Você está aqui:Home » Vídeo Aula » A USP te espera: plataforma com videoaulas gratuitas sobre conteúdos do ensino médio

A USP te espera: plataforma com videoaulas gratuitas sobre conteúdos do ensino médio

Olá, leitor(a)! 

Já pensou poder ver aulas ministradas por professores(as) da USP (Universidade de São Paulo) sem precisar ingressar na instituição? Isso se tornou possível por meio da plataforma A USP te espera, que traz videoaulas gratuitas sobre conteúdos do ensino médio. No artigo de hoje, falaremos mais sobre o projeto e mostraremos como acessá-lo. Acompanhe! 

Plataforma A USP te espera

USP oferece videoaulas gratuitas sobre conteúdos do ensino médio

Fonte: Reprodução

A plataforma A USP te espera foi criada com o objetivo de ajudar os(as) novos(as) alunos(as) da instituição a se adaptarem aos conteúdos estudados na graduação. Por isso, traz videoaulas gratuitas para que eles(as) possam rever tópicos abordados no ensino médio que costumam gerar dificuldades e são essenciais para um bom aproveitamento acadêmico. 

O projeto foi desenvolvido com o apoio da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e deve passar por aprimoramentos frequentes. Atualmente, conta com aulas de matemática, física, química e biologia, mas a ideia é que traga conteúdos sobre as 8 disciplinas que fazem parte da Base Nacional Comum Curricular do ensino médio (BNCC), que são matemática, física, química, biologia, português, história, geografia e inglês. 

Apesar de ter sido projetada para os(as) ingressantes da graduação, todos(as) os(as) interessados(as) podem acessar as aulas, incluindo estudantes que estão se preparando para vestibulares e concursos e veteranos(as) que desejam reforçar seu aprendizado. Antes de assistir às aulas, confira um panorama dos conteúdos disponíveis: 

Matemática

As videoaulas de matemática foram desenvolvidas por docentes do Instituto de Matemática e Estatística da USP e discutem temas fundamentais para obter bons resultados em uma graduação na área de ciências exatas. Ao longo de 18 aulas, são estudados tópicos como teoria dos conjuntos, expressões algébricas, polinômios, trigonometria, exponencial, logaritmo e geometria analítica. 

Física

Durante as aulas, um professor do Instituto de Física da USP de São Carlos explora conceitos fundamentais para todas as graduações que utilizam a física como instrumento de trabalho. Há 3 aulas que trazem explicações sobre vetores, escalares, geometria para o entendimento da física, gráficos e equações. 

Química

As aulas, ministradas por um professor do Instituto de Química da USP, debatem a natureza química da matéria e as formas de representar as transformações químicas. Em 18 vídeos, são apresentados assuntos como elementos químicos, tabela periódica, ligações químicas, eletrostática, geometria molecular, termodinâmica, cinética, equilíbrio ácido-base e grupos funcionais do carbono. 

Biologia

As aulas de biologia foram preparadas por docentes do Instituto de Biociências e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto e esclarecem pontos fundamentais para todas as graduações na área de ciências biológicas. São 13 aulas que discutem origem da vida, taxonomia, tipos de células, divisão celular, respiração celular, fotossíntese, genética, entre outros tópicos. 

Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, a Universidade de São Paulo (USP) é uma instituição de educação superior que oferece 183 cursos de graduação sobre todas as áreas do saber espalhados por 42 unidades de ensino e pesquisa. Possui também 239 programas de pós-graduação e corresponde a mais de 20% da produção científica brasileira.  

Conta com campi nas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos e mantém museus e outras entidades de cultura e ensino. Em junho de 2021, a USP conquistou a 121ª posição no QS World University Ranking, produzido pela consultoria britânica especializada Quacquarelli Symonds. 

Pronto(a) para entrar na USP te espera, a plataforma com videoaulas gratuitas sobre conteúdos do ensino médio? Compartilhe o artigo e leve o conhecimento para mais pessoas! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Boa aula e até logo! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo