Você está aqui:Home » Livros Grátis » Literatura Estrangeira » Acervo pessoal de Fernando Pessoa liberado para leitura online

Acervo pessoal de Fernando Pessoa liberado para leitura online

Olá, leitores!

Olha que notícia preciosa o Canal do Ensino preparou para vocês.

Nada mais, nada menos que a biblioteca pessoal de Fernando Pessoa, considerado um dos maiores poetas de todos os tempos, está disponível para consulta online gratuita.

São aproximadamente 1.200 livros da biblioteca particular do escritor. A digitalização do acervo foi feita pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

Os livros de vários gêneros e idiomas, no formato PDF e JPG, trazem dedicatórias, anotações, assinaturas, notas, diagramas e poemas de Fernando Pessoa.

“Entendemos que uma biblioteca desta importância devia tornar-se patrimônio da humanidade — e não apenas dos que podem deslocar-se a esta Casa onde Fernando Pessoa viveu os últimos 15 anos da sua vida. Graças à dedicação de uma equipe internacional foi possível digitalizar, na íntegra, toda a biblioteca. Deste encontro resultou a disponibilização gratuita da preciosa biblioteca do autor de ‘O Livro do Desassossego’, que agora pertence aos leitores em qualquer parte do globo”, afirmam os curadores do projeto.

Fernando Pessoa

Fernando Pessoa (1888-1935) foi o principal escritor do Modernismo português e, ao lado de Camões, foi um dos maiores poetas portugueses de todos os tempos. Em 1895, foi para a África do Sul com a mãe e o padrasto. Voltou a Portugal, em 1905, e, como teve uma educação britânica, escreveu em inglês durante algum tempo (época em que escreveu a obra 35 sonnets, publicada em 1918).

Além da poesia, Pessoa colaborou em várias revistas literárias da época, como Orpheu. Mas é a poesia que mais chama a atenção. A singularidade do autor se destaca devido à intrigante questão da heteronímia. Fernando Pessoa tinha 3 heterônimos principais: Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Álvaro de Campos.

Curiosamente, o poeta só publicou 4 obras em vida, sendo que três delas são na língua inglesa. Ele ainda traduziu várias obras do inglês (de escritores como Shakespeare e Edgar Allan Poe) para o português, e obras portuguesas (nomeadamente de António Botto e Almada Negreiros) para o inglês.

Obra de Fernando Pessoa

Entre as obras disponíveis para consulta gratuita estão:

  • Poemas
  • 35 Sonnets
  • Canções
  • Cartas
  • Dicionários e textos que ele usava para consulta
  • Resumos
  • Literatura de mundo inteiro
  • Mensagem
  • Orpheu (revista literária)

Entre muitos outros achados.

As obras estão disponíveis no site Casa Fernando Pessoa, dedicado exclusivamente ao poeta português.

Salve esse site nos seus favoritos e alimente sua alma – e corpo, e mente – com os textos e poesias de Fernando Pessoa.

Boa leitura! Divirta-se

comentários (1)

  • Zélia Prímola dos Santos

    Não entendemos como existe tanta violência,tanto desrespeito pelos seres viventes,tanta falta de dignidade,tanta separação entre os povos,se hoje nos é oferecido um mundo de oportunidades para cada vez mais o homem se tornar um ser de caráter digno da posição que vive na Terra,não se concebe a ideia de que alguém diga que não gosta de ler ou que não ler porque lhe falta poder aquisitivo,quando só precisamos possuir um simples aparelho de computação,para termos em nossas mãos as obras de renomados poetas,filósofos,escritores e muitos outros intelectuais,contemporâneos ou não, sempre chegam até nós seus escritos,mesmo que eles estejam distantes de nós dezenas de séculos,o que falta é interesse de determinadas pessoas que preferem usar a internet para acompanhar postagens que não deixam nenhum conhecimento intelectual.Parabéns por esta bela iniciativa .

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo