vídeo-aulas com muitas dicas e técnicas ensinadas passo-a-passo.

Logo de cara, você recebe ao entrar para a lista de e-mails um vídeo com três dicas muito boas, e até inesperadas, para melhorar a sua concentração. E só quem estuda com frequência sabe o quanto a falta de concentração pode fazer com que um grande tempo de estudo seja praticamente inutilizado…

Uma coisa interessante no Mais Aprendizagem é que quase todas as vídeo-aulas de lá são feitas com mapas mentais. Um mapa mental é uma ferramenta de raciocínio reconhecidamente eficaz para uma aprendizagem mais rápida e mais profunda, mas que infelizmente é pouco conhecida e pouco utilizada no Brasil.

Além disso, em cada vídeo-aula você vai encontrar no mínimo uma ou duas dicas práticas de como você pode aprender melhor, gastando menos tempo e fixando mais daquilo que você está estudando.

É o sonho de todo estudante atolado em pilhas de livros e apostilas, não é mesmo?

Você pode começar a sua viagem pelo Mais Aprendizagem de várias maneiras. Uma delas é visitando o blog como um todo e vendo o que tem de mais recente por lá.

A segunda seria começar por uma vídeo-aula que selecionamos a dedo,  justamente porque dá uma boa amostra do tipo de técnicas que são apresentados lá, e do formato nada usual das vídeo-aulas. É um vídeo com uma aula que mostra como usar em conjunto duas técnicas de aprendizagem incrivelmente poderosas: a prática deliberada e a aprendizagem espaçada. A ideia de juntá-las é ajudar a pessoa a adquirir uma habilidade cognitiva qualquer o mais rápido possível, mas respeitando o ritmo natural do cérebro.

Lembra do machado afiado? Então visite o Mais Aprendizagem, comece já a afiar o seu e bons estudos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo